quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Programa de preservação da Mata Atlântica completa 5 anos

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Jeep comemora os resultados do Programa de Biodiversidade, que completa cinco anos.

- Publicidade -

Com capacidade para produzir 88 mil mudas por ano, o viveiro do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), vem transformando a paisagem da Zona da Mata pernambucana.

Em 2014, antes mesmo da inauguração da fábrica, as sementes começaram a germinar e, hoje, cerca de 100 mil mudas de 295 diferentes espécies da Mata Atlântica crescem na região.

- Publicidade -

A meta é alcançar até 2024 o plantio de 208 mil mudas, com a criação de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos.

“É um dos mais relevantes projetos de recuperação da Mata Atlântica em curso no país. Hoje, o Polo Automotivo Jeep é também uma fábrica de mudas”, afirma a coordenadora do Programa de Biodiversidade Jeep, Danubia Lima.

O envolvimento da comunidade é o diferencial. Mateiros são mobilizados para a coleta de sementes e frutos em remanescentes da Mata Atlântica da região, garantindo que a biodiversidade local seja recuperada.

- Publicidade -

José Cícero da Silva, conhecido como Saberé, começa as atividades às 4 horas da manhã.

Mais do que coletar sementes e frutos que dão origem às mudas, Saberé é um conhecedor e guardião das matas.

“Eu preservo o máximo que posso, como se as plantas fossem minhas filhas”, conta Saberé.

“Em 2014, através da parceria com as universidades federais de Pernambuco (UFPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE), foram identificadas 174 espécies nativas no município de Goiana. Hoje, com a ajuda de mateiros como Saberé, esse número saltou para 295, ou seja, temos uma biodiversidade mais rica do que a catalogada em Goiana durante os estudos”, completa Danubia.

Os locais para o plantio são escolhidos com cuidado, para a formação de corredores ecológicos capazes de conectar fragmentos florestais e atrair a fauna local.

Máquinas fotográficas, utilizadas para monitoramento da fauna, já captaram imagens de tamanduás e jaguatiricas, inclusive com filhotes.

Além de conservar a Mata Atlântica, a Jeep contribui para a formação de uma nova geração que reconhece a importância da preservação da biodiversidade local.

Ao receber alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Goiana, o viveiro transforma-se numa sala de aula a céu aberto.

Todos os alunos são convidados a plantarem mudas, que são produzidas no viveiro.

De forma prática, com as mãos na terra, aprende-se ecologia, botânica e educação ambiental.

Ao longo do projeto, também acontecem oficinas para capacitar professores e supervisores das escolas. Mais de 1,2 mil alunos já participaram do circuito.

ATERRO ZERO-O Polo Automotivo Jeep é a primeira planta do Nordeste a ser Aterro Zero.

Desde outubro de 2015, 100% dos resíduos gerados são enviados para reciclagem e reutilização.

Todos os resíduos gerados no Polo Automotivo Jeep vão para a Ilha Ecológica, uma área de 3 mil metros quadrados com 82 profissionais, em três turnos de operação.

Atualmente, são 29 contratos de destinação de resíduos. A maioria é de empresas da região.

O “Aterro Zero” impulsionou no entorno do Polo o desenvolvimento da cadeia da reciclagem, com a criação de oportunidades de novos negócios

Clique aqui e veja o segundo episódio da série “Na Trilha da Transformação”, sobre Biodiversidade.

Conheça um pouco sobre Saberé e o Programa de Biodiversidade Jeep.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança