A Bosch e a Daimler alcançaram um marco no caminho para a condução automatizada: as duas empresas obtiveram a aprovação das autoridades competentes em Baden-Württemberg para o seu sistema automático de estacionamento no parque de estacionamento do Museu da Mercedes-Benz em Stuttgart.
O serviço automatizado de manobrista é acessado através de um aplicativo de smartphone e não requer manobrista. Isso faz dele a primeira função de estacionamento totalmente automatizada sem condutor – SAE nível 4 – do mundo a ser oficialmente aprovada para uso diário.
“Esta decisão das autoridades mostra que inovações como o estacionamento automatizado de valetes são possíveis primeiramente na Alemanha”, diz o Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
“A condução sem motorista e o estacionamento são blocos de construção importantes para a mobilidade do amanhã. O sistema de estacionamento automatizado mostra o quanto já progredimos ao longo desse caminho de desenvolvimento.”
“Esta aprovação das autoridades de Baden-Württemberg estabelece um precedente para obter aprovação no futuro para o serviço de estacionamento em garagens em todo o mundo”, diz o Dr. Michael Hafner, chefe de tecnologias de acionamento e direção automatizada da Daimler AG.
“Como um pioneiro na condução automatizada, nosso projeto abre caminho para que o manobrista automatizado entre em produção em massa no futuro.”
Desde o início, a principal prioridade da Bosch e Daimler para o serviço de estacionamento sem motorista era a segurança.
Como ainda não há um processo de aprovação oficial para funções de direção automatizadas que não exijam motorista, as autoridades locais – a autoridade administrativa regional de Stuttgart e o Ministério de Transportes de Baden-Württemberg – supervisionaram o projeto junto com especialistas da inspeção técnica alemã.
Seu objetivo era avaliar a segurança operacional da tecnologia automotiva e da garagem.
O resultado é um conceito abrangente de segurança com critérios apropriados de teste e aprovação que podem ser aplicados além deste projeto piloto.
No conceito, os desenvolvedores definiram como o veículo sem motorista detecta pedestres e outros carros em seu caminho e pára de forma confiável quando encontra um obstáculo.
Eles também estabeleceram comunicações seguras entre todos os componentes do sistema e tomaram medidas para garantir a ativação confiável da manobra de estacionamento.
Tecnologia – Dirija até o local de estacionamento, saia e envie o carro para um espaço de estacionamento apenas tocando na tela de um smartphone – o estacionamento automatizado com manobrista não precisa de um motorista.
Uma vez que o motorista deixou o estacionamento para cuidar de seus negócios, o carro dirige-se para o espaço e local atribuídos.
Mais tarde, o carro retorna ao ponto de partida exatamente da mesma maneira. Este processo baseia-se na interação entre a infraestrutura de estacionamento inteligente fornecida pela Bosch e a tecnologia automotiva da Mercedes-Benz.
Os sensores da Bosch no parque de estacionamento monitoram o corredor de condução e os seus arredores e fornecem as informações necessárias para guiar o veículo.
A tecnologia no carro converte os comandos da infraestrutura em manobras de direção.
Dessa forma, os carros podem até subir e descer rampas para se deslocar entre os andares no estacionamento.
Se os sensores da infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo pára imediatamente.
Marcos do projeto – A Bosch e a Daimler começaram a desenvolver estacionamento sem motorista totalmente automatizado em 2015 e, no verão de 2017, sua solução piloto no estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart alcançou um marco importante: estacionamento automatizado em condições reais, com e sem motoristas no local. Momento em que foi apresentado ao público pela primeira vez.
Esta estreia foi seguida por uma fase intensiva de testes e startups.
A partir de 2018, os visitantes do museu poderiam usar o serviço de estacionamento ao vivo, acompanhados por pessoal de segurança treinados e compartilhar sua experiência.
Um aspecto do projeto piloto envolveu testar conceitos de iluminação nos veículos.
A iluminação turquesa indica que um veículo está no modo de condução automatizado e informa aos transeuntes e outros usuários da estrada que o veículo está dirigindo sozinho.
Os insights desses testes são refletidos na norma SAE 3134, recentemente emitida na Alemanha. Obter aprovação final das autoridades é outro grande marco para a Bosch e a Daimler: em breve, as partes interessadas poderão experimentar o serviço inovador de manobrista ao vivo na operação diária.