quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Versão 2019 da X-ADV ganha controle de tração

Equipada com motor bicilíndrico de 745 cc e câmbio de seis marchas sequencial DCT (Dual Clutch Transmission), a versão 2019 da X-ADV traz ainda mais tecnologia através da introdução do controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), ajustável em dois níveis e da tecla G, que otimiza o uso em fora de estrada.

Suspensões reguláveis de longo curso e freios de origem esportiva com ABS completam a parte ciclística, na qual se destaca o chassi tubular de aço.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Na versão 2019 da X-ADV foi introduzido o HSTC (Honda Selectable Traction Control) com dois níveis de atuação, cuja função é limitar o patinamento da roda traseira em terrenos de baixa aderência. Tal sistema que pode ser desligado. Outra novidade da X-ADV 2019 é a tecla G, posicionada no painel de instrumentos, e que maximiza a tração em uso off-road.

O motor que equipa a Honda X-ADV é o bicilíndrico paralelo SOHC de 745 cc e arrefecimento a líquido, semelhante ao que equipa a NC750X.

Tal projeto privilegiou a entrega de torque elevado desde as mais baixas rotações e a redução de componentes – o comando de válvulas, por exemplo, também serve para acionar a bomba d’água. Aliado ao câmbio DCT, este motor é capaz de oferecer acelerações instantâneas e retomadas de velocidade vigorosas.

- Publicidade -

As medidas de diâmetro e curso – 77 x 80 mm – enfatizam a escolha de uma arquitetura que privilegiasse o torque, opção confirmada pela defasagem a 270º do virabrequim. Tais características dão ao motor um som peculiar, enfatizado pela ponteira de escape curta.

As vibrações são contidas pela presença de dois eixos de balanceamento contra-rotantes. O pico de potência ocorre a 6.250 rpm enquanto que o torque máximo se dá a 4.750 rpm.

Nesta versão 2019, o limitador de rotação máxima foi alterado, permitindo que a rotação chegue a 7.500 rpm – 900 rpm acima da versão anterior – o que favoreceu desfrutar de maneira mais agradável as capacidades do motor, especialmente quando o câmbio está sendo usado em modalidade MT (Manual Transmission).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com a introdução do controle de tração HSTC a segurança ativa da X-ADV foi elevada assim como sua versatilidade. Atuando em dois níveis, o modo 2 do HSTC é o padrão assim que a scooter é ligada, o que proporciona a melhor aderência e tração em pisos de baixa aderência.

O modo 1, que pode ser ativado através de um botão no punho esquerdo do guidão, permite maior patinamento da roda traseira, o que se revela particularmente adequado nos percursos fora de estrada e em pisos muito acidentados.

A desativação do controle de tração HSTC ocorre premendo o botão seletor de modo prolongado. As opções de modo 2, 1 e desativado são indicadas no painel de instrumentos.

A alimentação por injeção eletrônica PGM-FI contribui para a eficiência na queima do combustível, aliando consumo contido à baixas emissões e elevada autonomia. Com capacidade para 13,1 litros o tanque de combustível permite percorrer até 300 km.

Novidade na Honda X-ADV 2019 é a tecla G. Situada abaixo do quadro de instrumentos tal tecla quando ativada modifica o comportamento da embreagem nas trocas de marcha, reduzindo o patinamento e favorecendo a tração em uso off-road.

A Honda X-ADV 2019 tem preço público sugerido de R$ 55.998,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são o Vermelho e Cinza Fosco. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil