Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, a Mercedes-Benz mobiliza diversos players do segmento de ônibus, como empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros, para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental e econômica para hoje e para o futuro.
Entre suas ações e iniciativas se destacam a assessoria especializada em BRT (Bus Rapid Transit), o desenvolvimento de veículos para combustíveis alternativos e a introdução de tecnologias que reduzem o consumo de combustível e as emissões.
Esse compromisso da Empresa ganha destaque no 33º Seminário Nacional NTU, evento organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) que será realizado em Brasília, nos dias 20 e 21 de agosto.
No estande da marca estará em evidência o superarticulado O 500 UDA, ônibus urbano para 180 passageiros, equipado com sistema de recuperação de energia elétrica (RKM).
“Inovação e Reivenção: o Futuro do Transporte Público na Perspectiva da Sociedade” é o tema do Seminário NTU 2019 e a Mercedes-Benz mostra como contribui de várias maneiras para atender às demandas do setor.
“O desenvolvimento das grandes cidades e a necessidade cada vez maior de uma mobilidade urbana rápida e eficiente impulsionam a implantação de um sistema de transporte público que atenda a crescente demanda da população”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Nesse sentido, o BRT (Bus Rapid Transit) se mostra como uma solução bastante interessante, assim como corredores e faixas exclusivas”.
Segundo o executivo, o BRT é um sistema de transporte por ônibus que oferece serviços de qualidade a um baixo custo, além do curto prazo de implantação quando comparado com outros modais de transporte.
“Por isso, muitas cidades estão escolhendo o BRT como solução ideal para o transporte em massa, atendendo às necessidades diárias das pessoas para o deslocamento nos centros urbanos”, diz ele.
Mercedes-Benz oferece assessoria especializada em BRT-Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias.
A Empresa tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema.
A marca está presente hoje nos principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul.
Os sistemas destes países estão entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Ampla experiência com combustíveis alternativos e veículos Trólebus -Durante o Seminário NTU, a Mercedes-Benz enfatizará também sua ampla experiência com o desenvolvimento de motores e ônibus para combustíveis alternativos.
“Sabemos que o diesel, por sua tradição histórica e as grandes reservas existentes, é o combustível mais usado no Brasil e no mundo. Mas temos que investir em outras alternativas e o biocombustível de 2ª geração é um caminho a ser percorrido e bastante interessante”, ressalta Walter Barbosa.
“Mas para que isso aconteça é necessário torná-lo economicamente viável no País”.
O Brasil é rico na oferta de produtos de origem vegetal e gordura animal, criando possibilidades para a produção de biocombustíveis como o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil ou Óleo Vegetal Hidrotratado).
Se investir e mantiver a continuidade no desenvolvimento de alternativas como essa, o País terá mais opções de combustíveis no futuro para o transporte coletivo de massa.
Além disso, é primordial que o Brasil invista em infraestrutura de produção para assegurar a utilização de biocombustíveis em larga escala.
Em relação à alternativa dos veículos elétricos, a Mercedes-Benz do Brasil já participa de algumas iniciativas no País.
Ela tem parceria com a Eletra e vários ônibus da marca, cerca de 70 trólebus em São Paulo, já rodam com a tecnologia elétrica.
Mas a utilização dessa alternativa ao diesel também terá que passar por infraestrutura adequada, ser economicamente viável para não onerar a população que utiliza transporte público e ter uma política de planejamento no País, a fim de garantir essa opção muito importante no futuro do nosso transporte coletivo.
O Grupo Daimler detém várias tecnologias como alternativas à utilização do diesel.
Por exemplo, Biodiesel HVO, Híbrido, células de combustível em modo experimental e elétricos, já em operação regular.
Com infraestrutura adequada e custos operacionais compatíveis para o transporte público brasileiro, essas soluções podem ser trazidas para operação no Brasil, por meio da marca Mercedes-Benz.
Tecnologias RKM e EIS são ideais para grandes cidades-Os recursos dos ônibus Mercedes-Benz voltados à redução de consumo e emissões ganham importância em metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades do Brasil e América Latina.
Entre as avançadas tecnologias incluem-se o RKM (sistema de recuperação de energia elétrica) e o EIS (desligamento automático do motor).
O gerenciamento inteligente do RKM, cuja principal vocação são os ônibus urbanos, aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em super capacitores, que atuam de modo autônomo.
A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus.
Nos testes realizados pela Engenharia de Desenvolvimento da Mercedes-Benz foram registradas economias médias de cerca de 2%.
Além disso, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).
O EIS (Engine Idle Shutdown) é um inovador sistema de desligamento automático do motor.
Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, numa situação que perdure por um longo período – por exemplo, 4 minutos – sem que o motorista acelere o veículo ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor.
Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada.
Nessas circunstâncias, o EIS entra em ação, proporcionando economia no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de poluentes e de ruídos.
Superarticulado O 500 tem capacidade para até 180 passageiros-Atração no estande da marca no Seminário NTU, o chassi superarticulado O 500 da Mercedes-Benz, oferecido nas versões UDA (piso baixo) e MDA (piso alto), ganha cada vez mais espaço no mercado como solução eficiente e rentável para o transporte de massa e a mobilidade urbana.
Com carroçarias até 23 metros, oferece capacidade para até 180 passageiros, sendo indicado para sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas.
Este chassi de ônibus da Mercedes-Benz é reconhecido pelo alto padrão de qualidade, conforto e segurança para o motorista e os passageiros, com destaque para itens como suspensão pneumática integral, suspensão controlada eletronicamente, com ajoelhamento bi-lateral, freios a disco em todas as rodas, freios ABS + ASR, exclusivo freio-motor adicional Top Brake, sistema de desligamento automático do motor (EIS), painel com indicação de consumo e faixa verde variável (Econômetro) e como itens opcionais o sistema de recuperação de energia (RKM), tacógrafo digital e volante multifuncional com teclas.
Atendimento especializado a clientes de ônibus-Com base num amplo e abrangente portfólio, que inclui microônibus, ônibus convencionais, articulados e superarticulados, a Mercedes-Benz oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.
A marca também se destaca pelo atendimento especializado dos concessionários Center Bus, que oferecem uma estrutura voltada exclusivamente para ônibus, na qual os clientes encontram uma equipe de profissionais treinados para essa finalidade, com gerentes, vendedores e assessores ao frotista.
O atendimento e a assistência especializada dos concessionários ampliam ainda mais as vantagens oferecidas aos clientes.
Por meio da Rede, eles têm à disposição três linhas de peças de reposição (genuínas, remanufaturadas e Alliance), planos de manutenção, Consultor Gerencial, Consultor Técnico BSP, Oficina Dedicada e outros.
Isso contribui para que as empresas obtenham a maior disponibilidade possível de seus veículos, trabalhando e gerando resultado.
Seminário Nacional NTU 2019-Os caminhos para a inovação e o futuro do transporte público são os temas centrais da 33ª edição do Seminário Nacional NTU, que irá debater propostas para a superação de desafios estruturais e a adoção de soluções que elevem a operação das redes de transporte a um novo patamar de excelência e eficiência.
Na visão dos organizadores do evento, a inovação pode ser o mapa para se chegar a uma nova concepção de transporte público coletivo, mais integrado em si mesmo e com outros modais de deslocamento, capaz de prestar serviços mais eficientes e de melhor custo-benefício, focando na recuperação da demanda perdida e no atendimento das necessidades e expectativas dos usuários.