Desde 2010, quando foi inaugurada a linha de produção na planta industrial da Nordex em Montevidéu, Uruguai, a Kia Motors chegou, este mês, à produção da 28.000ª unidade do Kia Bongo K2500, o veículo mais produzido na história da indústria automobilística uruguaia.
Com cerca de 200 funcionários da Nordex (dedicados exclusivamente nas linhas de produção do Bongo), dos quais 160 envolvidos diretamente na produção e outros 40 em logística, qualidade e processos, a linha de produção do Bongo está – atualmente – programada para fabricar 21 unidades por dia, ou cerca de 440 unidades por mês.
A linha final de produção do Kia Bongo conta com doze estações de trabalho, além da cabine de pintura e da linha de solda da cabine.
O powertrain e a carroceria são importados da Coreia do Sul, em regime de CKD.
As demais partes e componentes são do Brasil, Argentina e do Uruguai, este com maior participação em valor do índice de nacionalização do Mercosul, que passa dos 50%.
Ágil, prático e econômico, o Kia Bongo foi especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário.
Nos grandes centros urbanos do país, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, o Bongo possui a considerável vantagem de poder circular por ser um VUC (Veículo Urbano de Carga), além de poder ser conduzido por quem tenha a CNH categoria B, a mesma dos veículos de passeio.
O Bongo, modelo 2020, traz motor de 2.5 litros turbo diesel intercooler com potência de 130,5 cv a 3.800 rpm, transmissão manual de seis velocidades e rodas aro 15’’.
Em versão única, o K.782 (4×2 Cab.
Simples + DH + Rodeiro Simples, sem carroçaria), seu preço sugerido, no Brasil, é de R$ 81.990,00.
O Bongo tem larga aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho.
A capacidade de carga no chassis é de 1.812 kg. Outro atributo que destaca o Kia Bongo entre seus concorrentes é a garantia de 3 anos ou 100 mil km.