terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

“Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano” torna-se a segunda mostra mais visitada da Casa Fiat de Cultura

A exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”, que ficou em cartaz na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, de 13 de agosto a 3 de novembro de 2019, tornou-se a segunda mais visitada nos 13 anos de história instituição.

Cerca de 90 mil pessoas passaram pela Casa e puderam admirar as quase 100 peças – dentre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia – que compuseram o acervo da mostra, que foi a primeira a ocupar todas as galerias do espaço localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com curadoria de Peter Fassbender, Head do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles, e colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena d’Alfonso, a exposição abordou os contextos cultural e social da Itália no Século XX, ao traçar diálogos entre arte e design.

Dentre os temas abordados, estiveram o futurismo, a tecnologia, o cinema e o neorrealismo, além do movimento e da beleza que percorrem as formas que se tornam substância do pensamento.

“Temos muito a agradecer ao público que esteve na Casa Fiat de Cultura e participou diretamente no sucesso dessa exposição”, destaca Fernão Silveira, presidente da Casa Fiat de Cultura, para quem a mostra reforçou o compromisso da instituição em promover a construção de diálogos contemporâneos entre diversas manifestações artísticas e, também, entre as culturas italiana e brasileira.

- Publicidade -

“Também gostaria de agradecer imensamente a todos os parceiros e colecionadores que tornaram essa exposição possível. Sem a gentileza e generosidade de todos que contribuíram com o acervo, desde peças de decoração aos automóveis icônicos, ‘Beleza em Movimento’ não teria passado de um sonho para nós”, acrescenta Silveira.

“Estamos muito orgulhosos em ter oferecido ao público mineiro – e de todo o Brasil – uma exposição à altura da Casa Fiat de Cultura e com o DNA inequívoco de ousadia, inovação e pioneirismo que marcam a história da Fiat.”

A exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano na Casa Fiat de Cultura” foi uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, com apoio institucional da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha) e do Governo de Minas Gerais.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O patrocínio é da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da FCA Fiat Chrysler Participações e do Banco Safra. A mostra contou, ainda, com a parceria do Instituto Cultural Veteran Car MG e apoio do Grupo Sada e da Globo Minas. A produção executiva foi da Expomus.

Arte e tecnologia-A narrativa da mostra desenvolveu-se a partir de cinco importantes ícones do design de automóveis, responsáveis por pautar novas estéticas entre as décadas de 1910 e 1960: casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato – a qual, este ano, celebra seu centenário.

O público teve acesso a verdadeiras obras de arte sobre rodas, que emocionaram pelas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços arrojados e precisos das grandes casas de carrozzeria.

A imersão pelo universo do design italiano deu-se, também, por meio de obras de arte e objetos.

Obra-prima do artista italiano Umberto Boccioni, a escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, contextualizou, com propriedade, o movimento futurista. Também encantaram o público trabalhos dos artistas Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lucio Fontana, assim como as imagens ampliadas com projetos icônicos de Gio Ponti, Cini Boeri, Gae Aulenti e Nanda Vigo, dentre outros designers consagrados.

Os visitantes apreciaram peças de ousados projetos, que ilustraram a busca incessante do design italiano por transformar “o comum” em algo fantástico.

Que o digam a chaise longue “Pratone”, em formato de grama, que é uma espreguiçadeira concebida por Giorgio Ceretti, Pietro Derossi e Riccardo Rosso para a Gufram; a poltrona “UP 5”, de Gaetano Pesce, com forma inspirada pela morfologia feminina; e o sofá “Bocca”, desenvolvido pela equipe de design italiana Studio 65, para Gufram, que segue a forma de uma boca inspirada nos lábios da diva Marylin Monroe.

No que diz respeito às novas tecnologias, o público contou com ambientes imersivos e multimídia, a exemplo da sala dedicada ao cinema italiano, onde foram exibidas passagens de importantes filmes produzidos entre os anos 1940 a 1970.

Em outro ambiente, as pessoas assistiram a memoráveis duelos do automobilismo, protagonizados por ícones como Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Por fim, em espaço voltado ao design de som, destacou-se a beleza do ronco dos motores de automóveis clássicos.

Programação paralela-Durante a exposição, a Casa Fiat de Cultura também realizou importantes palestras, como “Escultura em Movimento: ícones do design italiano para a eternidade”, com o curador da exposição e Head Design Center Latam FCA, Peter Fassbender; “Boccioni – O artista e seu impacto no futurismo”, com a historiadora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Ana Magalhães, e “Design dos Desejos”, com a arquiteta italiana e colaboradora da curadoria, Maddalena d`Alfonso, que analisou a relação entre arte e design na criação de objetos cotidianos; “O futuro do design é feminino”, com a designer Coral Michelin; “UX Design: a experiência do usuário no centro da criação”, com o Head de UX Design da FCA Latam, Leandro Alvarenga; “Cinema Nostro – A linguagem cinematográfica italiana”, com o crítico Pablo Villaça; e “Cinema Nostro – Fellini em Foco”, com o professor de História e Literatura Riccardo Cassoli.

No que diz respeito ao Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, investiu-se em programação diversificada. Com eixos conceituais focados na linguagem do design como fronteira entre elementos estéticos e utilitários, do design de automóveis, e do movimento e da velocidade, realizaram-se percursos temáticos e atividades sobre as influências do design italiano na história, na economia e na cultura de vários países. Houve, ainda, visitas mediadas, com atividades para diferentes faixas etárias: cursos, ateliês abertos e ações de acessibilidade.

Nos fins de semana e feriados, famílias e grupos de amigos puderam participar, juntos, de “Percursos temáticos” pela exposição, que abordaram a história do automóvel e do design, além das casas de design italiano, em visitas de, aproximadamente, 40 minutos.

Outras importantes atrações foram o minicurso “História do Automóvel”, que resgatou as trajetórias de dez carros ícones, expostos na Casa Fiat de Cultura; a “Oficina Modelagem – da argila à escultura, ministrada pelos designers da FCA Design Center na semana das crianças, que mostrou na prática as etapas de criação e design de um carro, a “Formação de professores: inventando Moda – o Design Italiano como referência de mediação nos diálogos entre passado, presente e futuro”, em que os docentes desenvolveram propostas de ações pedagógicas; e o “Encontros com Patrimônio: nos bastidores do design”, que levou um grupo ao Design Center da FCA Latam, em Betim.

Números de Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano
90 mil visitantes
73 dias de exposição
Média de 1.200 visitantes por dia
Visitantes de todo o Brasil (sudeste, sul, centro-oeste, norte e nordeste) e do exterior
100 peças em exibição
7 palestras sobre arte e design
1.200 pessoas participantes das palestras
56.300 pessoas atendidas pelas ações do Programa Educativo
900 pessoas com deficiência atendidas

O que vem por aí em 2019-De 26 de novembro de 2019 a 1º de março de 2020, a Piccola Galleria e o mezanino da Casa Fiat de Cultura sediarão a mostra “Percorsi italiani: 120 anos de história”, que retratará a imigração italiana, a partir do final no Século XIX, que mudou o curso da história mundial.

O fluxo de milhares de pessoas revolucionou a cultura, a economia, a sociedade e construiu memórias singulares seja no Brasil, na Argentina ou na própria Itália.

Na exposição, fotografias, vídeos e objetos remontam o percurso dos italianos, e se mesclam a fatos marcantes da história da Fiat, criada há 120 anos na Itália – e que também contribuiu para a formação das identidades argentina e mineira. A entrada é gratuita.

Presépio colaborativo da Casa Fiat de Cultura-A edição comemorativa de cinco anos do tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura começou a ganhar forma nas oficinas criativas gratuitas, realizadas até o dia 24 de novembro.

Nos encontros, o público é convidado a confeccionar peças que vão compor cenas simbólicas do Natal.

As atividades são supervisionadas pelo artista plástico Leo Piló, que assina a curadoria do presépio e evidencia seu talento em transformar resíduos sólidos urbanos em verdadeiras obras de arte.

A inauguração da edição 2019 do Presépio será no dia 28 de novembro, seguido de cantata com o coral Árvore da Vida.

Na comemoração, os visitantes da Casa Fiat de Cultura serão presenteados com seis cenografias natalinas construídas coletivamente a partir do uso de diferentes materiais reaproveitáveis: plástico, papel, papelão, tetrapak, madeira e bambu.

A edição especial marca a tradição da Casa Fiat de Cultura, que criou o primeiro Presépio Colaborativo do Circuito Liberdade, em 2015, e, desde então, vem apresentando temas inovadores a partir de uma perspectiva sustentável.

Desde a primeira edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, um material reciclável é escolhido para ser referência e dar forma aos objetos e personagens. Em 2015, o insumo principal foi o papel e, no ano seguinte, o tetrapak se sobressaiu na composição das instalações.

Em 2017, foi a vez do isopor ser utilizado e, no último ano, o papelão foi aplicado na releitura de cenas natalinas. Outros materiais como a madeira e o plástico também foram utilizados nas edições anteriores devido à sua importância no processo de reciclagem.

A proposta para este ano é criar seis cenografias independentes e inspiradas no uso desses materiais e apresentar um novo componente, o bambu.

Essa matéria-prima natural tem grande potencial renovável e um custo-benefício melhor do que a madeira e dispensa a necessidade de replantio.

Por ser, ainda, flexível, versátil, leve e ter desperdício mínimo, o bambu foi escolhido para dar forma à versão deste ano, chamada de Presépio do Futuro.

SERVIÇO
Exposição “Percorsi italiani: 120 anos de história”
Data: 26 de novembro a 1º de março de 2020
Horário: das 10h às 21h, de terça à sexta; das 10h às 18h, aos sábados, domingos e feriados
Entrada gratuita

Oficinas e Inauguração – Presépio colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Data: até 24 de novembro (quarta a domingo)
Horário: 10h e 14h, nos Jardins da Casa Fiat de Cultura
Entrada Gratuita
Inauguração Presépio: 28 de novembro, às 19h. Cantata com o coral Árvore da Vida

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil