sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Norma que define patamar da qualidade e da competitividade da indústria automotiva completa três anos

A norma IATF 169494:2016 – que definiu um novo patamar de excelência e competitividade para a indústria automotiva – acaba de completar três anos de mercado desde que passou a vigorar, em outubro de 2016.

- Publicidade -

A partir desse referencial, o setor passou a contar com padrões que fortaleceram o compromisso com a segurança dos veículos e com o gerenciamento de toda a cadeia produtiva.

A TÜV Rheinland, líder global em serviços de testes, inspeção e certificação, atua no Brasil como organismo independente acreditado para realizar auditorias em montadoras e fabricantes de autopeças, em linha com este que se tornou mundialmente o sistema de gestão da qualidade automotiva.

Estabelecida pela International Automotive Task Force (IATF), a IATF 169494:2016 substituiu a norma anterior, publicada em 2009.

Segundo Mayara Zunckeller, Coordenadora de Operações da TÜV Rheinland, esse processo teve como foco a harmonização de diferentes iniciativas em um sistema da qualidade único, mas que manteve seu alinhamento aos padrões ISO 9001.

- Publicidade -

Para tanto, mobilizou na elaboração de suas diretrizes uma força-tarefa que reuniu certificadores, auditores, fornecedores e fabricantes.

“A IATF 16949:2016 promoveu uma atualização necessária da normatização vigente, em resposta às transformações cada vez mais velozes da indústria automotiva. Definiu fatores que hoje atestam o grau de competitividade de participantes do setor: otimização de custos, verificação da uniformidade na execução de processos, flexibilidade maior para implementação de mudanças futuras, monitoramento e análise mais consistentes de riscos e sustentabilidade da reputação da marca”, afirma Mayara Zunckeller.

Entre os princípios fundamentais da certificação IATF 16949:2016, a visão multidisciplinar prevalece conjuntamente com um escopo de atividades 100% orientado à satisfação do cliente.

O processo total tem duração máxima de 120 dias e inicia com a auditoria inicial Readiness Review, aplicada para verificar o nível de aderência dos processos aos requisitos da norma.

Posteriormente, acontecem a auditoria para certificação, e os prazos previstos para adoção e comprovação de ações corretivas em caso de identificação de não-conformidades.

- Publicidade -

Ao ser aprovada, a empresa recebe um certificado válido por três anos. A partir daí, são agendadas as auditorias de supervisão anuais para manutenção da certificação.

“No mercado brasileiro, a TÜV Rheinland está habilitada a interagir com todas as etapas da certificação pela IATF 16949:2016, da recomendação à manutenção periódica das certificações dos fabricantes do setor automotivo”, completa Plínio Pereira, Gerente de Sistemas de Gestão na TÜV Rheinland.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança