quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo inicia vendas de caminhões elétricos para transporte urbano na Europa

A Volvo Trucks anunciou o início das vendas de seus caminhões elétricos Volvo FL e Volvo FE em alguns mercados da Europa, atendendo à demanda crescente por soluções em transportes sustentáveis em ambientes urbanos.

- Publicidade -

O início da produção está agendado para março de 2020. As vendas iniciarão na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos.

A ausência de emissões e os reduzidos níveis de ruídos dos caminhões elétricos oferecem um imenso potencial em áreas urbanas.

- Publicidade -

Os baixos níveis de ruído possibilitam a realização de entregas e coleta de resíduos à noite, ajudando a melhorar a logística de transportes e a diminuir o congestionamento nas horas de pico.

Proporcionando uma melhor qualidade de ar e menos ruído, espera-se que caminhões elétricos criem novas oportunidades em planejamento urbano e de infraestrutura viária.

Além disso, caminhões elétricos podem, por exemplo, ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental.

- Publicidade -

“A tendência global de urbanização requer urgência no desenvolvimento de uma logística urbana e também veículos sem emissões e com menos ruídos. Com o Volvo FL Elétrico e o Volvo FE Elétrico temos condições de atender tanto às exigentes demandas ambientais quanto os altos requisitos comerciais de nossos clientes”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de produtos de eletromobilidade da Volvo Trucks. Ele lembra que um dos desafios é maximizar a carga útil ao mesmo tempo em que se otimiza a autonomia do veículo.

Eficiente-“As soluções da Volvo Trucks serão baseadas em necessidades comerciais individuais, contemplando uma série de parâmetros, como ciclos de direção, capacidade de carga e análise de rotas para utilizar a carga da bateria da maneira mais eficiente”, observa Odermalm.

O Volvo FL Elétrico e Volvo FE Elétrico foram desenvolvidos em estreita colaboração com clientes que operam na cidade de Gotemburgo na Suécia, onde está a matriz do Grupo Volvo.

“O feedback tem sido extremamente positivo e os motoristas estão impressionados pela performance do trem de força, a aceleração contínua e pelo silêncio dos veículos quando em operação”, destaca Odermalm.

Em desenvolvimento-“Estamos cientes que a infraestrutura de recarga ainda está em desenvolvimento na maioria das cidades. A Volvo trabalha em conjunto com autoridades públicas e parceiros privados em busca de expansão da infraestrutura de recarga a longo prazo. Está claro que o desenvolvimento da infraestrutura de recarga precisa ser mais rápido”, explica.

“Veículos elétricos, recarregados com energia de fontes renováveis são um passo importante em direção a uma operação de distribuição mais sustentável nas cidades. Mas não existirá uma única fonte de energia que consiga abranger as mudanças climáticas e todas as outras questões ambientais. Diferentes tipos de transportes necessitarão de tipos diferentes de soluções em trem de força”, conclui o executivo.

Dados sobre o Volvo FL Elétrico e Volvo FE Elétrico

·         Os caminhões foram desenvolvidos para distribuição, coleta de resíduos e outras aplicações em transportes urbanos.

·         As vendas iniciarão na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Países Baixos.

·         O início da produção na Europa está agendado para março de 2020.

·         O Volvo FL Elétrico tem PBT (Peso Bruto Total) de 16 toneladas. O PBT do Volvo FE Elétrico é de 27 toneladas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança