segunda-feira, 16 setembro , 2024
28 C
Recife

Latin NCAP: Corolla alcança as cinco estrelas pela terceira vez. Renault e Peugeot mostram melhorias e o HB20 renova as quatro estrelas

A décima e última rodada de resultados de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada hoje com um excelente resultado do Novo Toyota Corolla; um resultado abaixo do esperado, quatro estrelas, para o Novo HB20; resultado decepcionante de uma estrela para o Sandero/Logan/Stepway, que foi imediatamente aprimorado atingindo três estrelas, e três estrelas para o Peugeot 301.

O recém-lançado Toyota Corolla, fabricado no Brasil, obteve um sólido resultado de cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças.

- Publicidade -

O novo Corolla está equipado em todas as suas versões com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sete airbags como padrão: dois frontais de cabeça e corpo, um para os joelhos do motorista, dois laterais de corpo e dos laterais de cortina.

O modelo mostrou boa proteção para seus ocupantes nos três cenários de teste de batida realizados: impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste. O modelo também atendeu totalmente aos requisitos do teste ESC para concluir um sólido resultado de cinco estrelas para a proteção de ocupantes adultos.

O novo Corolla também mostrou excelente proteção para crianças, alcançando a quantidade máxima de pontos no teste dinâmico, recomendando o uso de cadeirinhas para as duas crianças por meio de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) com ancoragens ISOFIX, viradas para trás, seguindo as últimas recomendações globais de boas práticas.

- Publicidade -

Além disso, o Novo Corolla recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards para a frenagem autônoma de emergência (AEB) oferecida opcionalmente e para proteção de pedestres de acordo com os padrões das Nações Unidas, proporcionadas como padrão na versão brasileira. Este resultado é válido para todas as versões do Toyota Corolla na América Latina e no Caribe.

O popular sedan compacto Peugeot 301, fabricado na Espanha, alcançou três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis.

O recém-atualizado 301 tem quatro airbags (dois frontais e dois laterais de tórax-cabeça) como equipamento padrão e aumentou a disponibilidade do volume ESC (mais de 75%) com opção individual, com o objetivo de oferecê-lo como equipamento padrão em menos de dois anos, seguindo os requisitos do Protocolo Latin NCAP.

- Publicidade -

O Latin NCAP avaliou o equipamento de segurança passiva padrão do modelo, que mostrou uma proteção robusta no impacto frontal e uma proteção aceitável no impacto lateral.

Como os airbags laterais também servem para proteção lateral de cabeça, foi realizado o teste de impacto lateral de poste. Nesse cenário, o 301 ofereceu boa proteção para a cabeça, um requisito para atingir a classificação máxima uma vez que uma boa classificação foi obtida no impacto frontal e lateral.

A estrutura foi considerada instável, embora tenha se posicionado no limite da instabilidade. O desempenho do ESC atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP.

O 301 oferece Lembrete de Aviso do Uso de Cinto de Segurança (SBR) apenas na posição do motorista e esse é o principal motivo pelo qual o resultado para adultos foi de três estrelas.

A proteção proporcionada aos ocupantes infantis nos testes dinâmicos foi boa, devido ao uso dos SRIs com ancoragens ISOFIX.

A falta de cintos de três pontos, em todos os assentos como equipamento padrão, fez perder pontos críticos ao 301, já que tivesse ganho mais uma estrela.

O resultado é válido para todos os Peugeot 301 fabricados desde 10 de dezembro de 2019 disponíveis para o mercado da América Latina e do Caribe.

O recém-renovado Renault New Sandero, Logan, Stepway, produzido no Brasil, Argentina e Colômbia, alcançou uma estrela para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis.

Após esse resultado, o modelo foi aprimorado, alcançando três estrelas para a proteção de ocupantes adultos.

Depois do teste realizado pelo Latin NCAP em 2018, o modelo Sandero/Logan/Stepway tinha obtido uma estrela para ocupantes adultos, a Renault decidiu melhorar o equipamento de segurança para sua versão 2019-2020, adicionando dois airbags para peito e cabeça e ESC como opcional.

O Latin NCAP avaliou a nova versão do modelo em impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste.

O ESC atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP e foi avaliado nas condições do teste das Nações Unidas. No entanto, o ESC não atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP para obter pontos por classificação por estrelas.

O impacto frontal mostrou uma estrutura instável, mas com melhor desempenho do que o avaliado em 2018. O impacto lateral de poste foi realizado, uma vez que o modelo oferece como equipamento padrão os airbags para tórax e cabeça, atendendo aos requisitos de proteção da cabeça para alcançar a qualificação máxima.

No entanto, como no teste de 2018, o impacto lateral mostrou significativa intrusão lateral e baixa proteção para o peito, apesar de possuir airbags de tórax e cabeça, levando o modelo a alcançar, novamente, o resultado de uma estrela para proteção de ocupantes adultos. A proteção dos ocupantes infantis alcançou quatro estrelas, mostrando bom desempenho para ambos os ocupantes.

O modelo não oferece a possibilidade de desconectar o airbag se um SRI estiver instalado voltado para trás no banco do passageiro. O modelo proporciona ancoragens ISOFIX e cintos de segurança de três pontos em todas as posições como equipamento padrão.

O resultado é válido para todos os Sandero/Logan/Stepway desde VIN 93Y5SRZHXLJ868977 (data 24/04/19) a VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para unidades produzidas no Brasil; desde VIN 8A15SRYEGLL022432 (data 01/08/19) a VIN 8A14SRYE5LL345154 (data 12/03/19) para unidades produzidas na Argentina, e desde VIN 9FB4SR0EGLM157526 (data 18/07/2019) para unidades produzidas na Colômbia.

O Latin NCAP encontrou diferenças na forma e no volume dos airbags de tórax e de cabeça nas unidades produzidas na Colômbia com as produzidas no Brasil e na Argentina.

Seguindo a experiência do Latin NCAP, o airbag da versão produzida na Colômbia (volume de 22 litros e maior área de cobertura) oferece uma proteção mais robusta em comparação com os airbags das versões produzidas na Argentina e no Brasil (volume de 18 litros e área de cobertura mais restrita).

Após esse resultado, a Renault introduziu imediatamente duas melhorias significativas na produção: a atualização do sistema de distribuição de airbags e um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que também afasta o dummy do impacto com a porta.

O Latin NCAP realizou novamente o teste de impacto lateral e impacto lateral de poste nas versões fabricadas na Colômbia, na Argentina e no Brasil.

A proteção do peito melhorou, no entanto, ainda mostra proteção fraca no impacto lateral (melhorada de pobre para fraca). Com essas melhorias, o Renault Sandero, Logan, Stepway alcança as três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis.

Ambas as alterações foram atualizadas na produção para todos os Sandero, Logan, Stepway desde VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para as unidades produzidas no Brasil; desde VIN 8A14SRYE5LL345154 (data 03/12/19) para as unidades produzidas na Argentina, e desde VIN 9FB4SR0EGLM157526 (18/07/2019) para as unidades produzidas na Colômbia. É muito decepcionante que um modelo tão popular e renovado ainda não ofereça o ESC como padrão.

O novo Hyundai HB20 Hatchback, produzido no Brasil, alcançou quatro estrelas para a proteção de ocupantes adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis. O HB20 Hatchback está equipado com dois airbags frontais padrão e ESC como equipamento opcional, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP em todas as versões.

O modelo mostrou boa proteção para seus ocupantes no impacto frontal, porém durante o impacto lateral a proteção torácica para o adulto foi fraca. O HB20 Hatchback atende aos requisitos do teste ESC e possui dois SBRs alcançando quatro estrelas para adultos.

O modelo ofereceu boa proteção para o dummy de um ano e meio que foi avaliado usando um SRI com ancoragens ISOFIX e instalado voltado para trás.

No entanto, a proteção do dummy de três anos mostrou um descolamento no encosto do banco traseiro, carregado pela ancoragem superior do SRI (Top Tether), causando um movimento excessivo da cabeça para a frente, mas ainda abaixo dos limites aceitos.

A montadora está trabalhando em este assunto. A sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP e o airbag do passageiro não pode ser desconectado se um SRI estiver instalado no banco do passageiro voltado para trás.

Ao contrário do 301 e do Sandero/Logan/Stepway, o HB20 não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão.

É decepcionante que esse novo modelo não tenha proteção ESC nem proteção para a cabeça lateral como equipamento padrão. Desilude que o HB20 seja o único modelo apresentado pelo Latin NCAP nesta avaliação que não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão.

O Latin NCAP recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam Controle Eletrônico de Estabilidade.

Leia também: Latin NCAP anuncia novo Protocolo de Avaliação

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Parabenizamos, especialmente, à Toyota pelo resultado do novo Corolla, mas acima de tudo pelo reconhecimento de sua consistência e comprometimento. O novo Corolla já oferece vários aspectos de segurança que o Latin NCAP introduzirá no novo protocolo de 2020, mostrando uma liderança clara. Além disso, o Latin NCAP esperava muito mais do HB20, especialmente considerando que seu concorrente direto, o Chevrolet New Onix, ganhou recentemente cinco estrelas. O Latin NCAP aprova a reação da Renault em melhorar a segurança dos populares Sandero, Logan e Stepway, bem como a estratégia da Peugeot para melhorar o equipamento do 301. As famílias do Sandero e 301 são modelos muito populares na América Latina, e o Latin NCAP está pressionando fortemente para os modelos mais populares alcançarem níveis de cinco estrelas. Ao mesmo tempo, a decisão da Renault e da Hyundai é decepcionante, pois ainda não oferecem o ESC como equipamento padrão nos modelos avaliados recentemente. Apelamos aos governos e agências governamentais regionais para apoiar e promover a disponibilidade e acesso a informações claras e independentes sobre os níveis de segurança dos veículos, como é oferecido pelo Programa Latin NCAP, seguindo as recomendações das Nações Unidas”.

Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“Esses últimos resultados do ano confirmam mais uma vez as boas práticas que alguns fabricantes estão adotando na região, oferecendo veículos mais seguros, graças à pressão que os consumidores estão exercendo. No entanto, ainda há muito a fazer, pois alguns fabricantes ainda fazem diferenças entre os veículos que vendem em outras regiões do mundo e nas nossas. Para que isso pare de acontecer, é necessário que os governos promovam informações independentes para o consumidor, a fim de melhorar rapidamente os níveis de segurança veicular na região”.

Toyota New Corolla (7 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de ESC
Assista vídeo do Latin NCAP Advanced Awards
Peugeot 301 (4 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de ESC
Renault Sandero/Logan/Stepway (4 airbags)
Uma estrela para a proteção de ocupantes adultos
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Renault Sandero/Logan/Stepway (4 airbags)
Tres estrelas para a proteção de ocupantes adultos
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Hyundai HB20 (2 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de ESC

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT