A cor do veículo faz parte do conjunto de itens que direcionam o estilo que a montadora define para cada um de seus modelos e tem o potencial para representar uma marca ao longo da vida útil de um carro.
Por isso, é fundamental que o processo de pintura automotiva seja feito com qualidade e tecnologia, além de garantir a proteção contra degradação ou danos durante o uso do automóvel.
Este é um ponto muito importante que é garantido na etapa da fabricação tanto da tinta quanto do automóvel em si, já que o produto final só terá a proteção e qualidade desejadas após a aplicação de vários revestimentos. E estas camadas devem ser aplicadas com produtos que resultem em uma cobertura uniforme e menor espessura.
Os anos de experiência em desenvolver soluções para o setor, junto à parceria com os clientes, levou a BASF a produzir diversas inovações para o processo de pintura do veículo, que envolve cinco camadas, desde o pré-tratamento da superfície, o e-coat para proteção contra corrosão, passando pelo primer, base e o verniz.
Ao final de todo o processo, todas estas camadas medem apenas um décimo de milímetro de espessura, sendo mais finas que um fio de cabelo humano.
O e-coat é a primeira camada aplicada depois do pré-tratamento da peça de metal. Nesse processo, a carroceria é inteiramente imersa no produto e uma corrente elétrica promove a sua deposição à superfície de metal.
Tem a finalidade de proteger contra a corrosão com maior eficiência, incluindo as cavidades que não poderiam ser alcançadas facilmente com a aplicação de spray.
A tecnologia de e-coat a base de água Cathoguard desenvolvida pela BASF possui alto poder de proteção e possibilita a redução da camada de aplicação sem perder a propriedade de proteção, o que, por sua vez, gera uma redução no consumo de material de até 20%, além de promover uma economia relevante de água no processo.
A utilização deste produto é fundamental para quem busca desenvolver processos de produção mais sustentáveis.
O primer, camada seguinte, elimina qualquer irregularidade. Ele proporciona uma superfície lisa, protege contra batidas de pedras e protege o e-coat da radiação UV.
A próxima camada é a base, onde está a cor que empresta personalidade ao veículo, que é um dos quesitos estratégicos e muito valorizados pelos fabricantes de automóveis. A qualidade desta camada é garantida por uma ampla gama de pigmentos e elementos de efeito especial.
A BASF tem disponível em seu portfólio ricas cores sólidas, metálicas, efeitos de profundidade, além de produtos que oferecem características funcionais. Um exemplo são os pigmentos especiais que promovem a reflexão dos raios UV, até mesmo em cores escuras, diminuindo a temperatura da superfície do veículo.
Assim, a necessidade de ligar o ar condicionado para aliviar o calor no interior do carro é menor. Além do conforto, a tecnologia reduz o consumo de combustível ou aumenta a autonomia dos veículos elétricos.
A última etapa é o verniz, cuja principal função é proteger a superfície durante a vida do veículo contra as mais diversas agressões, como arranhões, excrementos de pássaros, insetos, radiação UV, entre outras possibilidades.
A principal inovação da BASF para o acabamento é o iGloss, espécie de verniz automotivo, que garante proteção extra à pintura dos veículos, aumentando a resistência a arranhões e evitando manchas e desbotamento.
A solução possui índice de 90% de recuperação de danos externos, enquanto os demais produtos do mercado chegam em até 70%.
Além de todas as demandas atuais, o futuro dos carros nos traz novos desafios e a BASF já está trabalhando em produtos que contribuam para viabilizar as inovações que estão por vir, como exemplo, podemos citar uma nova tecnologia de tintas que possuem uma característica especial de reduzir bloqueios dos sinais infravermelhos aos sensores Lidar e, assim, garantir o perfeito funcionamento dos veículos autônomos em um futuro muito próximo.
A boa gestão deste processo é fundamental para que a pintura tenha um resultado que atenda as expectativas dos fabricantes e, principalmente, dos consumidores. E, pelo fato de haver muitas etapas, a cobertura e espessura de cada produto deve ser uniforme e fina para garantir um acabamento perfeito.
Por isso, os fornecedores da indústria automotiva têm a responsabilidade de estar sempre investindo no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que atendem à demanda constante por maior competitividade e necessidades técnicas e estéticas.
*Marcos Fernandes é diretor de Tintas Automotivas da BASF