Muitos motoristas só se preocupam com a temperatura de trabalho do motor quando ela está alta. Realmente, o superaquecimento tem efeitos nefastos para o funcionamento e a durabilidade dos componentes do motor. Mas existe um outro risco que a maioria ignora: a baixa temperatura.
Para que um motor veicular apresente um bom regime de trabalho, é importante que atinja uma temperatura próxima aos 90 °C, o mais rápido possível, e estabilize essa temperatura para diversas situações de condução do veículo.
Essa estabilidade também é importante para garantir uma boa lubrificação do motor em função da viscosidade do óleo, que se altera com a mudança de temperatura.
Essas importantes informações foram fornecidas pelo Cesvi – Centro de Experimentação e Segurança Viária.
VÁLVULA TERMOSTÁTICA – Para auxiliar nessa manutenção da temperatura para o sistema, a válvula termostática é um componente essencial: controla o fluxo de fluido de arrefecimento entre o motor e o radiador.
Ela libera ou obstrui a circulação do fluido de arrefecimento para o radiador de acordo com a temperatura, trabalhando em conjunto com o eletroventilador.
Infelizmente, alguns mecânicos retiram a válvula termostática, alegando que ela só serve para dar problema, principalmente de superaquecimento (quando a válvula trava em posição fechada).
Se um veículo sem válvula termostática estiver transitando por uma estrada, terá um grande resfriamento do motor em função da livre passagem do fluido para o radiador.
Nesse momento, a injeção eletrônica aumentará a quantidade de combustível injetada para o motor, elevando consideravelmente o consumo do veículo.
ADITIVO – Nas regiões mais frias do país, a não utilização do aditivo de radiador pode trazer sérios problemas, como o congelamento de toda a água do sistema de arrefecimento do motor, com o risco de rompimento do radiador, cabeçote, bloco, bomba d’água, entre outros.
Utilize o aditivo na proporção recomendada para o seu veículo consultando o fabricante.