Com foco ainda maior no motorista, os novos caminhões pesados da marca disponíveis no continente europeu têm novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança.
São inovações que mantêm a Volvo na vanguarda das tendências na indústria mundial de caminhões. Não há previsão para lançamento desta nova linha no Brasil e na América Latina.
“Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores profissionais para dirigir”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa.
Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas.
Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.
Nova interface para o motorista-Um painel inteiramente novo, com interface de informações moderna e intuitiva, monitora todas as funções dos veículos.
Os instrumentos agora são totalmente digitais, inseridos numa tela de 12 polegadas que facilita a visualização.
As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen. Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.
Melhorias na cabine-Visibilidade, conforto, ergonomia, baixo nível de ruído e elevada segurança foram os principais pontos focais no desenvolvimento das cabines da nova geração Volvo.
O conforto foi aprimorado com um isolamento reforçado, que proporciona menos trocas térmicas com o exterior (menos entrada de ar frio ou quente) e menos ruído.
Uma unidade climatizadora com filtro de carbono garante a boa qualidade do ar em todas as condições.
O exterior das cabines também foi atualizado, com novos faróis e nova grade, criando um design contemporâneo. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine.
As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente.
O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância
Novas cabines para o FM e FMX-A nova geração dos modelos Volvo FM e Volvo FMX europeus tem uma cabine totalmente nova.
Seu volume chega a ter 1 metro cúbico (m³) a mais do que a anterior, proporcionando mais conforto e melhorando a ergonomia. A visibilidade é ainda melhor, graças a janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.
Segurança incomparável-Reconhecida por suas inovações em segurança, mais uma vez a Volvo foi além em sua nova geração de caminhões e criou recursos inéditos que ajudam a evitar acidentes:
Ajuste Automático de Farol Alto – exclusividade Volvo em caminhões, esta função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente.
Ao detectar esses fatores o sistema desativa alguns dos segmentos de LED do farol alto, evitando ofuscamento de outros motoristas.
Piloto automático aprimorado – outra novidade é o piloto automático adaptativo, aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h).
Em descidas, o piloto automático agora aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante.
Reconhecimento de placas – a nova geração Volvo tem um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária.
Avisos de placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos também no painel de instrumentos.
Câmera de ponto cego – uma nova câmera fornece visão lateral complementar.
Imagens projetadas no display secundário do painel ajudam o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine, um local que retrovisores não cobrem.
Motores eficientes-Meio ambiente e economia são fatores importantes para as empresas de transporte.
Como não haverá uma única fonte de energia que atenda a todas as demandas por combustíveis alternativos, vários tipos de motores continuarão sendo oferecidos:
Motor a gás GNL – em muitos países da Europa, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor a gás GNL, com eficiência e desempenho comparáveis aos caminhões Volvo Diesel Euro 6, mas com um impacto climático muito menor.
O motor a gás pode funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20%. Esses valores são referentes às emissões do veículo durante o uso (medição “do tanque à roda”).
Motor Diesel Euro 6 – na Europa, o novo Volvo FH também pode ser adquirido com o pacote I-Save, equipado com motor diesel D13TC Euro 6 de alta eficiência, com economia de combustível e reduções de CO2 significativas.
Exclusivos para a Europa-A nova geração dos modelos Volvo FH, FM e FMX que está sendo apresentada na Europa hoje chega aos mercados daquele continente ao longo de 2020.
Não há previsão para a chegada dos novos modelos ao Brasil e América Latina, região onde os atuais caminhões da marca já se encontram entre os mais modernos do mercado.
Recentemente a Volvo fez atualizações em sua gama de pesados (modelos 2020), com a introdução de uma nova tecnologia de Aceleração Inteligente que trouxe ganhos de consumo de até 10% em relação aos modelos de anos anteriores.
Video release – The Tower (conteúdo em inglês)
https://youtu.be/0F2GrIuSgZ8
Making off – The Tower (conteúdo em inglês)
https://youtu.be/FDGUDLQQBhM