segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Explosão de ar e combustível dentro dos cilindros é a força que faz o carro andar

Explosão de ar e combustível dentro dos cilindros é a força que faz o carro andar

Nos tempos de atitudes raiz e gourmet, como muitos brincam, vamos então atacar a origem de funcionamento do automóvel, para que você entenda de uma vez, como funciona seu automóvel.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Imagine que seu veículo está parado e você vira a chave no contato, ou então toca no botão start-stop engine.

Quando isso acontece, a bateria manda eletricidade para o motor de arranque (motor de partida), um motor elétrico que é ligado para fazer os pistões do cilindro se movimentarem pela primeira vez. A partir daí, o motor tá ligado.

Para que o motor siga em movimento, os pistões precisam de combustível, que é injetado nos cilindros pelos bicos de injeção.

- Publicidade -

Um outro equipamento, a central da injeção eletrônica, é o “cérebro” que controla a quantidade de ar e combustível jogada no motor.

O processo de combustão precisa obrigatoriamente de ar. Ele entra no carro pelo filtro de ar, que barra as impurezas, e segue para o cilindro, possibilitando a explosão.

A relação ar/combustível tem de ser exata: com ar demais, o motor perde desempenho. Com ar de menos, o consumo do carro aumenta e você vai gastar mais que o necessário.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em cada cilindro, a explosão do combustível rola assim: primeiro, ocorre a entrada da mistura ar/combustível, quando a válvula de admissão está aberta.

Depois, o pistão se movimenta para cima, comprimindo a mistura ar/combustível. Nessa hora, a vela recebe eletricidade da bateria e gera uma faísca, causando a explosão da mistura ar/combustível.

Estamos abordando o funcionamento de um motor do ciclo Otto que funciona com gasolina, etanol ou mesmo os dois combustíveis.

A explosão gera um gás quente que se expande, empurrando o pistão para baixo. Esse “empurrão” faz o pistão movimentar o “virabrequim”, um eixo que recebe a energia de todos os pistões e a transforma em rotação.

No fim, a válvula de exaustão do cilindro se abre e os gases da combustão são liberados para o escapamento.

O movimento do virabrequim influencia outras peças.

Primeiro, por meio da correia dentada, as rotações são transmitidas para uma polia que controla as válvulas.

Se a correia se romper, as válvulas param de funcionar. O entra-e-sai de combustível e ar não acontece e o carro para.

Depois, a rotação do virabrequim é transmitida para o câmbio, um conjunto de engrenagens que transmite a energia da explosão dos pistões para as rodas, fazendo o carro andar. A cada minuto, todo esse processo se repete até 6 mil vezes no motor do carro. Dúvidas? Desligue o carro e ligue novamente, voltando ao início da coluna. 😉

MECÂNICA ONLINE

Positivo – A Volvo Car Brasil teve um aumento de 17,3% nas vendas em fevereiro em relação ao mês de janeiro. O destaque foi o XC60 com 27,0% de share. Somente na versão híbrida, foram mais de 100 unidades comercializadas.

Dê a seta – Faróis e lanternas são itens responsáveis por iluminar e sinalizar. Enquanto os faróis iluminam o trajeto, em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem.

(+) Mais Admirados da Imprensa Automotiva – Somos finalistas em cinco categorias do prêmio que vai descobrir os Top 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva e os vencedores das categorias Influenciador Digital, Colunista, Site/Blog e Canal de Vídeo. A votação está disponível em http://bit.ly/JCiaAuto2Turno até o dia 23 de março.

Mulheres – No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Seguradora Líder divulgou um relatório especial que em 2019, das mais de 353 mil indenizações pagas por acidentes de trânsito, apenas 25% foram destinadas às vítimas do sexo feminino. Se considerados apenas os pagamentos por acidentes fatais, a diferença entre os sexos é ainda maior: só 18% das vítimas eram mulheres, sendo a faixa etária dos 45 a 64 anos a mais atingida.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil