quarta-feira, 18 junho , 2025
28 C
Recife

Lotus comemora 35 anos da primeira vitória de Senna na Fórmula 1

Há 35 anos, em condições de muita chuva, que um jovem brasileiro determinado correu para sua primeira vitória na Fórmula 1 e cimentou seu nome na história do automobilismo.

Era domingo, 21 de abril e o GP de Portugal de 1985. Ao volante de um Lotus 97T estava Ayrton Senna, que completou 25 anos. Com o carro no limite absoluto de sua aderência, ele imprimiu uma uma direção eficaz no tempo chuvoso para a multidão do Estoril e conduziu a bandeira quadriculada. Tal era o seu domínio que ele ultrapassou todos os demais corredores até o segundo lugar, terminando mais de um minuto à frente do seu competidor mais próximo.

O lendário piloto brasileiro conquistou sua primeira vitória na F1 no Lotus 97T em 21 de abril de 1985

- Publicidade -

Em apenas sua segunda corrida pela Lotus, Senna conquistou a primeira das 41 vitórias na carreira na F1 – seis pela Lotus – e uma lenda nasceu.

A performance surpreendeu seus rivais e estabeleceu um marcador que o levaria a se tornar um ícone esportivo global e um herói nacional aqui no Brasil. Apesar de sua morte trágica em 1994, ele continua sendo uma lenda das corridas. Sempre Senna (Senna Forever).

Hoje, a Lotus está marcando a ocasião com um novo podcast exclusivo, uma série de imagens de arquivo clássicas raramente vistas de Senna e seu carro de corrida 97T de uma coleção particular, e um novo blog revelando insights sobre Senna, o homem e seu tempo correndo pela Lotus.

- Publicidade -

O podcast – Parte das recentemente lançadas US LOT Sessions – apresenta uma entrevista totalmente nova e exclusiva com Chris Dinnage, mecânico chefe de Senna em 1985 e hoje o Team Manager do Classic Team Lotus.

Descrevendo a emoção crua do fim de semana e o Lotus que catapultou Senna para o estrelato, Dinnage diz: “Ayrton não testou o carro no molhado – foi a primeira vez que ele dirigiu nessas condições. Estoril foi quando ele realmente entrou em cena, porque as pessoas se sentaram e pensaram ‘espere, ele lambeu quase todo mundo’ e sabíamos que tínhamos algo bem especial. ”

Dinnage acrescenta que foi isso que fez a diferença entre Ayrton e outros pilotos, explicando: “Ayrton tinha o mesmo ritmo bruto que todos os outros, mas ele estava usando apenas 50% de sua capacidade como humano para dirigir o carro a toda velocidade, deixando ele os outros 50% para estar realmente ciente de tudo o que estava acontecendo ao seu redor. Seus níveis de concentração eram incomparáveis ​​- nunca conheci alguém como ele.

- Publicidade -

Você pode ouvir podcasts no Apple Podcasts, Spotify e ShoutEngine. O US LOT Blog está hospedado no site de mídia da Lotus, www.media.lotuscars.com .

Reinando na chuva: Senna no Estoril – A chuva, como sempre, é o grande nivelador para o desempenho na pista. Requer entradas sensíveis ao piloto, controle instintivo do carro e uma abordagem compreensiva à configuração mecânica. Um fim de semana em Estoril revelou que Senna poderia se destacar em tudo.

Foi também o cenário da primeira pole position de Senna na F1 e ele conquistou outras 15 pela Lotus. Seu recorde de 65 pole position na F1 é ofuscado apenas por Michael Schumacher e Lewis Hamilton.

Na corrida, Senna saiu bem na largada e liderou um Lotus 1-2 após a primeira volta. Com um caminho livre pela frente, ele começou a se afastar do companheiro de equipe Elio de Angelis e do grupo de perseguidores. A corrida foi de bravura e desgaste; as condições pioraram e, em uma Era antes dos carros de segurança, rádio pit-to-car ou bandeiras amarelas, os carros estavam saindo da pista ou batendo nas barreiras.

Senna permaneceu calmo e composto em seu Lotus e, após duas horas de corridas brutais, cruzou a linha primeiro. Apenas nove carros foram classificados ao final.

Mais tarde, ele comentou: “Foi uma corrida tática, difícil, canto a canto, volta a volta, porque as condições estavam mudando o tempo todo. O carro estava deslizando por toda parte – era muito difícil manter o carro sob controle. Uma vez eu tinha todas as quatro rodas na grama, totalmente fora de controle, mas o carro voltou ao circuito. As pessoas disseram mais tarde que minha vitória no molhado em Donington, em 93, foi minha maior performance – de jeito nenhum! Eu tinha controle de tração!

Hoje, o Lotus 97T real em que Senna venceu no Estoril pertence ao Classic Team Lotus. Como a Lotus, está sediada em Hethel, Norfolk, e usa uma equipe de designers, engenheiros e mecânicos especialistas e conhecedores – incluindo Chris Dinnage – para preservar carros clássicos da Lotus F1 para seus proprietários.

O Classic Team Lotus também é o proprietário das imagens de arquivo mostrando Senna e sua 97T.

Clive Chapman, diretor administrativo da Classic Team Lotus e filho do fundador da Lotus, Colin Chapman, disse: “Para a Team Lotus, a participação de Ayrton foi uma peça vital no quebra-cabeças, pois a equipe enfrentou o desafio da F1 sem meu pai. As habilidades técnicas, as habilidades de direção, o trabalho duro e os poderes motivacionais de Ayrton provaram ser ingredientes mais vitais para o mix do Team Lotus, o que levou ao sucesso quase que imediatamente.”

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008