Desde o segundo semestre de 2019 é obrigatório instalar um gerador de som de aviso em carros elétricos. Isto é devido a uma nova diretiva da UE que estipula que, inicialmente em veículos híbridos, elétricos e de célula a combustível recém-certificados – também caminhões e ônibus – o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS) deve ser instalado para a proteção de outros usuários da estrada.
Na UE, o aviso acústico é obrigatório até uma velocidade de 20 km/h. A diretiva formula os parâmetros de como um aviso do AVAS pode e não pode soar em detalhes. Isso se aplica, por exemplo, ao volume mínimo e máximo do som e a certos componentes do som.
Dando uma voz ao Mercedes eletrificado – Está sujeito a estes e muitos outros regulamentos que os especialistas em som da instalação de testes acústicos do Centro de Tecnologia Mercedes-Benz (MTC) em Sindelfingen estão trabalhando para dar voz ao Mercedes eletrificado.
Microfones especiais nas instalações externas de teste de som são usados para desenvolver um som eletrônico configurado individualmente para cada modelo elétrico.
Simulações, medições, avaliações e melhorias detalhadas continuam até que o resultado seja perfeito.
Durante os testes subsequentes, há um passageiro particularmente sensível a bordo – a cabeça artificial. Isso registra os mínimos ruídos e fica impressionantemente próximo à audição humana.
Diferentes padrões em diferentes mercados – O som Mercedes-Benz AVAS difere apenas ligeiramente para a UE, Japão e China.
Existem outros requisitos para os EUA, por exemplo, relacionados ao volume do som. Além disso, o veículo parado já deve gerar um som quando uma marcha é engatada, ficando mais alto até 30 km/h. É proibido desligar o AVAS pelo cliente em quase todos os países.