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Honda relembra a história do seu primeiro modelo produzido no Brasil

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Para comemorar o Dia do Automóvel, 13 de maio, a Honda recorda a trajetória do seu primeiro modelo fabricado no Brasil. O Civic começou a ser produzido em 1997, na planta de Sumaré (SP), quando estava em sua sexta geração global.

Ao longo de todos esses anos, o sedã introduziu diversas inovações e tecnologias no mercado nacional, sendo um dos principais responsáveis pela construção da história e da imagem da Honda Automóveis no país.

Ao todo, já foram comercializados mais de 700 mil Honda Civic produzidos no Brasil. Se considerarmos desde o início das vendas do modelo no país, em 1992, somando os importados, já foram quase 715 mil unidades.

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Vamos relembrar um pouco da história das cinco gerações do Civic fabricadas em solo brasileiro.

6ª geração – 1997 – O primeiro Civic fabricado no Brasil, em 1997, foi um carro inovador para sua época e detentor de equipamentos diferenciados. Com o conceito de trazer versões completas – LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT -, sem opcionais, o Civic oferecia ao consumidor tecnologias como suspensão independente, barras de proteção contra impactos laterais nas portas, moderno motor com bloco e cabeçote em alumínio, dentre outros diferenciais de série, como direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos em todas as portas e abertura de porta-malas e tanque por dentro do veículo.

Nas versões mais completas, o Civic oferecia tecnologias de segurança, como freios ABS e airbag duplo, bem como itens de conforto, como controle de cruzeiro e transmissão automática. Desde a sua primeira geração vendida no Brasil, o Civic foi construído seguindo os padrões globais de qualidade da marca, tanto em componentes como no processo construtivo. Em 1999, o modelo recebeu um leve facelift e mais equipamentos.

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7ª geração – 2000 – Em dezembro de 2000, foi lançada a sétima geração do Civic no Brasil, simultaneamente aos Estados Unidos e ao Japão, já como modelo 2001, nas versões LXB-MT, LX-MT, LX-AT, EX-MT e EX-AT. A nova geração do modelo, a segunda fabricada localmente, era um projeto totalmente novo, que incorporava inovações construtivas inéditas no segmento, como o assoalho plano para os ocupantes dos bancos traseiros e um design moderno e completamente reformulado.

Com mais espaço interno, porta-malas com maior volume e motorização mais eficiente e potente – de quatro cilindros em linha, 1.7, de 115 cv ou 130 cv, dependendo da versão, o Civic, novamente, estabelecia um novo padrão de qualidade e de construção para os sedãs da época. As versões de entrada passaram a incorporar mais itens de série, como os airbags duplos a partir da versão LX. Como resultado, o modelo fechou o ano de 2001 como líder de vendas no segmento, com 21.402 unidades comercializadas.

Em agosto de 2003, a Honda comemorava a produção do Civic nacional de número 100.000. Em 2004, o modelo passou por uma atualização de design.

8ª geração – 2006 – Em abril de 2006, a Honda apresentou ao mercado o inovador New Civic. O modelo era uma completa ruptura no segmento de sedãs médios, estabelecendo-se como referência em design, construção e tecnologia. Um passo à frente dos sedãs da época, o New Civic se destacava pelo design futurista com linhas arrojadas, painel com informações distribuídas em dois displays e uma ergonomia diferenciada, com os comandos voltados para o motorista.

Em março de 2007, a Honda apresentava o carro mais potente produzido em série no Brasil para a época: o Civic Si. O sedã, transformado em um autêntico esportivo, trazia motor 2.0 i-VTEC de 192 cv, transmissão manual de seis velocidades, com diferencial de deslizamento limitado, bem como suspensões, freios e conjunto de rodas e pneus esportivos.

Internamente, o Si incorporava um novo painel, com iluminação vermelha e shift light integrado e bancos esportivos com costura vermelha. Em seu primeiro ano de vendas no Brasil, o modelo teve quase duas mil unidades comercializadas (1.935 veículos).

Em setembro de 2008, a Honda alcançava outro importante marco nas vendas do modelo, totalizando 300 mil unidades fabricadas no Brasil. No ano seguinte, o modelo passava por sua primeira atualização visual na oitava geração, enquanto a versão EXS passava a adotar o sistema VSA de controle de tração e estabilidade, já presente no Si desde seu lançamento.

9ª geração – 2012 – A nona geração do Civic foi lançada trazendo inovações em equipamentos, mais espaço interno e um design completamente novo, mais elegante e com maior espaço para bagagens. Comercializado em três versões, LX-S LX-L e EX-S, o modelo introduziu a central multimídia i-Mid de 5 polegadas, com conexões Bluetooth e USB, direção elétrica adaptativa MA-EPS, que atuava em conjunto com o VSA na versão EX-S, bem como o botão ECON em todas as versões, que permitia uma condução mais econômica, ajustando diversos parâmetros do veículo.

O sedã ficou ligeiramente maior, com o comprimento ampliado para 4.525mm, enquanto a capacidade de combustível aumentava dos 50 litros da 8ª geração para 57 litros na 9ª geração.

A ergonomia diferenciada do Civic anterior, com os instrumentos posicionados em dois níveis, foi mantida e aprimorada, com a introdução de um novo display na parte superior do painel. A versão EX-S ficou ainda mais segura, com a introdução de airbags laterais.

Em 2014, o modelo recebeu a nova motorização 2.0 i-VTEC FlexOne e alcançou a importante marca de 500.000 automóveis produzidos no Brasil. No ano seguinte, o sedã recebeu leves retoques visuais e a introdução do sistema FlexOne para toda a linha.

10ª Geração – 2016 – Apresentado em agosto de 2016, o novo Civic Geração 10 representou um dos mais complexos e ambiciosos projetos da Honda, exigindo um comprometimento sem precedentes dos recursos de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia da marca.

Foi a maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história, que resultou na criação de um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho.

A décima geração foi desenvolvida para estabelecer um novo padrão de performance dinâmica em seu segmento e para competir com sedãs sofisticados em aspectos-chave, como sensação ao volante, precisão de direção, qualidade de rodagem e nível de ruído e vibração.

Também se destacam o desempenho em aceleração e frenagem, a entrega de potência de forma linear e a eficiência energética. Foi o primeiro modelo da Honda a introduzir, no Brasil, a motorização turbo combinada à transmissão CVT. Todo essa inovação foi reconhecida e o modelo recebeu diversas premiações no Brasil e no mundo.

A mais recente atualização do Civic ocorreu com a chegada da linha 2020, que trouxe novidades em design, conforto e tecnologia, oferecendo aos consumidores um sedã ainda mais completo e diferenciado. Além disso, foi introduzida a nova versão LX, que oferece toda a segurança, qualidade construtiva, dinâmica e conforto da família Civic com atraente custo-benefício.

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