A Volkswagen do Brasil e a Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav) uniram forças para apoiar os profissionais de saúde de todo o Brasil, que estão na linha de frente do combate à pandemia do Coronavírus. A Volkswagen também testou e elencou as melhores práticas para a higienização caseira dos carros, incluindo o que não deve ser feito.
Durante todo o mês de maio, os profissionais da área da saúde que realizarem serviços nas concessionárias da rede Volkswagen terão prioridade no atendimento e desconto de 10% em peças e mão de obra nos serviços de revisão, troca de óleo, pastilha e disco, e alinhamento e balanceamento.
A parceria também oferece gratuitamente o serviço de oxi-sanitização a esses profissionais, tecnologia que elimina fungos, bactérias e outros microrganismos do ar-condicionado e também odores ruins do veículo.*
Preocupada também com todos que não são da área da saúde, a Volkswagen elencou o passo a passo de como fazer a higienização correta do veículo em casa. De qualquer forma, para uma limpeza mais técnica, como a oxi-sanitização, a recomendação é procurar um concessionário Volkswagen.
Todos os funcionários da rede Volkswagen receberam treinamentos e adotaram novas medidas para garantir a segurança dos clientes e de si mesmos, como a constante higienização das mãos e do local de trabalho, o distanciamento social – de no mínimo dois metros durante o atendimento -, e limpeza reforçada dos carros antes da entrega.
Higienizando o veículo em casa – Assim como para as mãos, uma solução de água e sabão é a melhor combinação para higienizar o carro. O dono do veículo precisa de dois panos de microfibra limpos e uma solução com a concentração de 1:30 de água em relação ao sabão ou detergente neutro incolor, conforme previsto no manual de bordo do carro.
Isso significa que a cada 600 mililitros de água, deve-se dissolver 20 mililitros de sabão.
Basta umedecer um dos panos na solução e esfregar nas áreas que se deseja limpar; o outro pano, seco, deve ser utilizado para remover os resquícios do sabão.
É aconselhado deixar as janelas abertas por um tempo para ajudar na secagem completa do interior do veículo.
Principais áreas de atenção – Maçanetas internas e externas, abertura do porta-malas, chave, volante, freio de mão, manopla do câmbio, painel, porta-luvas, e qualquer outro lugar com que se tenha contato, precisam de atenção redobrada.
Para quem trabalha com o carro, como motoristas de aplicativo, a higienização do banco traseiro e das costas dos bancos dianteiros também é indispensável.
Em caso de bancos de tecido, o ideal é cobri-los com capas protetoras que possam ser lavadas e trocadas regularmente ou levar o veículo ao concessionário para uma higienização técnica.
No caso dos motoristas, é importante lembrar que, durante o trajeto, o rosto, tanto de quem está ao volante quanto dos passageiros, deve estar sempre protegido por uma máscara. É igualmente recomendado manter as janelas do carro abertas para gerar circulação de ar.
O que não utilizar na limpeza do carro – Produtos como agentes de limpeza domésticos e álcool (etanol, isopropanol, isopropílico ou higienizador de mãos) não são apropriados para a higienização do veículo.
Se utilizados, eles podem causar danos severos, como ressecamentos, manchas, desplacamentos de pintura e degradação de material.
Dicas gerais para quem não está utilizando o próprio veículo – Manter o tanque cheio e a bateria ligada são imprescindíveis para a conservação do motor. Além disso, é importante ligar o carro semanalmente, por pelo menos 15 minutos, em um local arejado, e andar um pouco com ele sempre que possível.
Outra dica para quem não está rodando, é a manutenção da pressão dos pneus, que devem ser calibrados no valor mais alto nesse período, conforme indicação do fabricante para o carro com carga máxima.
A limpeza do veículo é outro fator relevante: limpo por fora, ajuda na preservação da pintura, e, por dentro, diminui a proliferação de fungos e ácaros.
*Para ter direito aos benefícios da parceria entre Volkswagen e Assobrav, o profissional de saúde deve apresentar sua carteira de registo no Conselho competente diretamente no concessionário.