sexta-feira, 17 maio , 2024
28 C
Recife

FCA conquista crédito de €6,3 bilhões para transformação do setor automotivo italiano

A FCA Italy SpA (“FCA” ou “a Companhia”) – subsidiária integral da Fiat Chrysler Automobiles NV (NYSE: FCAU / MTA: FCA) – e outras empresas italianas do Grupo FCA anunciam que assinaram um contrato de três anos através de uma linha de crédito de 6,3 bilhões de euros com a Intesa Sanpaolo, o maior grupo bancário da Itália, cujos recursos serão dedicados exclusivamente às atividades da FCA na Itália e para apoiar as mais de 10.000 pequenas e médias empresas que compõem o setor automotivo italiano. A instalação será garantida pela FCA NV.

- Publicidade -

As empresas italianas da FCA confirmam o compromisso de implementar um extenso plano de investimentos para a Itália, onde a maioria dos quais já foi iniciada. Novas iniciativas incluem o desenvolvimento do novo módulo de motor híbrido da Termoli, que equipará o Jeep Renegade, o Jeep Compass e o Fiat 500X produzidos na fábrica de Melfi.

O ecossistema automotivo italiano é uma das áreas de força reconhecidas globalmente no país, além de ser uma das maiores áreas de know-how industrial e comercial especializado na Europa.

O setor é o maior investidor em pesquisa e inovação no país e, como tal, fundamental para a futura competitividade econômica da Itália em uma época caracterizada por rápidas mudanças tecnológicas. O setor automotivo responde por aproximadamente 6,2% do PIB italiano e cerca de 7% de todo o emprego no setor manufatureiro.

A FCA Itália e as empresas italianas do Grupo FCA confirmaram seu compromisso de implementar seu extenso plano de investimentos para a Itália, a maioria dos quais já foi iniciada em fábricas em todo o país, que está no centro da transformação do setor automotivo italiano em direção a uma baixa emissão, com modelos híbridos / elétricos e conectados.

- Publicidade -

Como parte desse plano, a FCA Itália iniciou recentemente a produção do novo Fiat 500 elétrico em Turim e dos híbridos plug-in Jeep Renegade e Jeep Compass em Melfi. A produção está prevista para começar também do novo super carro esporte Maserati MC20 na histórica fábrica de Modena.

No futuro, a fábrica de Pomigliano estará preparada para a produção do novo Alfa Romeo C-UV, o centro de fabricação de Turim para a produção do novo Maserati GranTurismo, GranCabrio (disponível também com propulsão elétrica), Maserati Ghibli e Levante (incluindo versões híbridas) e a fábrica de Cassino para produção do novo Maserati D-UV.

Além disso, novas iniciativas incluem o desenvolvimento do novo módulo de motor GSE / MHEV (Mild Hybrid) da Termoli, que equipará o Jeep Renegade, o Jeep Compass e o Fiat 500X produzidos em Melfi.

No Piemonte, investimentos significativos foram iniciados na antiga fábrica de Rivalta – para a construção do novo centro de distribuição de peças da marca Mopar – e no complexo Mirafiori, onde a FCA instalará unidades de produção de energia solar que consistem em painéis fotovoltaicos, um centro de montagem de baterias (Battery Hub) e iniciou o projeto piloto Vehicle-to-Grid, confirmando seu importante papel na eletrificação em nível europeu.

Os principais lançamentos de produção serão distribuídos ao longo de 2020 e 2021, com todos os lançamentos concluídos até 2022. Este ambicioso plano abrange a oferta de produtos para todas as marcas e locais de fabricação na Itália, incluindo atualizações significativas para grupos de transmissão.

- Publicidade -

A nova linha de crédito faz parte do plano mais amplo da FCA para apoiar o reinício seguro de suas operações italianas.

Isso segue um período sem precedentes em que medidas rápidas foram tomadas para proteger funcionários, famílias e comunidades durante a emergência do Covid-19 e resultaram em uma suspensão completa das atividades industriais e comerciais da FCA na Itália, com o impacto inevitável em todo o ecossistema automotivo na Itália.

Comentando o acordo, Pietro Gorlier, diretor de operações da FCA para a região EMEA, disse: “Diante de uma crise sem precedentes, este é um exemplo da Itália se unindo para proteger um ecossistema industrial vital. Os pontos fortes do governo, o maior banco de nosso país e a Fiat Chrysler Automobiles foram trabalhados para garantir que o sistema automotivo italiano como um todo possa continuar a desempenhar seu papel no reinício da economia da Itália. 100% do dinheiro que esta instituição vai fornecer será direcionado aos nossos negócios italianos e, portanto, às milhares de empresas e centenas de milhares de trabalhadores que dependem do relançamento bem-sucedido de todo o nosso setor, à medida que continuamos uma mudança transformadora para um novo veículo elétrico e híbrido”.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais