O passo mais recente da jornada evolutiva da Jeep foi dado ao mundo da eletrificação. Isso foi feito através de diferentes estágios que acompanharam a abordagem da marca a uma solução de propulsão híbrida plug-in capaz de aprimorar a lendária capacidade off-road de sua linha de SUVs.
A marca Jeep está dando outro grande passo evolutivo no sentido de respeitar o meio ambiente e reduzir o custo total de propriedade, introduzindo os novos veículos elétricos híbridos plug-in Renegade 4xe e Compass 4xe.
Uma solução híbrida que combina um motor de combustão interna e propulsão elétrica.
Cada veículo híbrido plug-in Jeep ostenta um emblema de 4xe, centrado nos pilares de eficiência, desempenho e responsabilidade.
Eles serão os SUVs Jeep com menor consumo de combustível de todos os tempos: a nova tecnologia 4xe oferecerá uma unidade de emissão zero e uma linha de novos modelos elétricos híbridos plug-in, destacando a autonomia e facilidades de carregamento.
O aumento do torque gerado pelo sistema de propulsão elétrica e a capacidade de ajustá-lo com extrema precisão garantem uma capacidade ainda maior de tração nas quatro rodas em qualquer terreno, para desafiar aventuras off-road.
Graças à tecnologia elétrica híbrida plug-in, as emissões de CO2 são inferiores a 50g/km no modo híbrido e o custo de propriedade é reduzido.
Tanto o Jeep Renegade 4xe como o Compass 4xe combinam um motor turbo a gasolina de 1,3 litros com um motor elétrico localizado entre o eixo traseiro, que é alimentado por uma bateria de 11,4 kWh que pode ser recarregada durante a condução ou por uma tomada externa em casa com o padrão doméstico.
Por si só, o motor turbo de 1,3 litro fornece uma potência de 130 cv ou 180 cv, além dos 60 cv produzidos pelo motor elétrico, totalizando 190 cv (versão Limited) ou 240 cv (Trailhawk e S).
Em termos de torque, o motor elétrico produz 250 Nm, enquanto o motor de combustão fornece 270 Nm. A combinação de um motor de combustão interna e as unidades elétricas garante mais desempenho:
Os principais elementos do trem de força Renegade e Compass 4xe são:
Um motor de combustão interna de 1,3 litro, quatro cilindros e turbo gasolina, que gera 130 ou 180 hp e 270 Nm de torque.
Dois motores elétricos, um dos quais localizado no eixo dianteiro e acoplado ao motor de combustão interna que, além de trabalhar em sinergia com o motor, podem atuar como um gerador de alta tensão, conforme necessário.
O segundo está localizado no eixo traseiro e possui redutor e diferencial integrado (“eixo eletrônico”). Entrega 60 hp de potência e 250 Nm de torque, gerando tração e recuperando energia durante a frenagem.
Uma bateria de 11,4 kWh, 400 volts, íons de lítio, níquel-manganês-cobalto alimenta o eixo e está localizada em uma posição segura sob o assento da segunda fila.
Um módulo integrado para controlar o carregamento das baterias de alta tensão e convencionais de 12V do carro, de tamanho compacto e montado no porta-malas.
A potência combinada das duas fontes de energia (elétrica e térmica) é de 190 cv ou 240 cv.
A bateria de 11,4 kWh permite que o Renegade e o Compass 4xe percorram um alcance médio de 50 km no modo totalmente elétrico e com emissão zero.
O sistema híbrido também inclui um inversor de potência (PIM) alojado dentro da bateria, que também é protegido contra danos.
Uma observação importante sobre o layout dos modelos Jeep 4xe é que o tamanho pequeno do módulo de carregamento colocado no porta-malas traseiros e a disposição do motor elétrico sob o piso significa que a capacidade é praticamente a mesma da versão convencional do motor (330 litros para Renegade e 420 litros para Compass – na configuração com assentos na posição vertical).
Modos de condução eletrificados – Os clientes do novo Jeep Renegade e Compass 4xe podem personalizar sua experiência de condução de acordo com suas necessidades específicas e o tipo de viagem, como viagens diárias na cidade, para as quais é ideal uma direção totalmente elétrica, ou emocionantes aventuras off-road em trilhas extremas em contato com a natureza no autêntico estilo Jeep.
O sistema possui três modos de operação – Híbrido, Elétrico e E-save. O modo desejado pode ser ativado usando a chave seletora localizada na frente da alavanca de câmbio.
Em todos os modos de direção, o sistema de frenagem regenerativa recupera energia durante as fases de direção passiva (como desaceleração ou frenagem leve). Além disso, Renegade e Compass 4xe viajam no modo híbrido quando a bateria atinge o nível mínimo de carga, independentemente do modo selecionado.
HYBRID é o modo padrão selecionado quando o carro é iniciado. Ele foi projetado para gerenciar e usar o sistema da maneira mais eficiente, otimizando a energia e minimizando o consumo de combustível.
O motor de combustão interna e o motor elétrico trabalham juntos de acordo com o tipo de estrada, com as fases de recuperação de energia da frenagem.
Inicialmente, o sistema favorece a condução elétrica (portanto, a energia é fornecida pelo motor elétrico). Quando a bateria atinge o nível mínimo de carga (chamado “SOC”, Estado de carga), o motor de combustão interna é usado para propulsão.
O sistema gerencia a inicialização e a intervenção por meio de um algoritmo de otimização (Hybrid Control Processor – HCP) projetado para maximizar os níveis de eficiência do sistema.
ELECTRIC é o modo que fornece um alcance médio elétrico total de 50 quilômetros* com zero emissões. Ele foi projetado para maximizar a experiência de direção elétrica por meio de uma calibração diferente do algoritmo de otimização HCP.
O carro dirige no modo somente elétrico, desde que haja carga suficiente na bateria. O sistema muda automaticamente para o modo HÍBRIDO quando a bateria está completamente descarregada ou quando o motorista inicia a partida. Pode ser alcançada uma velocidade máxima de até 130 km / h. Este é o modo ideal para viajar nos centros das cidades com restrições de tráfego e emissão.
O E-SAVE , por outro lado, é o modo de manutenção da carga da bateria ou de carga durante a condução usando o motor de combustão interna.
O modo E-SAVE suporta dois modos secundários, chamados Economia de bateria (E-SAVE passivo) e Carga da bateria (E-SAVE ativo), que podem ser ativados na tela do sistema Uconnect.
E-SAVE passivo ou economia de bateria: mantém o estado de carga da bateria através do uso predominante do motor de combustão interna;
E-SAVE ativo ou carga da bateria: carrega a bateria em até 80% através da operação do motor de combustão interna no qual o gerador elétrico dianteiro combinado atua.
No modo HYBRID – o algoritmo de otimização (HCP) garante a eficiência do sistema, modulando a intervenção conjunta de motores elétricos e motores de combustão interna de acordo com o nível de carga da bateria.
O algoritmo HCP modula automaticamente a distribuição de torque entre os motores elétricos e o motor de combustão interna. O motor de combustão interna intervém sempre que o desempenho necessário excede o desempenho do motor elétrico sozinho.
O algoritmo de otimização de direção no modo HYBRID foi projetado para gerenciar o carro na configuração mais eficiente de acordo com os seguintes fatores:
- Nível de energia (estado de carga) da bateria;
- Mapas de eficiência de motores elétricos e motores de combustão interna;
- Pedidos de desempenho pelo driver;
- Viagens e situações ambientais (gradientes, temperaturas ambientes etc.).
A intervenção do motor de combustão interna durante a condução pode depender de várias combinações desses fatores.
Quando o nível de carga da bateria é baixo, o motor de combustão interna é ligado para fornecer o torque necessário às rodas dianteiras, compensando a falta de propulsão elétrica das rodas traseiras.
Frenagem regenerativa – A frenagem regenerativa é um elemento fundamental da natureza ecológica dos modelos Jeep 4xe, permitindo recuperar a energia cinética durante todas as fases de desaceleração ou frenagem.
A energia é armazenada na bateria em vez de ser dissipada como calor nos discos de freio. O sistema de freio convencional é usado para parar o carro em caso de frenagem de emergência ou ao viajar em velocidades muito baixas.
e-Coasting – Este modo intervém no lugar do freio de escape quando o acelerador é liberado, permitindo a recuperação de energia ao diminuir a velocidade, mesmo com o pedal do freio liberado. Pode ser diferenciado por um botão no túnel central, localizado sob a alavanca de câmbio.
A frenagem regenerativa está sempre ativa, independentemente do modo de condução (motor de combustão interna ou motor elétrico) para maximizar a recuperação de energia quando os pedais do acelerador e do freio são liberados.
O modo e-Coasting pode ser ativado no Renegade e no Compass 4xe quando a transmissão estiver na posição “D” (Drive).
Pressionando o botão ‘e-Coasting’, a intensidade de quebra pode ser ativada de acordo com dois níveis diferentes, mais ou menos intensos.
Uma luz de aviso no visor do painel de instrumentos indica a ativação através de duas cores diferentes:
- Branco (“Normal”) se a função “Intenso” estiver selecionada, mas não ativa (pedal do acelerador não liberado);
- Verde, se a função “Intenso” estiver selecionada e ativa (pedal do acelerador liberado).
Após a função mais intensa ter sido ativada pelo motorista, a calibração de frenagem regenerativa fica mais ousada ao parar, ou seja, quando o motorista não está pressionando o pedal do acelerador. Esse recurso reduz a velocidade mais rapidamente do que a frenagem regenerativa padrão e gera mais eletricidade a ser transportada para a bateria.
Uma mensagem dedicada aparecerá no painel de instrumentos durante a transição da função “Intensa” para “Normal” e vice-versa.
Opções de carregamento – Carregar o novo Renegade e Compass 4xe é simples e fácil de usar. Ambos oferecem integração entre os smartphones e a tela sensível ao toque de 8,4 polegadas do sistema Uconnect, para gerenciar o carregamento de acordo com os requisitos e estilo de vida específicos dos clientes e diretamente do carro ou remotamente usando o aplicativo.
A unidade elétrica no eixo traseiro é alimentada por uma bateria que pode ser carregada enquanto você dirige (no modo e-coasting, que carrega a bateria usando o torque negativo do freio do motor) ou através de uma tomada externa: em casa , com um plugue doméstico e o cabo fornecido ou com um ponto de carregamento público, usando o cabo específico (modo 3, padrão ou opcional, dependendo do mercado).
Para otimizar os tempos de carregamento e oferecer uma solução doméstica conveniente e adicional, o easyWallbox está disponível, conectado a uma tomada doméstica normal e permite um carregamento seguro.
Este sistema foi desenvolvido pela ENGIE EPS exclusivamente para a FCA e é comercializado pela Mopar na Europa. É uma solução “plug & play” simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo recarregar o Renegade ou o Compass 4xe em casa com até 2,3 kW de energia de carregamento em menos de 5 horas (o tempo pode variar de acordo com o existente sistema elétrico), sem a necessidade de intervenção de pessoal qualificado.
Além disso, o easyWallbox pode ser atualizado para 7,4 kW, fornecendo uma carga completa em casa em menos de duas horas (100 minutos).
A eficiência de combustível (consumo de cerca de 2 litros para rodar 100 km no modo híbrido) e responsabilidade ambiental (menos de 50 g/km de CO 2 no modo híbrido *).
* De acordo com o ciclo NEDC2 – a figura específica pode variar dependendo da combinação de equipamento / versão.