quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Controle de Cruzeiro Preditivo garante melhor dirigibilidade e economia de combustível ao Novo XF

O novo XF, recém-lançado pela DAF Caminhões Brasil, traz ainda mais atributos que comprovam a sua robustez, conforto e tecnologia, e que resultam em redução no consumo de combustível, podendo chegar a até 14% menos do que a versão do caminhão anterior.

Um dos principais diferenciais tecnológicos do novo extrapesado é o Controle de Cruzeiro Preditivo.

- Publicidade -

Trata-se de um piloto automático, que utiliza GPS para determinar a localização exata do caminhão, bem como as condições de carga do veículo e relevo esperados até os próximos dois quilômetros.

Dessa forma, é possível usar as informações para determinar a velocidade ideal dentro de um intervalo especificado, com a correta escolha de marcha e utilização da própria inércia do veículo em conjunto com seu torque e potência.

A tecnologia DAF permite que o motorista usufrua de todos os recursos do Controle Preditivo de Cruzeiro mesmo se o caminhão nunca tiver passado por aquela via.

- Publicidade -

Isso é possível pela combinação das informações provenientes do GPS e o mapeamento prévio das rodovias, processadas por um computador de bordo de última geração.

“Esta tecnologia se encaixou perfeitamente à realidade das condições de operação no Brasil. Nosso país tem um relevo muito diverso, com vários trechos de rodovias repletos de aclives e declives, que exige muita precisão no controle da velocidade e troca de marchas, para que não haja um consumo excessivo de combustível. Este é o ponto-chave da nossa tecnologia, com diversos benefícios para o caminhoneiro e o transportador”, explica Alan Messias, Gerente de Projeto da DAF Caminhões Brasil.

Tecnologias – Dentro de seu conjunto tecnológico, o novo XF também conta outros importantes recursos para melhorar a dirigibilidade e a segurança do motorista.

- Publicidade -

Um deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução.

Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada ou temperatura excessiva que possa interferir no desgaste, atrito e até mesmo na segurança da operação.

Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O monitor de nível de energia da bateria é outro recurso que auxilia o motorista. Com essa função, é possível sinalizar quando a carga estiver abaixo do adequado.

Outro benefício é que o dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

O Sistema de Frenagem de Emergência Avançada é outro aliado na direção, já que freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal.

O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

Outro importante recurso é o Sistema de Aviso de Saída da Faixa. O dispositivo alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista.

Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

“O novo XF, disponível em todas as concessionárias da marca, traz inúmeras novidades que contribuem para melhor dirigibilidade, segurança do motorista, e robustez. Foram quatro anos para desenvolvimento e adaptação às necessidades brasileiras. Certamente, esse modelo será referência entre os transportadores em nosso país”, comenta Alan Messias.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn