O novo Grand Wagoneer Concept, apresentado hoje em Detroit (Estados Unidos), marca o renascimento de um ícone norte-americano e antecipa a visão moderna do próximo SUV premium da Jeep.
A estreia do impressionante e sofisticado Grand Wagoneer Concept posiciona o lendário nome Wagoneer como a extensão premium da marca Jeep.
O modelo definirá o conceito “american premium”, oferecendo uma experiência única e sem precedentes aos clientes.
“Nosso Grand Wagoneer Concept é o primeiro passo para o renascimento do Wagoneer, um genuíno ícone norte-americano. Com a eletrificação chegando a todos os modelos da Jeep nos próximos anos e a reintrodução do Wagoneer, cresceremos rapidamente em novos segmentos e espaços premium”, disse Christian Meunier, presidente global da marca Jeep.
“O Wagoneer está inquestionavelmente ligado às raízes da lendária marca Jeep e seu legado incomparável de capacidade, autenticidade e liberdade. Seu retorno nos permite entrar totalmente nos segmentos premium com novos níveis de design e recursos sofisticados de segurança e tecnologia”, acrescentou Meunier.
“À medida que os veículos Jeep trazem capacidade, eficiência e desempenho para o mercado de SUVs, o Wagoneer se tornará uma luxuosa família de veículos que mais uma vez redefinirá o conceito ‘american premium’ para se tornar o auge da sofisticação, autenticidade e mobilidade moderna”.
O Grand Wagoneer Concept conta com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de propulsão eletrificado, sofisticados sistemas off-road 4×4 e uma seleção incomparável de interiores premium luxuosos, incluindo o primeiro display para passageiros em um SUV.
“Por mais de um quarto de século, os primeiros Wagoneer e Grand Wagoneer desenvolveram um novo segmento para o consumidor norte-americano. O novo Grand Wagoneer Concept é a interpretação moderna de um ícone atemporal que antecipa nossa recriação do SUV premium de referência”, disse Meunier.
Nascido nos Estados Unidos em 1962 como um modelo de 1963, o Wagoneer foi o precursor do SUV moderno ao se tornar o primeiro veículo com sistema de tração nas quatro rodas acoplado a uma transmissão automática.
Duas décadas depois, o Grand Wagoneer de 1984 simbolizou o nascimento do SUV premium, oferecendo aos compradores uma combinação sem precedentes de itens de série que incluíam estofamento de couro, ar-condicionado, rádio estéreo AM/FM/CB e sistema de isolamento acústico, com um aumento espetacular de potência e torque.
Sempre na vanguarda, esta família de veículos exibia um design artesanal e, ao mesmo tempo, exalava classe, elegância e distinção. Essa fórmula é mantida no novo Grand Wagoneer Concept.
“O Grand Wagoneer original foi o primeiro SUV premium da história, cujo design atemporal combinado com o espírito norte-americano o fez ocupar um lugar especial em muitos corações”, disse Ralph Gilles, head de Design da FCA.
“O Grand Wagoneer Concept é inspirado no original, mas recebe uma interpretação moderna de luxo e liberdade. Procuramos criar um design elegante com uma silhueta imperecível, com inúmeros e marcantes detalhes artesanais que se unem numa imagem integral de presença indiscutível ”.
“O interior do Grand Wagoneer Concept é espaçoso e apresenta materiais premium que acentuam a obsessão de nossa equipe pela atenção aos detalhes e que prestam homenagem ao artesanato puramente norte-americano”, acrescentou Gilles.
“O cockpit totalmente digital utiliza tecnologias de ponta na indústria automotiva que são excepcionalmente bem representadas graças ao uso extensivo de telas e ao uso limitado de botões. Com isso, pretende-se colocar o foco em uma experiência intuitiva e agradável para o motorista e passageiros ”.
Com este novo carro conceito, o Grand Wagoneer oferece – pela primeira vez em sua história – uma espaçosa terceira fila de assentos.
As versões de produção do Wagoneer e do Grand Wagoneer estão programadas para chegarem às concessionárias nos Estados Unidos no próximo ano e serão produzidas na planta de Warren, no estado do Michigan (EUA), perto do centro de Detroit.
Como uma homenagem à fábrica e sede da empresa, o telhado de vidro panorâmico exibe um mapa da cidade e sua área metropolitana.
Quando a versão de produção do Grand Wagoneer chegar no exterior no próximo ano, terá capacidade líder em sua categoria, cortesia de três sistemas 4×4 disponíveis e a renomada suspensão pneumática Quadra-Lift, dinâmica de direção premium com suspensão dianteira e traseira independentes, capacidade de reboque incomparável, desempenho potente, tecnologia avançada, segurança e conectividade, um novo nível de conforto e o melhor volume de passageiros de seu segmento – envolto em um design elegante e deslumbrante.
O Grand Wagoneer Concept redefine como deve ser o SUV premium definitivo
O Grand Wagoneer Concept é a referência para o SUV premium do futuro no mercado com um firme compromisso com a modernidade e autenticidade.
Seu impressionante design exterior é dominado pela impactante carroçaria em azul claro Artic Ice com as letras do nome Wagoneer iluminadas acima da grade. A equipe de Design criou uma fonte exclusiva.
O design exterior do Grand Wagoneer Concept é ancorado por uma proeminente grade com as sete fendas icônicas da marca Jeep com detalhes em Obsidian Black.
Cada espaço acima e entre cada fenda é iluminado para criar um design elusivo de LED, o que contribui para realçar as dimensões do painel frontal.
Em ambos os lados estão fixados ainda projetores de LED bifuncionais em madeira de teca genuína.
A funcionalidade de um design premium tem sua máxima expressão nas placas de proteção dianteiras e nos ganchos de reboque de alumínio preto.
O Grand Wagoneer Concept apresenta um perfil imponente e distinto. O Grand Wagoneer Concept SUV traz rodas de alumínio com acabamento em Obsidian de 24 polegadas e vários raios, com elementos impressos em 3D logo abaixo dos icônicos arcos das rodas trapezoidais.
Uma tampa de roda de três peças apresenta o logotipo Wagoneer suspenso em acrílico.
No terço inferior de ambas as portas dianteiras está o nome Gran Wagoneer gravado com letras de alumínio e detalhes em cobre.
Uma bandeira norte-americana envolve as letras e homenageia o país de origem da marca.
As luzes em LED envolvem a traseira do veículo e criam uma forma sólida e uma imagem mais sofisticada que reforça a declaração estética deste conceito.
Um difusor sutil está localizado sob a porta traseira para melhorar a aerodinâmica do veículo.
O pacote completo de luzes em LED externas, incluindo grupos óticos dianteiros, traseiros e faróis de neblina, permitem que o Grand Wagoneer Concept brilhe em qualquer ambiente.
A elegância deste conceito é evidente antes mesmo de abrir as portas.
Por meio da ativação remota, o conjunto de luzes em LED exterior captura a atenção de todos com uma sequência de “boas-vindas” que parece reviver o conceito.
Um amplo teto panorâmico fornece luz natural abundante a todos os ocupantes e expande visualmente o espaço interior do veículo. Ele é rodeado por dois trilhos com quatro laços duplos de madeira de teca e uma moldura de bronze.
Essa madeira, elegante e forte ao mesmo tempo, transcende o uso quase exclusivo em iates e em propriedades extravagantes e hoje é a material premium escolhida por designers de muitos setores diferentes.
Um interior que cria um luxuoso ambiente, rico em herança e tradição
O Grand Wagoneer representa o que há de mais moderno em interiores de SUVs grandes premium graças a seu estilo americano moderno e acabamento meticuloso cheio de detalhes e elementos exclusivos.
Fazendo jus ao seu nome, o Grand Wagoneer Concept oferece um interior enorme para sete pessoas graças às suas duas primeiras filas confortáveis com assentos independentes e uma terceira fila de bancos para três passageiros (pela primeira vez em um Grand Wagoneer).
O ambiente descontraído do interior, acentuado pelo uso de luz ambiente personalizável em cor e intensidade, oferece uma sensação de conforto para todos os ocupantes.
A amplitude do espaço interior é realçada por grandes janelas que lembram uma estufa, uma característica que distinguia o Grand Wagoneer original e que a Jeep traz de volta para esta interpretação moderna.
Assim como ofereceu “uma janela para o mundo” aos ocupantes, o Grand Wagoneer Concept, inspirado no projeto arquitetônico e no transporte de primeira classe, cria um ambiente único para cada passageiro.
A grande maioria das características do interior homenageia a rica história do Grand Wagoneer, como o volante de dois raios.
A abertura da porta do motorista revela uma inscrição na borda externa do painel de instrumentos – EST. 1963 – que presta homenagem ao primeiro Wagoneer de produção.
Uma combinação premium de materiais sustentáveis
O Grand Wagoneer Concept oferece o interior mais espaçoso e premium de todos os tempos, com mais refinamento e distinção.
Dentro da cabine, uma lâmina de vidro ônix atravessa todo o painel de instrumentos para destacar com elegância a amplitude da cabine.
O vidro é um material sustentável e totalmente reciclável que oferece benefícios ambientais e é feito a partir de uma abundante matéria-prima natural.
Esta tira de vidro ônix parece flutuar em uma placa estrutural de alumínio bruto, o mesmo material usado para os alto-falantes das portas, a alavanca de câmbio e os contornos das aberturas.
Ele também apresenta em todo o painel de instrumentos e nas portas dianteiras um 3D de madeira de sicômoro tratada termicamente e a palavra Grand Wagoneer inscrita em alumínio no painel de instrumentos do lado do passageiro.
Abaixo da placa de alumínio estrutural, o console central emerge, adicionando um elemento de design fluido à espaçosa cabine.
Enquanto o Grand Wagoneer original era caracterizado pela utilização abundante de madeira por fora, o Grand Wagoneer Concept o faz pelo uso massivo desse mesmo material por dentro.
Este é apenas um dos inúmeros exemplos de como a equipe de design foi capaz de recontar um novo capítulo do veículo primitivo de uma forma moderna.
Enquanto o Grand Wagoneer original era caracterizado pelo uso abundante de madeira por fora, o Grand Wagoneer Concept o faz pelo uso massivo desse mesmo material por dentro.
Este é apenas um dos inúmeros exemplos de como a equipe de design foi capaz de recontar um novo capítulo do veículo inicial de uma forma moderna.
Outros detalhes interiores sustentáveis incluem um teto estofado em um tipo de couro de camurça reciclável feito de microfibras, tapetes de fibra Thrive – um material reciclado – e estofamento de material sintético sustentável para os assentos, console, portas e painel de instrumentos.
Tecnologia para motorista e passageiros
Todo o espaço do painel de instrumentos é praticamente ocupado pelas 45 polegadas das quatro telas que cumprem várias funções de ajuda e informação. Uma primeira tela de 12,3” atrás do volante projeta dados importantes para o motorista.
Uma segunda tela touch de 12,1” no console central horizontal permite gerir o sistema de infoentretenimento, enquanto uma terceira tela de 10,25”, localizada por baixo da anterior e separada deste pela placa de aço estrutural, serve como elemento de conforto.
Além disso, o copiloto tem à disposição uma quarta tela de 10,25 ”.
A segunda fila de assentos também tem mais 30 polegadas de três novas telas: uma de conforto de 10,25 “, localizada no console central entre os dois assentos, e outras duas de entretenimento de 10,1” cada para os dois passageiros da segunda fileira.
O sistema Uconnect 5 oferece velocidades operacionais 5 vezes mais rápidas do que a geração anterior.
Possui mais conectividade e mais conteúdo, é mais prático e agrega mais possibilidade de customização, que se convertem no sistema Uconnect mais avançado de todos os tempos.
Além disso, o sistema operacional Android do Uconnect 5 estabelece as bases para acessar uma ampla gama de aplicativos que respondem imediatamente às crescentes demandas em termos de experiência do usuário.
O Grand Wagoneer Concept apresenta o único sistema de áudio para veículos fabricado pela McIntosh.
A histórica marca de luxo americana, conhecida por seus famosos sistemas de som doméstico, oferece um conjunto com 23 alto-falantes feitos sob medida para este conceito e conectados a um amplificador de 24 canais que, juntos, proporcionam uma experiência auditiva envolvente.
Todos os componentes são projetados em alumínio e preto brilhante, fiel à estética dos sistemas McIntosh para o lar.
Avançada tecnologia premium para veículo elétrico
O Grand Wagoneer apresenta um powertrain elétrico híbrido plug-in (PHEV) em linha com os planos da Jeep de oferecer opções de eletrificação em todos os seus modelos nos próximos anos.
A eletrificação vai modernizar a Jeep em sua busca para se tornar líder em tecnologia verde premium comprometida com o meio ambiente.
Esses veículos serão os Jeep mais eficientes e ecologicamente corretos já feitos e proporcionarão uma experiência de direção tranquila e silenciosa ao ar livre, ao mesmo tempo em que elevam o desempenho, as capacidades off-road e a diversão nas estradas graças ao maior torque e resposta imediata.
História do Wagoneer/Grand Wagoneer
Nascido nos Estados Unidos em 1962, o Jeep Wagoneer foi o primeiro veículo com tração nas quatro rodas equipado com transmissão automática, tornando-se assim o precursor dos SUVs modernos.
Foi também o primeiro veículo deste tipo a combinar as capacidades de tração integral com uma condução de qualidade de vanguarda, uma aparência elegante e um interior premium.
A suspensão dianteira independente era opcional, enquanto o sistema Quadr-Trac®, o primeiro de tração nas quatro rodas permanente, foi introduzido em 1973.
A estreia do Grand Wagoneer em 1984 significou o surgimento do SUV premium ou, para os compradores, uma combinação sem precedentes de itens de série que incluíam estofamento de couro, ar condicionado, rádio estéreo AM/FM/CB e isolamento acústico.
Considerado “o padrão de ouro do mercado de SUVs”, o Grand Wagoneer usava um V8 de 5.9L com grande potência e torque e a melhor capacidade de reboque em seu segmento.