sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

VWCO em Resende (RJ) passou por uma verdadeira revolução

Com investimentos de R$ 500 milhões, o complexo de desenvolvimento e produção da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) passou por uma verdadeira revolução para abrigar uma das mais modernas linhas de caminhões da América Latina, dedicadas exclusivamente aos novos extrapesados Volkswagen.

Desde a armação até o acabamento da cabine, todo o processo foi criado de acordo com os conceitos de manufatura 4.0, com robótica avançada e inteligência do Big Data para maior produtividade e segurança na operação. Agora a fábrica da VW Caminhões e Ônibus em Resende conta com mais de 70 robôs, sendo um terço deles dedicados à linha Meteor, além de um sistema de dados 100% em nuvem para construir a nova cabine.

- Publicidade -

Os recursos foram aplicados na instalação de um novo processo para armação da cabine, com 80% de automação, e também na construção de um prédio de cerca de 4,5 mil metros quadrados dedicados ao acabamento do caminhão com a montagem de mais de 1.000 peças do interior da cabine.

O investimento contempla ainda uma nova área logística para garantir a maior eficiência no abastecimento e estoque de componentes. Equipamentos mais modernos também passam a compor a linha de montagem final para ganhos de eficiência e produtividade.

Cabines com chip – Dentro do conceito de Big Data, a cabine recebe um chip que permite sua identificação durante todo o processo de manufatura. Assim é possível programar os robôs à distância e também saber o status do veículo de qualquer parte do mundo. Essa informação armazenada em nuvem permite o acompanhamento em tempo real pelo time de especialistas da VWCO, de forma a utilizar a informação no alinhamento de toda a estratégia de produção e vendas.

- Publicidade -

Esse chip é instalado logo no início da montagem, ainda na linha de armação, que ocupa uma área de 2,8 mil metros quadrados e abriga mais de 130 novos equipamentos, responsáveis por um processo de solda que é 100% automatizado pela primeira vez na VWCO, chegando a executar 2.846 pontos de solda. A análise de qualidade final também segue a mesma linha, com câmeras cuidando de toda a medição para assegurar a perfeição da cabine. Os robôs cuidam ainda de operações de aplicação de cola, fixação de pinos e transporte das placas metálicas.

Inéditos veículos guiados automaticamente – No novo prédio de acabamento da cabine, mais inovações, afinadas com o que de mais moderno se faz na Europa. Pela primeira vez, a VWCO emprega veículos guiados automaticamente (os chamados AGVs) para transporte do veículo em sua linha de montagem. Isso traz a flexibilidade tão característica ao modelo de produção da montadora, permitindo adaptações rápidas, ao mesmo tempo em que otimiza recursos.

Os AGVs navegam por indução a partir de frequências embutidas no piso do prédio. Há todo um sistema inteligente para tornar sua operação mais eficiente: scanner de rastreamento para evitar colisões e uma estação de carregamento automático de suas baterias também instalado no piso.

- Publicidade -

A movimentação de toda a linha é feita de forma automática, controlada pelo sistema de Big Data. As informações do processo ficam disponíveis em telas ao longo de toda a linha, em cada um dos 15 postos de montagem.

Essa hiperconectividade controla cada etapa e impede, por exemplo, o deslocamento de qualquer veículo sem a segurança necessária ou que a atividade tenha sido finalizada. A leitura inteligente é feita através de sensores instalados no prédio.

Em paralelo ao acabamento da cabine, há linhas de pré-montagens de suas portas, painel de instrumentos e teto, sequenciadas à programação da produção. O sistema eficiente de automatização também otimiza a utilização de um mesmo robô que aplica cola de teto, painel de instrumentos, para-brisa e vidro vigia. Outra novidade é a adoção de uma única cola para as quatro aplicações, diminuindo custos e resíduos ao meio ambiente.

Primeira linha fora da Europa – A nova família de extrapesados Volkswagen conta com a nova geração do motor MAN D26 13 litros, desenvolvida e produzida no Brasil, primeiro país fora da Europa a abrigar a linha do propulsor. Instalada na fábrica da MWM em São Paulo, a nova linha foi concebida especialmente para o motor que equipa os maiores e mais potentes caminhões VW o mundo.

Da concepção ao pós-vendas: treinamento integral para a nova família de extrapesados VW – Os novos extrapesados da VW foram projetados, desde sua concepção, para a eficiência não só na operação, mas também em todo o seu processo de fabricação, chegando até ao pós-vendas.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus investiu em treinamento intensivo, seja para os colaboradores do Consórcio Modular ou fornecedores de modo que 100% da cadeia esteja capacitada.

De treinamentos em formato de games até a tecnologia 360°, realidade aumentada e simulações virtuais, a VWCO não poupou esforços. É assim que os caminhões lançados agora já chegam com um pacote completo de vendas e serviços, fabricados com alto nível de excelência, seguindo conceitos da manufatura 4.0.

Desde 2017, profissionais da montadora simulam sua montagem e desmontagem por centenas de vezes para que cada trabalho ocorra com ergonomia e no melhor aproveitamento dos recursos, seguindo os mais altos níveis de confiabilidade que o mercado reconhece nos veículos da marca.

Na chamada Planta Piloto, área conhecida como fábrica-laboratório da VWCO em Resende (RJ), multiplicadores desse conhecimento participam da definição do escopo e passo a passo do processo para depois compartilharem o treinamento com toda a fábrica.

Em paralelo, as equipes de assistência técnica, atendimento ao cliente, incluindo o ChameVolks, são treinadas para que já conheçam o produto desde sua origem e influenciem em seu desenvolvimento para garantir o melhor pós-vendas à nova família de extrapesados da Volkswagen, com facilidade de manutenção, peças sob medida e agilidade nas soluções. O trabalho também envolve profissionais da rede de concessionárias e importadores.

Preparação extrapesada – A rede de concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus já está preparada para atender de forma diferenciada a todas as peculiaridades do cliente do segmento de extrapesados, oferecendo novos serviços e atendimentos diferenciados. Todo caminhão VW extrapesado que entrar em alguma das mais de 140 concessionárias em todo o país emitirá um sinal para a VWCO, e um técnico especializado entrará imediatamente em contato com o concessionário, a fim de agilizar o atendimento.

Com treinamentos 100% on-line para o primeiro momento, os materiais técnicos, comerciais e de conectividade para capacitação da rede, foram criados com todo o conhecimento prático da área de Desenvolvimento da Rede em sinergia com os demais setores da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Com novos recursos de aprendizagem, como filmagem 3D e realidade virtual, os treinamentos para a rede contam também com uma plataforma on-line completa com materiais exclusivos sobre a nova linha em três idiomas: português, espanhol e inglês. Além disso, toda a rede de concessionários VWCO terá um time dedicado de assistência técnica e vendedores especialistas na nova linha VW Meteor.

VW Caminhões e Ônibus avança em nacionalização e anuncia investimento de R$ 8 milhões no Centro de Distribuição de Peças de Vinhedo – A Volkswagen Caminhões e Ônibus trabalhou forte na nacionalização de fornecedores de peças, trazendo para os novos extrapesados VW Meteor e VW Constellation uma maior disponibilidade de itens, além de preços competitivos no mercado de reposição, que impactam diretamente no TCO (custo total de operação) do veículo.

Além disso, com um investimento de R$ 1,3 milhão até 2021, no Centro de Distribuição de Peças de Vinhedo (SP), a VW Caminhões e Ônibus traz novidades em suas linhas de peças e acessórios, que serão distribuídas para toda a rede de concessionários.

O investimento faz parte de um ciclo até 2022, com aporte que alcançará R$ 8 milhões, aplicados na ampliação da área em mais 4.000metros quadrados, passando assim dos atuais 32 mil m² para 36 mil m², além de novos processos para avançar ainda mais em eficiência logística.

O setor de Peças e Acessórios é responsável por enviar e comercializar peças e componentes de reposição para abastecer a rede de mais de 140 concessionárias em todo o Brasil, além dos cerca de 30 países para os quais a empresa exporta seus veículos. Os números impressionam: anualmente mais de 4 milhões de peças são embaladas, num universo de mais de 32 mil itens disponíveis.

Linhas completa de Peças e Acessórios contribuem para o sucesso dos novos extrapesados – A Volks GreenLine, linha de peças remanufaturadas da VWCO, apresenta itens como motores, cabeçotes, turbocompressores, injetores de combustíveis, sincronizadores de transmissão e kits de embreagem, que compõem o portfólio de produtos e soluções no pós-vendas. A oferta desses produtos tem foco na redução do TCO e estimula ações de sustentabilidade no mercado.

Já a linha de lubrificantes Almax, comercializada na rede de concessionários, traz o Almax Premium Lubrificante Original 10W40, formulado especialmente para caminhões e ônibus Volkswagen que utilizam motores D08 e D26.

Sua composição 100% sintética é ideal para motores a diesel de trabalho pesado, oferecendo alta performance na proteção contra o desgaste e proporcionando maior economia de manutenção. Sua tecnologia de aditivação ativa potencializa o desempenho de proteção contra a corrosão por ácidos, depósitos e atrito, aumentando significativamente a vida útil dos principais componentes do motor.

Outra novidade da linha Almax é a nova plataforma Almax Mais 2.0, uma inovação no já conhecido programa de relacionamento de lubrificantes Almax, que agora terá também um aplicativo para facilitar o acesso de clientes e vendedores às diversas vantagens e prêmios.

Os Kits Sob Medida também estarão disponíveis para a nova linha de caminhões VW, com itens importantes para a manutenção do seu veículo e um portfólio completo para que o cliente possa fazer a manutenção, sem precisar trocar toda a peça do caminhão.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn