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Previsibilidade e a sua importância para o futuro da indústria e da cadeia automotiva

Por Roberto Matarazzo Braun*

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A indústria automotiva é um dos setores que mais foi afetado pela imprevisível pandemia de covid-19.

Tivemos suspensões das atividades produtivas para proteger a saúde dos nossos colaboradores, redução de salários e jornada para preservação dos empregos, novas medidas de distanciamento e higienização de equipamentos, diminuição de margem devido à alta do dólar, risco de falta de matéria-prima e expressiva redução nas vendas de veículos, apenas para citar alguns dos principais desafios.

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Todos esses fatores afetaram sobremaneira o nosso planejamento. Isso já representa muito, mas ainda tem mais.

Eu explico. Recentemente, foi aprovada na Câmara dos Deputados e, na sequência, no Senado, a Medida Provisória 987/2020, que prorroga o incentivo fiscal federal para as indústrias automotivas localizadas na Região Centro-Oeste.

Para completar o processo legislativo e entrar em vigor, ela ainda precisa ser sancionada pelo Presidente da República.

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E, assim, um incentivo que era para durar incialmente por 10 anos, já está em vigor há duas décadas e agora, a dois meses do seu término, pode ser novamente estendido por mais cinco anos.

A extensão desse benefício federal é questionável, considerando que o prazo de vigência do regime já teria sido suficiente para a recuperação de investimentos realizados e a extensão do prazo por mais cinco anos dificilmente atrairá novas montadoras, com atração de investimentos e geração de empregos expressivos para a região.

Também não há por que se falar da necessidade de compensação de custos logísticos, uma vez que a região Centro-Oeste é considerada localização ideal para a instalação de centros de distribuição de alcance nacional.

Essa medida afeta diretamente a previsibilidade das empresas localizadas em outras regiões do Brasil, impactando diretamente os investimentos já realizados e afastando os novos, pois o empresário precisa de cenários claros para investir com segurança.

Trata-se de um jogo de soma com resultado negativo, uma vez que gera alguns empregos automotivos na região incentivada, mas fecha empresas e destrói empregos e renda nas outras regiões do País, comprometendo o presente e o futuro.

O prazo entre a concepção, o desenvolvimento e o lançamento de um veículo é de cerca de cinco anos.

O plano de negócios considera o valor investido e o retorno com as vendas futuras, estimando volumes e preços de vendas do produto da empresa e dos concorrentes do mesmo segmento.

O incentivo regional traz um desequilíbrio nesse cenário de competição, na medida em que pode ser utilizado para redução de preços e aumento de volumes de vendas não previstos no plano de negócios original.

A falta de previsibilidade traz muitas incertezas para o plano de negócios de empresas do setor automotivo, mas afeta igualmente qualquer setor, seja indústria, comércio ou serviços.

Trata-se de mais um caso de ausência de estabilidade nas regras, ou seja, risco regulatório, com repercussão internacional, afetando a imagem e a atração de novos investimentos para o Brasil.

Hoje a indústria automotiva carece de uma política igualitária para todas as empresas.

Entretanto, até o momento, a previsibilidade parece cada vez mais distante. Os ganhos de curto prazo são parciais (e apenas para alguns).

Os de longo prazo, no entanto, ficam cada vez mais distantes e prejudicam a todos. Esperamos que a reforma tributária seja rapidamente concluída e aprovada, corrigindo essas distorções e oferecendo a necessária previsibilidade, esta sim que permite a atração de novos investimentos, geração de empregos e renda em longo prazo, tão necessários ao desenvolvimento de nosso País.

*Roberto Matarazzo Braun é diretor de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil.

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