quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Conheça as causas de falta de vácuo que provoca falhas no motor dos veículos

Problema pode estar relacionado à estanqueidade de todos os componentes do sistema de vácuo, se isso ocorre é necessário substituir a peça danificada.

A Pierburg, marca pemium com presença global em componentes mecatrônicos que fornece para as principais montadoras comercializada no mercado de reposição pela Motorservice, divisão que também é responsável pelos produtos da Kolbenschmidt (KS) e BF, destaca possíveis causas de falta de vácuo que pode levar as falhas no motor dos veículos.

- Publicidade -

A marca, que investe em soluções e suporte para contribuir com a qualificação e melhoria da capacitação dos profissionais, com divulgação de informativos técnicos, alerta que, muitas vezes, os reparadores na busca de encontrar o problema acabam confiando na memória de erros OBD e ignoram as causas simples que podem estar relacionadas ao sistema de vácuo do veículo.

Em muitos veículos, o vácuo é inserido como energia auxiliar. Todo componente do sistema de vácuo pode ter um vazamento, pelo qual o vácuo escapa. Por isso, o reparador deve observar as seguintes condições:

– Mangueiras defeituosas (porosas, mordeduras de roedores, conexões não estanques);

- Publicidade -

– Válvulas eletropneumáticas, como por exemplo, válvula de regulação da pressão de admissão;

– Vazamentos nas válvulas de retenção/no reservatório de vácuo;

– Membranas ou vedações defeituosas/porosas nos atuadores pneumáticos.

- Publicidade -

Os profissionais devem ficar atentos também às falhas que podem indicar defeitos na alimentação de vácuo, tais como:

• Falhas dos componentes da recirculação dos gases de escape e do sistema de ar secundário (no motor a gasolina). Como esses erros são relacionados a poluentes, que são monitorados pelo On-Board-Diagnosis, o veículo pode entrar no modo de emergência.

• Potência de frenagem pode ser significativa no caso de várias

frenagens rápidas e consecutivas (condução em declive).

• Regulagem do turbocompressor e a válvula reguladora de diesel estão sem função. Isto pode levar às reclamações “motor com trepidação” ou “falhas de ignição motor”.

• Dispositivos de conforto falham parcial ou totalmente.

• Potência reduzida devido a um ajuste incomum do comprimento ou da válvula no tubo de aspiração.

Em caso de danos, a Pierburg recomenda verificar a estanqueidade de todos os componentes do sistema de vácuo e substituir a peça danificada.

Quando o veículo apresenta problema no sistema de vácuo possui os seguintes sintomas:

• Falhas de ignição motor em caso de carga parcial;

• Motor com trepidação;

• Modo de emergência;

• Diminuição da potência de frenagem;

• Falta de potência com carga máxima.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn