quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Investimentos em inovação e tecnologia elevam produtividade dos implementos Librelato

Leveza, robustez e alta produtividade em campo. A combinação desses fatores tem sido uma busca constante no desenvolvimento de implementos da Librelato nos últimos anos.

A empresa trabalha com a proposta de elevar continuamente a eficiência do transporte de cargas combinando em seus implementos rodoviários tecnologias leves e ao mesmo tempo robustas, para entregar alta produtividade aos clientes.

- Publicidade -

Dois bons exemplos que trazem um grande leque de inovações tecnológicas e oferecem maior rentabilidade às operações logísticas, são os implementos Rodotrem Basculante Premium 2.0 e o Semirreboque Graneleiro PRÓ-NIO, ambos destinados à aplicação nos setores agrícola e de construção.

O Rodotrem Basculante Premium 2.0 por exemplo, foi desenvolvido com aço de ultra resistência e acoplamento por quinta roda. É considerado atualmente o mais aerodinâmico dos modelos desse segmento existentes no mercado.

Além disso, por não ter colunas externas, o modelo possui uma melhor aerodinâmica, trazendo ganhos de eficiência energética.

- Publicidade -

A escolha pelo aço de ultra resistência, tem como principais características a resistência à abrasão, impactos e altíssimo grau de dureza.

Seu emprego no modelo Basculante Premium 2.0 atende às mais variadas aplicações, desde o transporte de grãos até o de materiais mais agressivos, como areia, brita, carvão, minérios, etc.

“Com as características do aço de ultra resistência foi possível tornar a Linha de Basculantes Premium a mais versátil do mercado, com estrutura resistente e leve ao mesmo tempo. Com estes atributos aliados ao design moderno e inovador, que trouxe melhor aerodinâmica ao conjunto, é possível alcançar redução no consumo de combustível, entregando melhor performance para o cliente. Na opinião de José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, esse conjunto de soluções tecnológicas traz significativos avanços para o transporte.

- Publicidade -

De acordo com o executivo, antes de desenvolver novos implementos para o seu portfolio, a Librelato vai a campo entender as necessidades de cada operação de transporte.

Graças a esse diferencial, a empresa é uma das poucas do setor no Brasil a utilizar nos rodotrens o acoplamento do dolly por meio de quinta roda.

Diferente do sistema com engate esférico, o acoplamento por quinta roda dispensa a necessidade de uma segunda pessoa, além do motorista, para fazer o engate e desengate da composição nas operações de transporte.

“São nos detalhes que estão as diferenças de cada operação, sempre pensando na robustez, no lucro, na rentabilidade e o mais importante, na segurança”. diz o executivo.

Com o desenvolvimento do Semirreboque Graneleiro PRÓ-NIO a importância dada pela empresa à inovação e tecnologia ficou ainda mais aparente.

O emprego do nióbio como matéria-prima principal na composição do aço, garante 780 quilos a mais de capacidade de carga em relação a um implemento fabricado em aços comuns.

“Fomos pioneiros na utilização do nióbio no Brasil e essa tecnologia vai ainda mais longe, pois além de garantir maior carga transportada e menor tara do veículo, oferece menor consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de CO2 na atmosfera”, afirma. Atualmente, a Librelato oferece o PRÓ-NIO também nas configurações de Bitrem 04 eixos, Bitrem 06 eixos e Rodotrem e pretende expandir para outros produtos de seu portfólio ainda em 2021.

Recentemente, a Librelato levou a tecnologia PRÓ-NIO também para o mercado externo, para países como Paraguai, Chile e Uruguai.

“Para nós da Librelato está claro que, assim como no Brasil, o mercado externo também passou a preocupar-se cada vez mais com a eficiência do transporte e a importância de utilizar caminhões e implementos que permitam maior rentabilidade no frete”.

“Considero que a inteligência no desenvolvimento de novos produtos da Librelato está fazendo a diferença no setor de transporte nos últimos anos, além de trazer uma mudança de patamar para a Librelato. Essa é uma prioridade dentro da empresa e vamos continuar evoluindo e inovando com o emprego de novas soluções técnicas em nossos implementos, no sentido de trazer cada vez mais vantagens operacionais ao transportador”, afirma.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn