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Com mais de um milhão de veículos produzidos, Polo Jeep comemora seis anos com novo modelo

O Grupo Stellantis realizou coletiva de imprensa virtual para destacar os seis anos do Polo Automotivo Jeep e a preparação para o lançamento de um novo modelo, que será um SUV de sete lugares.

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Com a marca de um milhão de veículos produzidos, o Polo Automotivo Jeep tem muitos motivos para comemorar.

Mais de um milhão de veículos já foram produzidos nos seis anos de operação do Polo

Foi desta planta que saiu o primeiro carro conectado da Stellantis no Brasil: o Jeep Renegade equipado com a Adventure Intelligence by Jeep Connect, plataforma de serviços de conectividade.

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Em Goiana também nasceu a nova geração da picape Fiat Toro e do líder de segmento Jeep Compass.

Ainda este ano será lançado o quarto produto da planta pernambucana, um modelo inédito que chega para colocar a Jeep no segmento de D-SUV e consolidar o Polo como um verdadeiro SUV Center.

“Estamos colhendo os frutos do trabalho desenvolvido nesses seis anos. Ao lado do foco nas inovações tecnológicas, conseguimos também alcançar a maturidade do time e, consequentemente, resultados motivadores”, comemora Pierluigi Astorino, Diretor de
Manufatura da Stellantis para América do Sul.

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Atualmente, mais de 14 mil pessoas trabalham no Polo Automotivo Jeep. Cerca
de 90% são nordestinos, sendo 85% pernambucanos. Eles são protagonistas do sucesso do Polo.

“Ao mesmo tempo que preparamos nossa linha de produção para receber o novo veículo, ainda mais sofisticado e com mais tecnologia embarcada, capacitamos o time para as novas operações, ao mesmo tempo em que seguimos com a produção dos outros modelos, incluindo as novas gerações de Fiat Toro e dos Jeep Compass e do Renegade conectado”, explica Juliana Coelho, Plant Manager do Polo Automotivo Jeep.

Para iniciar a produção do novo veículo, 454 pessoas foram capacitadas no Process Center, laboratório que simula a linha de montagem, dentro do Polo Jeep.

Concebida para produzir até quatro modelos simultaneamente, a planta passou por ajustes para receber no segundo semestre o novo utilitário esportivo, um D-SUV com capacidade para sete passageiros.

Antes de chegar à manufatura de fato, as adaptações foram concebidas virtualmente durante nove meses com a participação integrada de todas as áreas envolvidas.

“Dessa forma, conseguimos simular a linha de produção e antecipar os desafios. Consequentemente, somos mais assertivos e ágeis na prática, além de alcançar maior eficiência no custo e identificar pontos de melhoria que beneficiam todos os modelos
produzidos na planta, garantindo mais qualidade ao produto final”, acrescenta Juliana.

Quarto modelo produzido em Pernambuco deve chegar ao mercado no segundo
semestre deste ano

O novo carro será o maior e mais sofisticado produzido localmente e está sendo
desenvolvido desde o início totalmente no Brasil (é o único SUV do segmento D, ou seja, SUVs grandes, projetado no País), mas tem conceito global e será exportado também para outros países latino-americanos.

Produção – Com um alto índice de nacionalização dos componentes utilizados, a Jeep é a primeira montadora no Brasil a utilizar a cabotagem como fluxo permanente para transporte de componentes.

A modalidade se refere à navegação entre portos ao longo da costa, com a terra à vista. Desde 2018 o Polo utiliza a cabotagem para a movimentação de componentes entre as regiões Sul e Sudeste e a planta em Goiana.

As partes chegam pelo Porto de Suape e de lá seguem para a fábrica via transporte rodoviário. Além do custo mais baixo, a movimentação marítima também está alinhada com o pilar da Stellantis de buscar sempre a sustentabilidade do negócio, reduzindo o impacto ambiental da movimentação logística.

Carbono Neutro – Comprometido com a sustentabilidade desde o início de sua operação, o Polo Automotivo Jeep deu mais um importante passo em sua jornada.

Em fevereiro, se tornou o primeiro complexo industrial multiplantas carbono neutro da América Latina.

Além da Jeep, as 16 fábricas que compõem o Parque de Fornecedores também aderiram a iniciativas de compensação de emissões, por meio do programa Amigos do Clima, tornando todo o complexo neutro através de uma estratégia combinada de redução e compensação das emissões.

Para a neutralização, foram desenvolvidos os inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que passaram por auditoria e a compensação ocorreu através de créditos de carbono.

A iniciativa faz parte de um programa mais amplo da Stellantis que atua em vários elos da cadeia de valor, passando pela manufatura, fornecedores e concessionários. Certificada como neutra desde 2017, a Jeep reduziu em 18% o indicador entre 2020 e 2019.

A Jeep também foi a primeira planta no Nordeste a ser Aterro Zero. 100% dos resíduos gerados no processo produtivo são enviados para a reciclagem e reutilização.

Os resíduos são encaminhados para a Ilha Ecológica do Polo, onde acontece o gerenciamento de 13 mil toneladas mensais de resíduos. Atualmente, 88% dos contratos de destinação de resíduos são com empresas da região, impulsionando o entorno do Polo e o desenvolvimento da cadeia da reciclagem local, com a criação de oportunidades de novos negócios.

A gestão hídrica do Polo também é destaque. Desde o início das operações, houve a redução de 46% do consumo de água por veículo produzido, além de alcançar o índice de 99,5% de reuso de água do processo industrial. O máximo reaproveitamento faz com que os recursos naturais sejam preservados e otimizados.

Em um mês, cerca de 23 mil metros cúbicos de água deixam de ser captados da rede pública de abastecimento, o equivalente a seis piscinas olímpicas ou ao consumo médio mensal de 6,8 mil pessoas.

Outra iniciativa é o Programa de Biodiversidade. Uma área que antes era ocupada por monocultura de cana-de-açúcar está sendo reflorestada com mudas do bioma original da Mata Atlântica.

Até 2024, serão criados 304 hectares de área verde e corredores ecológicos. Até hoje, foram plantadas mais de 110 mil mudas de 295 espécies diferentes, 27 delas em extinção. O objetivo é chegar a 208 mil mudas até 2024.

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