quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

GM lança relatório de sustentabilidade evidenciando seus objetivos para o futuro elétrico

A General Motors divulgou hoje seu Relatório de Sustentabilidade anual, fornecendo uma visão geral do desempenho ambiental, social e de governança (ESG) da empresa em 2020, delineando novas metas de sustentabilidade ambiental para o próximo capítulo do trabalho da GM em direção a um futuro de zero emissões.

As novas metas de sustentabilidade da GM incluem a redução do uso de energia nas operações em 35% até 2035, em comparação com a linha de base de 2010; tornar as embalagens 100% retornáveis ​​ou feitas de conteúdo predominantemente sustentável e que gere zero resíduo até 2030; alcançar mais de 90% de desvio de resíduos de aterros e incineração em todo o mundo até 2025; e inscrever 100% de seus principais fornecedores no Programa de Sustentabilidade do Fornecedor da GM.

- Publicidade - Ofertas FIAT

No início de 2021, a empresa anunciou sua aspiração de eliminar a emissão de gases dos novos veículos leves até 2035, juntamente com sua meta de se tornar neutra em carbono até 2040 e seu compromisso de estabelecer metas baseadas na ciência.

No dia 22 de abril, a empresa recebeu a aprovação da Science-Based Targets – organização voltada a estudos climáticos corporativos – para metas de emissões provisórias, com base científica, de escopo um, dois e três, que estão alinhadas às ambições do Acordo do Clima de Paris de reduzir o aumento do aquecimento global.

Em 20 de abril, a GM assinou uma carta aberta ao presidente Biden indicando apoio ao compromisso do governo com a ação climática e para a definição de uma meta climática federal para ajudar a reduzir as emissões até 2030.

- Publicidade -

A carta foi organizada e publicada pela coalizão We Mean Business , voltada à transição para negócios zero carbono, e pela Ceres , focada em construir um futuro mais sustentável.

A companhia também continua trabalhando nos objetivos anunciados anteriormente, incluindo a geração de eletricidade 100% renovável em suas operações globais até 2035 e nos EUA até 2030;

redução do uso de água em 35% até 2035, em comparação com a linha de base de 2010; e buscar ter pelo menos 50% de materiais sustentáveis nos veículos da GM até 2030.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A GM vem compartilhando seus dados anuais em diversas estruturas de relatórios ESG, incluindo o CDP (Carbon Disclosure Project, ou Projeto Carbono Transparente, em português), o Global Reporting Initiative (Iniciativa Global de Informação), Task Force on Climate-related Financial Disclosures (Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima), Sustainability Accounting Standards Board (Conselho de Padrões de Contabilidade de Sustentabilidade), o Pacto Global da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

No Relatório de Sustentabilidade de 2020, a presidente e CEO da GM, Mary Barra, reforça os ousados objetivos ambientais ​​da empresa e enfatiza que a visão da empresa para a transformação é igualmente importante.

“Transformações tecnológicas como essas acontecem uma vez em um século e costumam deixar as pessoas para trás”, disse Barra. “Na GM, a transição para um futuro totalmente elétrico será justa e inclusiva. ”

Os destaques do relatório incluem o data center de 2020 da GM, que apresenta informações mais recentes sobre uma série de prioridades-chave, incluindo segurança, meio ambiente e força de trabalho.

O relatório também conta com mais dados sobre a estratégia de gestão ESG da GM, incluindo uma recapitulação do progresso feito em direção ao futuro totalmente elétrico da empresa, diversidade, equidade e inclusão, e desempenho nas metas de sustentabilidade entre 2010-2020.

Os destaques do Relatório de Sustentabilidade mostram que no Brasil:
• A fábrica de Gravataí (RS) realizou um projeto de otimização de embalagens que reduziu e eliminou embalagens desnecessárias dos embarques e substituiu embalagens descartáveis por materiais retornáveis, reduzindo o uso e descarte de mais de 400 toneladas anuais de materiais como madeira, plásticos e papelão, evitando a emissão de 533 toneladas de CO2 por ano.
• A fábrica de Joinville (SC) adotou uma abordagem de “conteinerização” para redução de resíduos. Ao trabalhar com os fornecedores, fizeram a transição de componentes que eram entregues individualmente embalados para embalagens a granel, o que reduziu os resíduos de papelão e plástico em 233 toneladas por ano. A equipe também está trabalhando com fornecedores no México para reduzir o uso de embalagens retornáveis.
• A fábrica de Joinville também atualizou seu sistema de tratamento de efluentes, aumentando a capacidade do processo de osmose reversa para permitir maior reutilização de águas residuais, além da instalação de sistemas com maior capacidade de coleta e reuso de águas pluviais.
• O Brasil é o terceiro país em eficiência de combustível da frota por região, atrás apenas de Estados Unidos e China. Em 2019, apresentou um índice de 121 gCO2/km em emissões médias para carros novos.
• A GM segue firme na luta mundial para o combate à COVID-19. Nas operações na América do Sul, na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, as instalações foram mobilizadas para consertar respiradores para uso hospitalar, emprestar veículos da frota GM para autoridades locais e doar tempo e recursos para organizações educacionais e bancos de alimentos.
A 11ª edição do relatório que é publicado anualmente pode ser visualizado e baixado em GMsustainability.com.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil