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Pirelli Run Flat: 20 anos de inovação contínua

O principal benefício da tecnologia Run Flat da Pirelli – introduzida nos pneus de rua da Pirelli em 2001 usando as lições aprendidas nos ralis – é permitir que os motoristas continuem rodando mesmo com um furo, ao invés de ficarem parados na beira da estrada.

Foi nos ralis que esta tecnologia foi experimentada e testada pela primeira vez, com pneus com uma estrutura reforçada que permitia que os carros continuassem a rodar após um furo, o que de outra forma custaria vários minutos no calor da intensa competição em uma grande variedade de estradas.

NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS PARA AUMENTAR O CONFORTO E A SUSTENTABILIDADE

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A pesquisa e o desenvolvimento ininterruptos de novos materiais e processos ajudaram a Pirelli a melhorar o conforto de dirigibilidade nos últimos anos para carros equipados com pneus Run Flat.

Graças à nova tecnologia na estrutura do pneu, bem como aos avanços nos materiais usados, há um maior conforto para os motoristas e menor resistência ao rolamento, com menos combustível consumido e menos emissões prejudiciais como resultado.

A maneira como esses pneus absorvem os solavancos da estrada foi sendo aprimorada ao longo do tempo, a ponto de agora oferecerem os mesmos níveis de conforto que os pneus padrão, mas com a principal vantagem de poder dirigir até o revendedor de pneus mais próximo – mesmo sem pressão de ar.

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As características particulares da suspensão dos veículos que indicam pneus Run Flat em seus manuais, devem convidar o motorista a usar sempre pneus com essa tecnologia, mesmo nas trocas em fim de vida, para não comprometer o desempenho do carro.

TECNOLOGIA ÚTIL PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS, COM UM OLHO PARA O FUTURO

Em geral, as rodas de estepe não são equipamentos originais em carros elétricos, a fim de liberar mais espaço para as baterias.

É por isso que vários fabricantes escolhem soluções de mobilidade estendida, como Run Flat ou Self-Sealing, para minimizar a inconveniência em caso de furo.

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Os pneus sob medida Run Flat permitem que os motoristas continuem dirigindo com segurança, mesmo com um furo, também em veículos elétricos.

A tecnologia Run Flat também terá um papel importante nos futuros sistemas de direção autônoma, ajudando o veículo a permanecer sob controle, mesmo em situação de emergência.

MAIS DE 1.000 VERSÕES DIFERENTES E MAIS DE 70 MILHÕES DE PNEUS RUN FLAT PRODUZIDOS

Nos últimos 20 anos, os engenheiros da Pirelli desenvolveram mais de 1.000 tipos diferentes de pneus com tecnologia Run Flat, que permite aos motoristas continuar dirigindo por 80 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 km/h para, em seguida, trocar o pneu com total segurança.

É uma solução que foi adotada por muitos fabricantes de automóveis diferentes, que solicitaram pneus Run Flat como equipamento original em seus carros novos – como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Alfa Romeo.

Ao longo dessas duas décadas, a Pirelli produziu mais de 70 milhões de pneus Run Flat, incluindo pneus de verão, inverno e all season – alguns dos quais foram montados nos carros mais potentes e prestigiosos dos últimos tempos, incluindo toda a gama BMW e Mini, uma parte substancial da gama Mercedes, o Alfa Romeo Giulia, Audi Q5 e Q7.

UMA VASTA GAMA DISPONÍVEL

Existem mais de uma dúzia de fabricantes de automóveis premium e prestige que ainda usam pneus Pirelli com tecnologia Run Flat hoje, incluindo Audi, Alfa Romeo, BMW, Jeep, Mercedes-Benz e Rolls-Royce.

Esta tecnologia está disponível em mais de 50 modelos de pneus Pirelli homologados para uso por fabricantes de automóveis.

Todos esses pneus apresentam marcações de “Run Flat” nas paredes laterais, juntamente com marcações que indicam o fabricante de automóveis individual a que se destinam.

Em alguns pneus, esta tecnologia é combinada com a tecnologia Pirelli Elect e a de cancelamento de ruído, o que chamamos de PNCS.

O primeiro é dedicado a veículos elétricos e é focado em baixa resistência ao rolamento, ruído reduzido dos pneus, aderência imediata e uma estrutura que pode suportar o peso de um veículo movido a bateria.

Por outro lado, o PNCS está focado na redução do ruído do pneu dentro do carro, graças ao uso de material especial para isolamento acústico no interior do pneu. Há também outra tecnologia de proteção contra furos disponível: Pirelli Seal Inside.

No caso de um furo de até quatro milímetros, uma determinada substância no interior do pneu forma uma vedação que se enrola ao redor do corpo estranho assim que ele penetra no pneu, evitando que o ar escape e perca a pressão.

Quando o objeto é extraído, o mesmo material sela o orifício resultante, permitindo que o motorista continue dirigindo com segurança e máximo conforto.

TECNOLOGIA ROBOTIZADA

Os pneus Run Flat de alta qualidade da Pirelli são o resultado do MIRS, um processo de produção inovador da Pirelli, que é totalmente controlado por computador, feitos com robôs, com pneus ainda em fase de construção, garantindo um resultado final com altos padrões de qualidade e confiabilidade.

O sistema que suporta o peso do carro nos Run Flat da Pirelli usa reforços especiais inseridos nas paredes laterais internas, que são capazes de sustentar as cargas laterais e transversais no carro, mesmo sem pressão dos pneus.

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