quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Toyota e Green Way for Automotive fecham parceria técnica para desmontagem e reciclagem veicular

A Toyota e a Green Way for Automotive (GWA), startup sediada em Gravataí (RS), firmaram parceria para promoverem métodos e técnicas de desmontagem adequada e reciclagem de veículos em fim de vida no Brasil.

O reconhecimento e apoio a este tipo de iniciativa está diretamente ligado a um plano global da Toyota Motor Corporation.

Até 2050, ao menos 100 projetos com a mesma finalidade serão reconhecidos pela companhia e implementados em todo o mundo, mirando uma sociedade cada vez mais baseada em sistemas de reciclagem.

Desde 2017, diversas pesquisas foram realizadas pela equipe Toyota (matriz e filial brasileira) com o intuito de identificar potenciais empresas para o estabelecimento de um projeto conjunto no País.

Foram visitadas 13 entidades de quatro estados – São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná – para assegurar as boas práticas, regulamentação e os processos corretos para a reciclagem veicular. E a GWA cumpriu com os requisitos necessários.

Paralelamente, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), com suporte da Toyota do Brasil e outras associadas, desenvolveu o manual de destinação de materiais veiculares no intuito de estabelecer as melhores práticas nacionais e internacionais para unidades de desmontagem veicular.

O Manual pode ser visualizado pelo link https://aea.org.br/inicio/wp-content/uploads/2020/12/CartilhaDestinacaoFinalAEA.pdf

“A partir dessa escolha, pudemos unir a expertise da GWA aos padrões que temos globalmente. Passamos por processos de auditorias, acordos técnicos, fornecimento de guias de desmontagem veicular e informações técnicas para aprimorar a operação”, afirma Viviane Mansi, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe.

O objetivo, segundo a executiva, é minimizar cada vez mais os impactos ao meio ambiente e contribuir para uma sociedade consciente e sustentável.

A contribuição da Toyota junto à GWA se deu por meio de orientações durante acompanhamento de desmontagens de carros em fim de vida para garantir o tratamento adequado de óleo residual, fluídos e gases visando a prevenção da contaminação da água e do solo, poluição e aquecimento global.

A escolha da GWA para essa parceria técnica é um importante passo dentro do Desafio Ambiental Global 2050 na América Latina, uma vez que este foi o primeiro projeto reconhecido pela matriz da Toyota na região.

5º Desafio Ambiental Global Toyota – “O Brasil possui um enorme passivo de veículos em final de vida útil que precisam de um processo adequado de descontaminação para viabilizar a sua reciclagem de forma segura e correta. Estamos muito felizes com essa parceria e com a visão de futuro do Grupo Toyota. Esperamos construir um belo e sólido caminho para a reciclagem automotiva no país” destaca Wladi Souza, Diretor Comercial da GWA.

A GWA pretende, até 2030, descontaminar e reciclar 100 mil toneladas de resíduos automotivos e reaproveitar até 85% de um veículo no final de vida.

“Contribuiremos de todas as formas para que esta meta seja alcançada com sucesso pela GWA”, finaliza Mansi.

Para conhecer mais sobre o trabalho da startup Green Way for Automotive, acesse www.gwabrasil.com

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn