quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo completa 60 anos com 20 milhões de virabrequins já fabricados

A thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, maior planta do mundo de virabrequins forjados médios e pesados, celebra seu 60º aniversário em 2021 e atinge a marca dos 20 milhões de virabrequins produzidos.

A unidade, que faz parte da história da indústria automotiva nacional, possui capacidade produtiva anual de 130 mil toneladas forjadas, 800 mil virabrequins forjados e usinados e ainda fabrica cerca de 2 milhões de bielas médias e pesadas, além de outros componentes forjados para indústria automotiva, como pontas de eixo, cubos de roda, peças para suspensão forjada e componentes semiusinados para caixa de transmissão.

Vista aérea da fábrica de Campo Limpo Paulista, que fica em uma área de 1,2 milhão de m²

Sua produção abastece praticamente todas as montadoras nacionais de veículos médios e pesados, além de fornecer para os mercados da Europa, América do Norte e do Sul.

Atualmente, a thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo tem nove linhas de produção de virabrequins em funcionamento, contabilizando uma produção anual de 760 mil virabrequins.

Para tanto, a unidade emprega mais de 2 mil colaboradores e a mais alta tecnologia da indústria automotiva.

“A planta nos posiciona de forma altamente competitiva. Temos linhas mais recentes que já são 100% automatizadas e empregamos também tecnologias de indústria 4.0, para rastreabilidade de cada peça e fornecimento de dados para nossos clientes, o que é fundamental na atualidade para os mais altos padrões de qualidade do mercado”, afirma José Carlos Cappuccelli, CEO da thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo.

A inovação técnica é destaque na planta. Os componentes fabricados ali seguem os requerimentos mais altos da motorização de veículos pesados.

Atualmente, os caminhões chegam a ter o dobro da potência de anos anteriores, porém usando virabrequins do mesmo tamanho, o que garante ganho significativo de eficiência energética, por exemplo.

“Desenvolvemos também materiais e especificações com os nossos clientes, que aumentam significativamente a performance dos nossos produtos. Hoje em dia, as peças de motores, como as bielas, já saem da linha de usinagem com o perfil e ajuste adequado, sem que haja a necessidade de serem “amaciadas”, fazendo com que os veículos possam atingir seu máximo desempenho desde o primeiro km rodado. Isso só é possível a partir da utilização de equipamentos de altíssima precisão e tecnologia de ponta”, complementa Cappuccelli.

Forja de virabrequim na fábrica de Campo Limpo Paulista – Engenharia automotiva nacional de ponta exporta conhecimento para outras plantas

A experiência da engenharia automotiva brasileira é reconhecida globalmente no Grupo thyssenkrupp, tanto que foram profissionais brasileiros da Metalúrgica Campo Limpo os responsáveis pelo desenvolvimento das plantas da divisão Forged Technologies no México e na China.

Ainda, a unidade exportou talentos para outras fábricas da divisão, nos EUA, no México e na Índia, que são dirigidas por brasileiros.

De olho no futuro – A meta do Grupo thyssenkrupp é a neutralidade em carbono até 2050.

E a fábrica de Campo Limpo Paulista também acompanha o momento global em que o mercado todo olha para as fontes de energia do futuro.

O CEO acrescenta: “a tendência do futuro é o carbono zero, estamos em constante diálogo com o mercado sobre as apostas nos combustíveis do futuro, em particular o etanol e o hidrogênio verde, a fim de continuarmos altamente competitivos e aproveitarmos as oportunidades dentro do próprio Grupo, em relação às inovações que estão sendo desenvolvidas no exterior”.

60 anos forjando a indústria nacional – A Metalúrgica Campo Limpo foi a primeira unidade fabril da thyssenkrupp fora da Europa e a primeira do Grupo no Brasil.

Em menos de dez anos após sua abertura, a unidade já se destacava como uma das principais operações da empresa fora da Alemanha – sendo, ainda hoje, uma das principais forjarias em todo o mundo.

Além de sua importância significativa para a indústria automotiva nacional, a fábrica teve também papel relevante para o desenvolvimento econômico da comunidade e para a consequente emancipação da cidade de Campo Limpo Paulista, em 1964 (anteriormente distrito de Jundiaí).

Registro do primeiro virabrequim fabricado na planta, na década de 1960

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn