Assim como designers, Nivus e Taigo são irmãos gêmeos.
A Volkswagen acaba de apresentar oficialmente o Taigo, o novo SUV cupê da marca, totalmente baseado no Nivus brasileiro.
O Taigo será o primeiro modelo fabricado e comercializado no mercado europeu, após ter sido desenvolvido na região América do Sul. Com um detalhe: o design foi um trabalho conjunto dos irmãos gêmeos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha.
“Nós queríamos fazer algo completamente diferente. Algo que nenhum competidor tivesse oferecido e que a Volkswagen não tivesse feito antes neste segmento”, revela José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, que desde o início tinha a ideia de desenhar um produto com uma pegada cupê e ao mesmo tempo muito funcional.
“Nos inspiramos nos SUVs de segmentos superiores. E estabelecemos uma ‘democratização’ desta silhueta (cupê) em um segmento um pouco mais compacto”, completa o executivo.
Produzido na fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB, com as medidas iguais o Nivus.
O modelo tem 4.266 milímetros de comprimento, sendo 2.566 milímetros de distância entre os eixos; 1.494 milímetros de altura e 1.757 milímetros de largura. Já o porta-malas possui capacidade de 415 litros.
Com relação a equipamentos de conforto e segurança, o Taigo segue a linha do Nivus, oferecendo muitos itens, todos atrelados a tecnologias de última geração.
Alguns bons exemplos são ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Post-Collision Brake, Alerta de Fadiga, sistema Kessy, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), entre muitos outros.
Na Europa, o Taigo também utilizará motores com a tecnologia TSI, assim como o Nivus nos países da América Latina.