sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Após colisão com atleta, Toyota suspende todos os veículos autônomos em jogos no Japão

A Toyota Motor Corporation anunciou a suspensão imediata de todos os seus pods de transporte autônomo e-Palette que operam nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio. A decisão foi motivada em função de um acidente ocorrido na Vila Paraolímpica, quando um Toyota e-Palette colidiu com um atleta com deficiência visual, ferindo-o.

Embora a Toyota continue sendo uma montadora mundialmente reconhecida, especializada em veículos híbridos e elétricos, além de célula de combustível a hidrogênio, também tem sido um patrocinador proeminente dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Em 2015, a montadora assinou um contrato de oito anos avaliado em cerca de US$ 1 bilhão.

Com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020 anunciados no Japão, o país de origem da empresa, a Toyota usou os eventos para apresentar novas tecnologias ao público. Isso incluiu seu veículo elétrico autônomo LQ, embora continue sendo um mero conceito.

Após a introdução do LQ EV, a Toyota também anunciou que implementaria até 20 de seus pods autônomos e-Palette para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020 em Tóquio.

Quando os e-Palettes específicas para os Jogos de Tóquio foram reveladas em 2019, a Toyota explicou como eles transportariam os atletas de forma autônoma pela Vila Olímpica usando tecnologia SAE nível 4 de baixa velocidade.

Ontem, no entanto, a Toyota ajudou a demonstrar que a tecnologia de direção autônoma Nível 4 pode não estar exatamente onde deveria estar para a segurança humana, especialmente para pedestres.

De acordo com a Toyota, o veículo autônomo havia parado em um entroncamento e estava prestes a fazer uma curva sob controle manual do operador por meio de um joystick. O veículo colidiu com o atleta a uma velocidade de cerca de 1 ou 2 km/h.

Enquanto a investigação ainda está em andamento, parece que um erro humano pode ter causado a colisão real com o atleta, já que o operador aparentemente assumiu o controle para fazer a curva.

Confira o comunicado:

Na quinta-feira, 26 de agosto de 2021 por volta das 14h, um Toyota e-Palette, um veículo de mobilidade usado para apoiar a mobilidade dentro da Vila dos Atletas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020, colidiu com um pedestre com deficiência visual prestes a atravessar um faixa de pedestre.

Em primeiro lugar, gostaríamos de expressar nossas sinceras desculpas ao indivíduo que ficou ferido devido a esta colisão infeliz e desejamos-lhe uma rápida recuperação. Pedimos também desculpas por qualquer inconveniente causado a quem utiliza os nossos veículos de mobilidade na Vila dos Atletas.

Todas as operações do e-Palette estão atualmente suspensas. Estamos cooperando totalmente com a investigação policial do incidente a fim de determinar a causa do mesmo. Além disso, conduziremos nossa própria investigação completa sobre a causa do acidente e continuaremos a coordenar em estreita colaboração com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio para garantir a prevenção de quaisquer incidentes no futuro.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn