quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Jeep Commander esbanja avançadas tecnologias de segurança e direção elétrica

Modelo fabricado no Brasil conta com Coluna de Direção Elétrica (EPS), Freio de Estacionamento Elétrico (EPB), Cinto de Segurança, além de Airbags Lateral e de Passageiro da ZF

A ZF participa do importante lançamento da Stellantis no Brasil fornecendo avançadas tecnologias de segurança ativa e passiva e direção elétrica para o novo Jeep Commander, modelo desenvolvido e produzido no Brasil e que será exportado para outros países latino-americanos.

O novo Jeep Commander contará com tecnologias da ZF como a Coluna de Direção Elétrica – EPS, Cinto de Segurança, Airbag Lateral, Airbag de Passageiro e Freio de Estacionamento Elétrico – EPB.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A renomada transmissão automática de 9 velocidades da ZF também equipa as versões à diesel do lançamento.

Produzida pioneiramente pela ZF no Brasil desde 2012, a coluna de direção elétrica (EPS) está presente no novo Jeep Commander.

A utilização desta tecnologia no novo modelo confirma a tendência de crescimento de demanda por equipamentos que oferecem maior eficiência energética e redução de emissões, conforto e segurança ao dirigir, além de ser mais sustentável em comparação com a direção hidráulica, pois dispensa a bomba de fluído hidráulico.

- Publicidade -

O Freio de Estacionamento Elétrico (EPB) da ZF automatiza a função de freio de estacionamento, eliminando a tradicional alavanca manual de freio.

Essa automação permite maior segurança, conforto e eficiência ao sistema, contribuindo com a economia de combustível, uma vez que o veículo, com menos equipamentos mecânicos, torna-se mais leve.

Outra vantagem que possibilita a economia de combustível é a eficiência energética, que ocorre graças à redução do atrito residual entre pastilha e disco, após a liberação do freio de estacionamento.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O acionamento do freio ocorre por meio de um botão que pode ser colocado em qualquer ponto do veículo, a critério da montadora. No caso do Jeep Commander, o botão está instalado no console central próximo a manopla do câmbio.

O sistema EPB da ZF está em sua sexta geração de desenvolvimento e foi introduzido no mercado global pioneiramente pela empresa em 2001. Desde então, mais de 100 milhões de unidades já foram produzidos em todo o mundo.

Tecnologias de segurança passiva ZF, produzidas em Limeira, SP, onde também são fabricados sistemas de freios, direção, volantes e eletrônicos para segurança, também equipam o Jeep Commander.

O cinto de segurança é fundamental para manter os ocupantes do veículo em posição segura e ajudar a reduzir danos e riscos em caso de acidentes.

Os cintos de segurança contam com a aplicação de mecanismos retratores, responsáveis pela extração/retração do cadarço e travamento do ocupante em caso de frenagem brusca e atuam em conjunto com airbags, otimizando a segurança dentro do veículo.

Além dos cintos, o Jeep Commander conta também com airbags de passageiros, bem como airbags laterais da ZF, produzidas na mesma unidade ZF no interior paulista.

A ZF também está presente nas versões diesel do novo Jeep, com a transmissão automática de 9hp, que possui design compacto e sistemas modulares.

Entre suas características, a ZF destaca a eficiência nas trocas de marchas, devido ao escalonamento próximo entre as nove velocidades, o que torna as mudanças praticamente imperceptíveis.

Novo Jeep Commander – O novo Jeep Commander foi desenvolvido desde o início no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, em parceria com o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, além de trazer um conceito global.

O modelo é o único SUV do segmento D, ou seja, SUVs grandes, projetado no Brasil. Com produção em Pernambuco, será exportado para outros países latino-americanos.

Por fora o novo Jeep Commander conta com conjunto óptico Full LED integrado com as tradicionais e marcantes sete fendas da Jeep na grade e as novas setas dinâmicas, a logomarca Commander com exclusivos detalhes em cobre, as linhas robustas da traseira com a sofisticação da assinatura das lanternas e a sigla que apresenta o nome da nova versão Overland.

E por dentro se destacam o moderno volante e a tecnologia do cluster Full Digital e da central multimídia flutuante, passando pelo refinamento do acabamento do painel em dois materiais, com couro preto e suede marrom com costuras Burnished Cooper, bancos em couro marrom também com detalhes em suede marrom e bordado classic no encosto, até chegar ao apoia-braços com a inscrição Jeep 1941.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil