A mania de grandiosidade do pernambucano não poderia ser diferente quando a gente se relaciona com o mundo automotivo. E Pernambuco dessa vez é palco de um lançamento mundial, o Jeep Commander. O modelo é o quarto produto da Stellantis a ser produzido no Polo Automotivo Jeep, em Goiana.
O Commander é o único SUV do segmento D, ou seja, SUVs grandes, projetado no Brasil, fora dos EUA, tendo seu desenvolvimento desde o início no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, em parceria com o Polo Automotivo de Goiana. Além de trazer um conceito global, o modelo será exportado para outros países latino-americanos.
A Jeep atua como protagonista no segmento de SUVs com mais de 350.000 unidades do Renegade vendidas desde seu lançamento e 250.000 do Compass, e aproveita o momento para comemorar essa liderança com a introdução de um novo produto.
O propósito é expandir a liderança no segmento de SUVs atingindo um novo patamar de sofisticação, percepção de valor e fechar o gap no line-up atual de modelos oferecidos pela marca.
Atendendo convite da Jeep fui até a cidade de Curvelo, em Minas Gerais, conhecer em primeira mão o novo produto e ter as primeiras impressões.
A Jeep fez um evento muito especial, destacando as capacidades off-road do modelo numa pista exclusiva repleta de obstáculos, inclusive, uma escada – acredite, subimos uma escada com o Commander, além de teste noturno com o veículo na pista do circuito de Curvelo com iluminação em LEDS que mais parecia uma pista de vídeo game. Recomenda que assista nossos vídeos.
“O Commander nasce da percepção da necessidade de oferecer um novo modelo para um cliente que quer continuar crescendo na escolha de seu carro, seguindo na Jeep. Ele começa com o Renegade, se desenvolve passando pelo Compass e agora sobe mais um degrau, chegando ao Commander. Ele é o SUV que introduz o cliente em um patamar ainda mais premium da marca, então nossa família ficou mais completa. Ele vai ditar uma nova fase da Jeep no Brasil. Com personalidade própria e um design imponente e sofisticado, possui acabamentos e tecnologia premium sem perder, claro, sua capacidade para a aventura, como todo Jeep deve ser”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.
Apesar do perfil urbano, o modelo aposta na capacidade off-road, design interno e externo impactantes para conquistar o consumidor.
São duas opções de acabamento: Limited e Overland (ambas com opções Turbo flex 4×2 e Turbo diesel 4×4), sem opcionais.
Tudo é de série em cada versão, até mesmo as cores internas ou externas, sem preço adicional, ou seja, por um preço fixo o cliente leva o pacote completo do veículo, o que ele tem de melhor em cada versão. Essa forma de venda da Jeep é característica nesse segmento, onde o cliente encontra opções completas.
O espaço é outro atributo do Commander. São três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados, o maior volume com sete ocupantes no segmento.
Muito versátil, o Commander permite o rebatimento dos assentos de oito formas diferentes, levando a uma ampliação do vão de carga fácil e intuitiva.
Além disso, não é somente a primeira fileira que traz o máximo de conforto e praticidade. A segunda fila tem um deslocamento longitudinal de até 14 cm, permitindo escolher entre um maior espaço de pernas também para os passageiros da fila do meio ou optar por aumentar ainda mais o porta-malas.
Vale dizer ainda que a segunda e terceira fileiras de assentos são reclináveis, garantindo uma posição mais confortável personalizada entre cada ocupante.
Para completar, o Jeep Commander tem ótima acessibilidade a todo esse espaço, com ângulo de abertura de portas de 80°, o melhor entre seus concorrentes.
O visual é inspirado no Grand Cherokee L, tendo frente com faróis full LED escurecidos, grade com acabamento acetinado e para-choque envolvente com barras cromadas, faróis de neblina em LED e luzes diurnas em LED, tudo isso integrado com as tradicionais e marcantes sete fendas da Jeep na grade e as novas setas dinâmicas. A logomarca Commander recebe detalhes em cobre.
O DNA Jeep pode ser observado em todos os detalhes, como nos arcos de roda trapezoidais, ângulos de rampa e altura de solo que caracterizam o family feeling lateral.
O parachoque é diferente conforme seja a versão diesel ou flex. Temos rodas de 18 polegadas na versão Limited e 19 polegadas na Overland.
Para quem já gostou do que viu por fora, a transformação é ainda melhor por dentro. Destaque para o volante e a tecnologia do cluster Full Digital e da central multimídia flutuante, passando pelo refinamento do acabamento do painel em dois materiais, com couro preto e suede marrom com costuras Burnished Cooper.
Os assentos possuem ainda costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos. O logotipo da Jeep vem gravado em baixo relevo (versão Limited) no banco e no apoio de braço, que ainda traz o ano de fundação da marca (1941). Na Overland, o nome da versão é que vem gravado nos bancos.
Há ainda um filme decorativo hydrographic com acabamento metálico, que varia de acordo com o tom do interior: vertical brush com cromado cobre, silver metal brush com cromado e ainda vertical brush com cromado acetinado.
Por fora, o modelo oferece seis opções de cores tradicionais (Branco Polar, Cinza Granite, Prata Billet, Azul Jazz, Deep Brown e Preto Carbon), além de uma cor nova e totalmente exclusiva do modelo: Slash Gold, um tom dourado sutil que ampliou o requinte do modelo.
Nas versões Overland, além do teto preto, as molduras inferiores são na cor do veículo. Por dentro, há três cores como opções para o acabamento interno: couro e suede preto (Limited), couro e suede marrom (Overland) e couro cinza (opcional).
Vale dizer ainda que o Commander traz nove easter eggs espalhados no interior e exterior do veículo. Além de alguns tradicionais encontrados também em outros modelos Jeep, o novo SUV da Jeep traz novos desenhos.
O Jeep Commander se destaca por trazer muita tecnologia de ponta. Vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Conta também com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia).
No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.
Traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free).
Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.
Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.
ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) – O Jeep Commander vem muito bem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium.
Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
Som Premium Harman Kardon com tecnologia Fresh Air – Para completar a melhor experiência a bordo, o Commander traz o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência.
Ele conta ainda com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”. Isso elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.
Alexa in Vehicle na Adventure Intelligence – Como não poderia deixar de ser, o Jeep Commander é totalmente conectado. O modelo traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões.
A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wifi nativo do Jeep Commander.
Uma grande novidade da plataforma na versão Overland é a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Basta estar conectado e sincronizado com sua conta e é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro.
Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo.
Por exemplo, é possível pedir ao Commander para abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia, ou até mesmo acrescentar um item a uma lista de compras.
Jeep Off-Road Pages – O Commander traz ainda o Jeep Off-Road Pages com informações como grau de inclinação vertical e lateral, sistema de tração selecionado e status do bloqueio de diferencial.
Airbags – Segurança é, de fato, um dos principais atributos do Jeep Commander, além de trazer os diversos itens de condução autônoma acima, o modelo oferece sete airbags de série em todas as versões: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista.
Veja também | Lançamento do Jeep Commander
Pernambucano Jeep Commander estreia para o mundo
Jeep Commander: motor turboflex de maior potência e ganho de torque no turbodiesel
Jeep Commander: versões, preços e sem opcionais