O mercado está evoluindo rápido, e o Carro do Ano 2022 acompanha as mudanças. A maior alteração é a elegibilidade de modelos que não trocaram de geração, mas receberam atualizações suficientes para que voltassem a concorrer ao prêmio.
Essas alterações foram feitas para seguir uma tendência da indústria global. A troca completa de gerações tende a ser cada vez mais demorada, em virtude dos custos crescentes e do uso de plataformas modulares mais versáteis (e duradouras).
A atualização também acompanha a percepção do consumidor, que vê nesses modelos renovações quase tão profundas quanto reformulações completas.
Entre os pré-qualificados, nota-se a tendência do mercado pelo downsizing dos motores, que vêm sendo usado cada vez mais o turbo.
Jurados
Motor do ano
Cássio Hervé – Oficina Brasil
Cléber Willian Gomes – professor da FEI
Erwin Franieck – conselheiro da SAE Brasil
Marcelo Alves – professor da Escola Politécnica/USP
Márcio Murta – Alta RPM
Paulo Consonni – gerente executivo da AEA
Rubens Venosa – consultor da Autoesporte
Tarcísio Dias – Mecânica Online
Todas as categorias + Motor do ano
André Paixão – Autoesporte
André Schaun – Autoesporte
Boris Feldman – Autopapo (MG)
Eduardo Sodré – Folha de S.Paulo
Fábio Trindade – Motor 1
Fernando Calmon – Alta Roda (SP)
Jason Vogel – TV Autoesporte
Marcus Vinicius Gasques – Autoesporte
Raphael Panaro – Autoesporte
Rodrigo Ribeiro – Autoesporte
Thais Villaça – Autoesporte
Ulisses Cavalcante – Autoesporte
MOTORES PRÉ-QUALIFICADOS
Motor do Ano (até 2.0)
1.0 turbo Caoa Chery
1.3 turbo Stellantis
Motor do Ano (acima de 2.0)
3.0 biturbo (BMW)
V8 5.7 (RAM)
V6 3.5 (Kia)
Cronograma
14/11: Prazo para avaliação dos veículos e definição de seus preços
17/11: Prazo para envio das indicações pelos votantes
22/11: Envio das cédulas com os finalistas para os votantes
26/11: Devolução das cédulas preenchidas para EY
01/12: Evento de anúncio dos vencedores