quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

O que esperar do mercado de usados e seminovos no Brasil

A crise sanitária causada pelo Covid-19 também alcançou diversos outros setores, além da saúde.

O de automóveis, por exemplo, tem sofrido com a falta de insumos, além das dificuldades econômicas, que levaram até mesmo à saída da Ford do Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

E todas essas questões estão elevando consideravelmente os preços dos zero quilômetros. Antes da pandemia, os chamados “populares”, que costumam ter preços mais acessíveis, eram facilmente adquiridos por valores entre R$ 35 mil a R$ 40 mil reais. E hoje, é impossível encontrar esses modelos por menos de R$ 50 mil.

Mas todos esses problemas têm causado o efeito oposto no mercado de seminovos e usados, que está supervalorizado e aquecido.

Nos últimos meses de 2021 temos visto uma alta demanda por carros seminovos, o que é explicável com toda a escassez de novos, e devido a isso, há uma valorização inimaginável para esse setor até então.

- Publicidade -

Para se ter uma ideia, há lojistas comprando veículos por valores acima da tabela FIPE, para conseguir dar conta da demanda. E claro, os preços de revenda também estão valorizados, mas ainda compensatórios.

O Brasil é o terceiro maior mercado de automóveis do mundo. E mesmo com a crise instaurada não perdeu o posto.

Pelo contrário, tem atraído cada vez mais marcas com propostas inovadoras. A digitalização nesse setor vem acontecendo com força, o que era inimaginável em meados de 2015. E há muitas expectativas positivas para esse mercado nos próximos anos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Principalmente porque um dos maiores empecilhos para esse segmento ser digitalizado acabou sendo “resolvido” pela pandemia.

Há cinco anos atrás o mercado era completamente desconfiado com a digitalização, pois acreditava-se que era possível apenas comprar e vender um veículo presencialmente.

O processo era ir atrás de compradores, particulares ou lojistas, para que avaliassem o carro, e vendê-lo para quem desse um valor mais alto.

E aí entravam diversas burocracias de cartório, transferências bancárias, etc., que exigiam, de ambos os lados, o acompanhamento de todo o processo presencialmente. Tudo isso para que ninguém pudesse ter qualquer tipo de prejuízo.

Trabalhar a confiança nesse mercado foi um dos maiores desafios nos últimos anos.

E vale até ressaltar, que mesmo com tudo o de negativo que a pandemia trouxe para nossas vidas, ela acelerou o processo de digitalização.

Pois muitas pessoas precisaram confiar no digital nesse último ano. E isso com certeza será uma das poucas, talvez a única, herança positiva de toda a crise.

O que posso dizer é que a digitalização e a confiança de clientes e lojistas é o que fará com que esse mercado permaneça aquecido nos próximos anos.

Arrisco dizer que a percepção de valor dos seminovos e usados também pode mudar daqui para frente, pois o consumidor que viveu boas experiências nesse período pode levá-las em consideração nas próximas aquisições.

O questionamento pode vir a ser: “o quanto vale a pena investir em um carro novo, podendo encontrar boas opções, com preços mais justos, no mercado de seminovos”, por exemplo.

Em suma, é possível afirmar que esse mercado ainda passará por muitas transformações. Mas para quem aposta na inovação e na resolução de problemas, esse é o cenário ideal para novas oportunidades.

Finalmente veremos esse mercado investir forte em tecnologias que vão levar cada vez mais eficiência a clientes e também lojistas. A experiência deve ficar cada vez mais positiva para todos os envolvidos.

*Luca Cafici, 31, é formado em Economia. Aos 20, criou uma plataforma de reservas em restaurantes que foi vendida para a startup Restorando.

Teve passagens pelas empresas Value Partners e Rocket Internet, e dois anos após a primeira empreitada empreendedora, viu um mochilão pela Ásia resultar em uma parceria no Vietnã, onde ajudou a desenvolver o site de classificados de carros Carmudi.

Com vontade de retornar para a América Latina e criar algo com foco nessa região, desenhou a ideia inicial de InstaCarro.

Já com aportes iniciais no projeto, que possuía modelo de negócio de sucesso em outras regiões do mundo, em 2015 Cafici fundou no Brasil a startup que auxilia a venda de veículos usados ou seminovos de forma rápida, simples e com o melhor preço do mercado.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil