sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Peugeot lança no Brasil 208 elétrico por R$ 244.990

PEUGEOT e-208 GT possui autonomia de 340 quilômetros e abre caminho para a ofensiva de eletrificação da marca no país

A Peugeot dá início à comercialização do 208 elétrico, que por aqui vai ser chamado de e-208 GT e possui um motor elétrico que entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos.

- Publicidade -

São três modos de condução disponíveis, e a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento.

O modo “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.

- Publicidade -

O câmbio tipo joystick dispõe de cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode.

Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O condutor pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.

Mecânica Online – Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).

- Publicidade -

O sistema é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC).

O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo.

O Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de kilometragem de 160 mil km.

Poder de carga Tempo previsto (bateria kW a 80%)
1,8 kW (tomada doméstica) – 24h56
11 kW / 22 kW – 04h03
7,4 kW – 06h02
50 kW – 53 minutos
100 kW – 30 minutos

Arquitetura – O Peugeot 208 marcou a estreia da produção de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform), uma das mais modernas do Groupe PSA, que tem como característica ser multienergia, ou seja, ela pode ser otimizada para versões térmicas e elétricas na mesma linha de produção.

Assim, o veículo é capaz de manter exatamente o mesmo padrão de equipamentos para toda a linha, garantindo que todo 208 disponha dos itens de segurança e de assistência à condução similar, qualquer que seja sua motorização.

20 primeiros compradores do modelo garantirão uma estação de recarga doméstica da WEG, parceira certificada pela marca e qualificada para venda de estações, através da Rede de Concessionárias.

Isso quer dizer, por exemplo, que mesmo com uma bateria de 220 litros de densidade acoplada debaixo do piso do veículo, a arquitetura da plataforma do e-208 GT permite:

  • Manter o mesmo volume de porta-malas da versão a combustão (311 litros).
  • Espaço frontal e traseiro dos ocupantes idênticos aos da versão a combustão.
  • Excelente posição de dirigir e aplicação das mais modernas tecnologias de assistência à condução.
  • Para rodar com plena segurança no Brasil, o time local de Engenharia da Marca aplicou um pacote de alterações com reforços específicos para as nossas condições topográficas, climáticas e, principalmente, de pavimentação.
  • Uma delas é o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre. As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run flat.

O sistema de fixação da bateria de 12 volts também foi levado em conta e recebeu adaptação para garantir um funcionamento perfeito e seguro em nosso país, assim como o sistema de climatização, que sofreu ajustes para obtenção do máximo desempenho térmico mesmo em situações de elevada temperatura ambiente, ampliando o nível de conforto a bordo do veículo.

Para a Peugeot, o lançamento de um veículo elétrico não trata apenas da oferta de um novo produto, e sim de todo um ecossistema de mobilidade elétrica pensado para o consumidor.

Por isso, a chegada do Peugeot e-208 GT representa não somente a introdução da eletrificação no portfólio, mas também o pontapé inicial para um importante reposicionamento, que tem entre seus pilares estratégicos o movimento Move To Electric.

Esse ecossistema engloba uma série de ações para garantir a melhor experiência possível em termos de eletrificação. Para construí-lo a Marca fez o mapeamento da jornada da eletrificação, desde a compra até o pós-venda, a fim de identificar as principais necessidades e antecipar soluções, garantindo tranquilidade ao cliente. Com isso, a Peugeot traz ao mercado inovação além do produto em si, por meio de uma estrutura específica para o cliente de elétricos, que inclui:

  • e-Centers, uma rede de concessionárias estruturada para a apresentação, comercialização e reparos de veículos elétricos;
  • Pós-Vendas e Call Center qualificados para garantir excelência na oferta de serviços e de atendimento ao cliente;
  • Uma seleção de parceiros homologados e certificados para auxiliar nas demandas que vão além do produto em si, a fim de oferecer a melhor experiência ao consumidor.

WEG – O início da comercialização do Peugeot e-208 GT ilustra bem essa cadeia de recursos, marcando a introdução de importantes parcerias. Uma delas, aliás, está envolvida no benefício especial oferecido pela Marca na ação deste lançamento, que dará uma estação de recarga para os 20 primeiros compradores do veículo – sim, totalmente grátis.

Desenvolvido para uso interno ou externo, em garagem ou estacionamento, o carregador Wemob Wall tem design moderno e compacto, ideal para uso em residências e condomínios, em redes monofásicas e bifásicas. Possui conectividade Wi-Fi, LEDs de sinalização, controle de acesso por TAGs, app EV Drivers e funções de medição de energia e smart charging. Com 7,4 kW OU 22 kW de potência, ele permite uma recarga rápida da bateria do veículo.

A WEG é a parceria certificada e qualificada da Marca para venda e instalação da estação de recarga. Multinacional brasileira, a empresa é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

ECOVAGAS – Idealizada pela Estapar (maior rede de estacionamentos do País) e pela Enel X (empresa de soluções energéticas da Enel Brasil), a iniciativa chamada de Ecovagas prevê a primeira rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos do país, e tem o Grupo Stellantis como parceiro. Por meio dessa sinergia, os clientes proprietários de qualquer Peugeot elétrico serão beneficiados com o serviço de recarga nos postos de carregamento elétrico da rede de forma totalmente gratuita (sem qualquer custo adicional a tarifa de estacionamento do local).

Atualmente a rede conta com 200 postos de recarga, disponíveis para uso de todos os veículos eletrificados com plug padrão americano, tipo 2, amplamente utilizado no mercado brasileiro e compatível com o e-208 GT. Com tecnologia da Enel X, os equipamentos fornecem um carregamento inteligente e atingirão um total de 200 postos ainda este ano.

O foco das instalações são estacionamentos premium administrados pela Estapar em shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, além de possíveis novos locais, inclusive fora das operações da Estapar. Na primeira fase, as estações de recargas estão instaladas em 29 cidades em 13 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).

CART & TUPINAMBÁ – Para ter acesso facilitado a rede de eletropostos o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis, válida dentro e fora da cidade. É mais um feature disponível para o e-208 GT, já que funciona por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro, permitindo ao usuário buscar postos de recarga nas proximidades com base em sua localização.

Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de mais uma parceria firmada pela Marca, desta vez com a Tupinambá, principal startup de infraestrutura de eletromobilidade nacional. Junto com eles, a Peugeot garante a exibição de mais de 750 pontos de recarga por todo o Brasil, e o melhor: todos eles são auditados in loco pela equipe Tupinambá, a fim de entender se o equipamento está realmente em funcionamento, o que constitui um verdadeiro diferencial, já que outras plataformas sobem os pontos de maneira colaborativa. É a certeza de se chegar ao ponto de recarga mais próximo com a garantia de que ele estará em funcionamento.

Isso quer dizer que ao comprar um e-208 GT, o cliente Peugeot estará adquirindo também uma série de facilidades para tornar sua experiência com a eletrificação agradável e completa.

O 208 elétrico será oferecido em versão única, por R$ 244.990 e com vendas somente no Rio de Janeiro e São Paulo neste primeiro momento – assim como outras marcas fizeram durante o lançamento de seus modelos elétricos.

O modelo é importado da Europa, e possui preço na mesma faixa dos principais concorrentes: Nissan Leaf (R$ 279.990), Fiat 500e (R$ 239.990) e Mini Cooper SE (R$ 239.990).

A Peugeot planeja expandir a oferta para Brasília, Curitiba, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul até o início de 2022. Os 20 primeiros clientes receberão o wallbox de 7,4 kW gratuitamente, porém a instalação será cobrada a parte.

E tem mais um produto elétrico da Peugeot ainda este ano no Brasil. A van e-Expert deve chegar próximo do final do ano.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança