sexta-feira, 19 julho , 2024
28 C
Recife

SAE BRASIL lança Observatório que pesquisará a mobilidade em 24 estados

Durante 10 meses observadores pesquisarão a mobilidade humana fora dos grandes centros urbanos

A SAE BRASIL, que em 2021 completa 30 anos de criação e disseminação do conhecimento sobre mobilidade, começa neste mês de setembro mais um projeto inovador, o Observatório da Mobilidade, atrelado à mobilidade humana.

Em uma Sprinter 416 CDI, Mercedes-Benz, transformada pela Eco X em motorhome, os empreendedores e voluntários Ariane Marques e Tobias Hückeholfen irão percorrer os destinos mais restritos do Brasil e contribuir para o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro dos grandes centros urbanos.

- Publicidade -

Ao todo serão 10 meses de pesquisa, por mais de 40 cidades, 24 estados e quase 30 mil km pelo País.

Apaixonada pelo setor automotivo e graduada em química, Ariane será a principal motorista, enquanto o alemão Tobias, cativado pela cultura brasileira, fará a captação das imagens. Toda a trajetória estará disponível nas redes sociais e no site da SAE BRASIL.

Ariane e Tobias contam que têm participado de eventos sobre as tecnologias do futuro da mobilidade e percebem que, em suas viagens, a realidade está distante para grande parte da população brasileira.

- Publicidade -

“Quase 100 milhões de brasileiros vivem em pequenos municípios, sem transporte público, conectividade e com infraestrutura básica. A mobilidade é um importante driver para desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança. A falta de informações sobre mobilidade nas regiões remotas nos provocou a criar o projeto”, explicam.

Camilo Adas, presidente do Conselho da SAE BRASIL, explica que o projeto nasce do questionamento se o futuro dos avanços tecnológicos e sociais da mobilidade é para todos.

“A inquietude que essa reflexão gera ressoa na SAE BRASIL de forma especial. Precisamos criar estratégias de mobilidade atentas à realidade da população mais distante e dos mercados, somente assim podemos desenhar um futuro inclusivo e realista”, afirma o engenheiro.

- Publicidade -

Durante a jornada, os observadores irão levantar informações para verificar como a mobilidade está estruturada nascidades que serão visitadas.

Analisarão questões, como principais modais de transportes utilizados, integração entre os modais, existência de plano da mobilidade e incentivos a energias renováveis, além da percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

Todo o material será compilado em um e-Book e as observações serão direcionadas e discutidas tecnicamentepela SAE BRASIL, por meiode grupos formados por profissionais numa abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia), com amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

Com o mapeamento e organização das informações sobre a mobilidade humana no Brasil em diferentes formatos, o projeto permitirá tornar este conhecimento acessível para que as instituições públicas e privadas possam viabilizar soluções para o País.

Os primeiros estados a serem percorridos serão São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Em todo o trajeto, com o veículo Sprinter, Ariane e Tobias contarão com todo o suporte da rede de concessionários em todo o Brasil.

“A questão da mobilidade está presente no nosso dia a dia e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante para o Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars& Vans Brasil.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão