O novo motor apresentado na Europa permite que os operadores de viagens tomem grandes passos em direção à sustentabilidade.
“Nosso motor a gás de 13 litros e novas opções de tanque facilitam os operadores de viagens a mudar para o biogás sem problemas de alcance e ao mesmo tempo fornecendo a energia necessária para qualquer operação. Outra vantagem é que não é preciso um grande investimento ”, afirma Jonas Strömberg, Diretor de Sustentabilidade da Scania Buses & Coaches.
Atualmente, o biogás é usado em forma compactada principalmente por ônibus urbanos e suburbanos, carros e veículos leves de transporte, mas tem sido menos competitivo para veículos pesados de longa distância.
Nos últimos anos, está disponível tecnologia que permite resfriar o biogás, transformando-o em líquido e mais denso em energia. Isso permite usar o gás para transporte pesado. As novas opções de motor e tanque tornam isso uma realidade para os ônibus da Scania.
“O biogás será uma das principais ferramentas para descarbonização de transportes pesados - especialmente para operações intermunicipais e de longa distância. Metade da frota de gás pesado da Europa poderia ser movida a biogás em 2025 ”, diz Strömberg. A expansão da infraestrutura de tanques para gás liquefeito na Europa também está em andamento.
A Scania desenvolveu motores a gás para gás comprimido e liquefeito por mais de um século e agora disponibiliza a tecnologia para operadores que precisam de mais potência do motor.
Funcionando com gás liquefeito (BGL / GNL) e gás comprimido (GBC / GNC), os benefícios do novo motor são muitos: ele pode usar combustível não fóssil, renovável, produzido localmente que reduz as emissões.
“O biogás não é apenas um dos combustíveis com as menores emissões de CO2 – ele também resolve os problemas locais de resíduos, cria empregos locais e traz carbono e nutrientes de volta ao solo. É uma economia circular na prática ”, acrescenta Strömberg.
Ao mudar para o biogás líquido produzido localmente como combustível, os operadores podem reduzir o seu próprio impacto climático e o de seus clientes em até 90%. A qualidade do ar em geral é afetada positivamente pela redução das emissões, e os veículos mais silenciosos beneficiam motoristas, passageiros e tripulantes.
Com a possibilidade de utilização de gás liquefeito e com as novas opções de tanques, a autonomia será suficiente para qualquer operação de deslocamento. A combinação do trem de força também permite a construção de ônibus da mesma forma que anteriormente era feito com os motores a diesel.
Além disso, o motor de 13 litros oferece a potência e o torque de motores diesel equivalentes, o que significa que pode lidar com os desafios mais difíceis. Isso o torna a opção de trem de força mais sustentável e viável do mercado para operadoras de longa distância.
Além disso, os motores a gás Scania não requerem aditivos para usar o combustível, eliminando a dependência da disponibilidade do aditivo, ao mesmo tempo em que reduzem os custos operacionais.
“Eu diria que o Scania OC13 é mais ecológico, mais limpo, mais inteligente e mais silencioso… E talvez o mais importante, é uma solução que está disponível hoje, permitindo que os operadores de viagens dêem um grande passo em direção ao transporte sustentável, aqui e agora!” Strömberg conclui.
O motor a gás de 13 litros está disponível como opcional no recém-lançado chassi Scania K de piso alto. Os novos chassis oferecem grande dirigibilidade e confiabilidade associadas ao Scania, além de um aumento da capacidade de carga no eixo dianteiro em 500 quilos, o que permite melhor distribuição de peso e maior capacidade de passageiros e bagagem.
O chassi também vem com suspensão recém-desenvolvida para maior conforto, uma nova área para o motorista de primeira classe, bem como recursos de segurança adicionais e sistemas avançados de assistência ao motorista.
Além disso, eles oferecem reduções significativas no consumo de combustível sem comprometer o desempenho – e são compatíveis com novos serviços baseados em dados que ajudam a aumentar o tempo de atividade e a segurança.