quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ZF Aftermarket lidera o Aftermarket da próxima geração

Toda a indústria automobilística está passando por uma transformação voltada a uma economia baseado em dados em que as soluções digitais estão ganhando tanta importância quanto as tecnologias clássicas para veículos.

A ZF produz soluções de sistema holísticas que permitem aos veículos “ver, pensar e agir” para modelar a Mobilidade da Próxima Geração.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Isto permite que a ZF Aftermarket antecipe os desafios da indústria e prepare seus parceiros nas fases iniciais para adaptação às mudanças.

Em paralelo ao Automechanika Digital Plus, a empresa está aproveitando a oportunidade para mostrar a partir de agora suas ofertas para o Aftermarket da Próxima Geração.

Especialistas agrupam as cinco principais tecnologias que vão moldar o mercado de mobilidade do futuro usando a sigla “CASES”: Conectado, Autônomo, Compartilhado (“Shared”), Elétrico e Sustentável.

- Publicidade -

Philippe Colpron, Head da ZF Aftermarket, explica: “Estas tecnologias são capazes de revolucionar toda a nossa indústria, pois oferecem uma alternativa atraente para nosso cenário atual centralizado em veículos – ao mesmo tempo em que conservamos recursos e reduzimos emissões.”

Esta Mobilidade da Próxima Geração já é uma realidade, em parte graças a produtos e soluções da ZF.

Condução Autônoma – O futuro já começou – Sistemas de Transporte Autônomos (ATS) da ZF já estão em uso desde 1997 e já transportaram mais de 14 milhões de passageiros até hoje.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Graças aos acessórios abrangentes que incluem sensores, sistemas de assistência a motoristas e acionamentos elétricos, juntamente com capacidades de rede abrangentes que podem operar com fabricante e infraestrutura, estes veículos podem servir como base para todos os carros de passeio futuros, vans e veículos comerciais.

A complexidade destes veículos significa que suas operadoras não podem mais confiar apenas em suporte de manutenção e reparos convencionais de oficinas automotivas; eles também precisam de suporte digital abrangente durante toda a vida útil do veículo.

Entre muitas outras coisas, isto inclui serviços como controle de frota inteligente, manutenção preditiva e atualizações remotas.

Desta forma, as oficinas do passado estão evoluindo para o “Aftermarket da Próxima Geração”.

Esta nova rotina é caracterizada por veículos cada vez mais complexos, empresas de frotas organizadas profissionalmente em vez de vários clientes individuais e particulares, e novos concorrentes, como as empresas de e-commerce.

Mobilidade como serviço: Manutenção Preventiva e Preditiva impulsionadas pela ZF Aftermarket

De acordo com a abordagem holística de centralização dos serviços, a empresa oferece uma linha de produtos abrangente.

Isto incorpora peças individuais, como sensores, sistemas de assistência ao motorista e acionamentos elétricos, além de serviços de software, manutenção preventiva e preditiva e serviços de reparo.

Após a recente aquisição da WABCO, a ZF agora também oferece a linha de serviços e produtos líder de mercado para veículos comerciais no mercado de reposição.

A ZF Aftermarket não só fornece serviços para ATS, mas também para outras aplicações, que já estão em produção em série ou planejadas: vans autônomas, veículos de manuseio de materiais industriais, e máquinas agrícolas. Aqui é onde surgirá um novo mercado para parceiros de oficinas da ZF no futuro.

“Aplicações sem motorista altamente eficientes e totalmente controladas por informações – como robô-taxis ou serviços de transporte – estão definindo novos horizontes para a mobilidade. A

ZF Aftermarket apoia o lançamento contínuo de veículos CASES ao expandir a infraestrutura, mas também ao oferecer serviços de manutenção para o software e hardware destas aplicações voltadas para o futuro,” comenta Philippe Colpron.

A empresa também transmite essa experiência para seus parceiros de serviços – por exemplo, em treinamentos para tópicos como sistemas de assistência ao motorista ou acionamentos de alta tensão. Este tópico é apresentado na ZF Aftermarket Live, a plataforma online da ZF que funciona em paralelo com a Automechanika Digital Plus.

A mobilidade elétrica já é fundamental para transporte limpo e eficiente – Os desenvolvimentos tecnológicos oferecem potencial de crescimento interessante para as oficinas, mas só podem ser usados se elas estiverem preparadas.

A quantidade de modelos elétricos ou híbridos, mas que também operam por bateria está aumentando e, com isso, a necessidade de serviços e reparos.

No entanto, sem o treinamento correto, os técnicos não podem tocar em um veículo elétrico ou híbrido; uma regra que se aplica até mesmo para trabalhos de manutenção simples em peças individuais de veículos convencionais.

Como fabricante líder de produtos para veículos elétricos com qualidade de OEM, a ZF Aftermarket alavanca seu know-how em primeira mão para fornecer as habilidades técnicas relevantes para suas oficinas parceiras.

Com uma abordagem totalmente integrada, a ZF Aftermarket certifica de que os componentes desenvolvidos pelo grupo ZF estejam disponíveis para o mercado de reposição já em fases iniciais – por exemplo, o Servo freio Elétrico TRW.

Soluções de Produtos e Sistemas para redução de custos operacionais e emissões de CO2 – As Soluções de Gestão de Frota da ZF Aftermarket contribuem com a sustentabilidade, mas os produtos ZF também são líderes mundiais em termos de desempenho, ajudando os clientes a reduzir consumo de combustível e, portanto, emissões.

O desafio global é alcançar a neutralidade climática juntamente com toda a cadeia de valor: para todos os produtos primários e rotas de transporte associadas, mas também para o produto, o veículo em si, seu uso e seu descarte.

A ZF Aftermarket trabalha em prol da neutralização destas emissões até 2040. Além disso, a ZF está reduzindo as emissões de CO2 em todas as etapas e processos de produção – por exemplo, ao controlar máquinas-ferramentas de acordo com a demanda ou ao substituir processos a base de gás, como endurecimento.

Como resultado disso, estes produtos fabricados de forma sustentável estão disponíveis no mercado de reposição como um elemento do #greenaftermarket da ZF.

Outro elemento é a remanufatura – redução de necessidade de material em até 90% comparada à fabricação de um novo produto. Ao mesmo tempo, cerca de 90% da energia pode ser economizada.

Uma ampla série de componentes de veículos, como freios, transmissões, sistemas de direção e conversores de torque, é remanufaturada de acordo com a qualidade do equipamento original em mais de 20 locais pelo mundo – e a tendência está em alta.

Além disso, os especialistas da ZF Aftermarket já estão trabalhando em soluções remanufaturadas para acionamentos elétricos, em prontidão para a demanda.

Philippe Colpron enxerga a ZF Aftermarket e suas parceiras em uma boa posição no ponto de conversão da indústria: “A ZF Aftermarket possui a ambição de ser líder no Aftermarket verde e sustentável, com metas ambiciosas em muitas áreas como neutralidade de carbono, embalagem sem plástico e educação.

Com base na liderança tecnológica do Grupo ZF, a ZF Aftermarket traz tecnologias e abordagens de OE sustentáveis para o mercado de reposição.

Nossa receita para o sucesso é a combinação entre grande foco no cliente, presença de serviços exatamente onde o cliente precisa e uma linha de produtos e serviços em franco crescimento, incluindo soluções digitais.

Em um mundo cada vez mais complexo, queremos oferecer simplicidade, conveniência e valor agregado ao mesmo tempo.”

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil