A Volkswagen está dando mais um passo rumo às fábricas totalmente conectadas. Uma rede local estacionária 5G (“campus network”) já está disponível em sua principal fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, cobrindo inicialmente a ala piloto e o principal centro de desenvolvimento.
O projeto piloto testará se a tecnologia 5G atende às exigentes demandas da produção de veículos, visando o desenvolvimento da mesma para a produção industrial em série no futuro. Uma frequência de rádio 5G específica será usada para garantir uma transmissão de dados segura e sem “delay” (atraso).
A Fábrica Transparente de Dresden também colocou em operação uma “ilha 5G” em operação.
A Volkswagen assumiu a instalação e operação próprias da infraestrutura 5G como uma ação para consolidar sua expertise competitiva no uso dessa importante tecnologia do futuro e para garantir a segurança dos dados.
“Com a implementação de nossa estratégia ACCELERATE, estamos trabalhando a toda velocidade para transformar as instalações da Volkswagen em fábricas inteligentes. Nosso objetivo é otimizar continuamente nossa produção e torná-la ainda mais eficiente e flexível. Acreditamos que a tecnologia 5G traz um grande potencial de inovação, desde o uso de robôs inteligentes e sistemas de transporte sem operadores ao controle em rede da fábrica e do maquinário em tempo real, com software remoto sendo gerado pelos veículos fabricados”, explica Christian Vollmer, membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen responsável pela Produção e Logística.
Transferência de dados em tempo real para a produção do futuro – Na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, já existem cerca de cinco mil robôs, assim como muitas outras máquinas e sistemas. Uma transmissão de dados segura e sem retardos será necessária no futuro para monitorá-los.
A latência, ou seja, o tempo necessário para que os dados sejam enviados através da rede, é reduzida significativamente com o uso de redes 5G, em comparação com outras tecnologias de comunicação sem fios, como a WLAN.
A tecnologia 5G proporciona tempos de latência extremamente curtos, de até um milésimo de segundo, taxas de transmissão na casa dos gigabits e uma confiabilidade considerável mesmo com alto índice de utilização.
Essa comunicação sem fios em tempo real tornará possíveis pela primeira vez muitas aplicações inteligentes de fabricação.
Um cenário a ser testado na fase piloto, em condições de laboratório similares às reais em Wolfsburg, é o carregamento sem fios de dados para os veículos produzidos.
Com altos níveis de digitalização e veículos totalmente conectados, o processo de produção exige que grandes quantidades de dados sejam transmitidos para os carros.
A tecnologia 5G possibilita isso de forma mais rápida e a qualquer momento durante a produção.
Instalação e operação da rede 5G pela própria Volkswagen – “Uma comunicação remota eficiente em tempo real será crucial para a produção flexível no futuro. A tecnologia 5G tem potencial de ser um desses recursos na Internet das Coisas industrial. Nosso objetivo, portanto, é reunir uma ampla experiência na operação e uso industrial da tecnologia 5G”, disse Beate Hofer, CIO do Grupo Volkswagen.
No longo prazo, espera-se que a rede local na instalação de Wolfsburg cubra uma grande parte da área de 6,5 quilômetros quadrados da fábrica.
A Volkswagen está instalando e operando a infraestrutura 5G local por conta própria. Para a rede local de Wolfsburg, a empresa requereu à Agência Federal de Redes e recebeu a concessão de uma frequência de rádio privada em 3,7 e 3,8 GHz com amplitude de 100 MHz.
O espectro exclusivo é chave para possibilitar as operações 5G locais no local de fabricação.
Uma transmissão sem fios sem interferências e com alta disponibilidade exige uma frequência dedicada, que será usada exclusivamente pela Volkswagen para fins de produção.
O equipamento para a rede 5G piloto é fornecido pelo grupo de comunicações finlandês Nokia.
Fábrica Transparente de Dresden testa sistemas de controle utilizando 5G – A marca Volkswagen Passenger Cars faz parte da rede de competência 5G no Grupo Volkswagen.
Na Fábrica Transparente de Dresden, uma fábrica piloto da marca Volkswagen está testando tecnologias inovadoras na operação normal para a escala-piloto da série ID.3, e uma ilha 5G também foi colocada em operação.
O controle em rede de um sistema de transporte sem necessidade de operadores está sendo desenvolvido em colaboração com a Porsche, Audi e a Universidade de Tecnologia de Dresden.
Os sensores do sistema de transporte sem condutores transmitem os dados do ambiente para o computador na nuvem usando 5G.
Isso calcula a rota para uma carroceria ID.3 e reenvia a informação em tempo real. O projeto em Dresden é financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha.