quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Nissan LEAF roda pelas estradas da Floresta Nacional de Carajás

Frota do modelo 100% elétrico faz parte de um conjunto de soluções que a mineradora Vale vem testando para reduzir suas emissões de carbono

Uma frota formada por oito Nissan LEAF tem cruzado as estradas que passam pela região de Carajás, incluindo a Floresta Nacional, como solução de mobilidade inteligente para eliminar emissões de carbono.

- Publicidade -

O modelo 100% elétrico da marca japonesa faz parte de um conjunto de soluções que a Vale vem testando para reduzir emissões e tornar-se uma mineradora carbono zero em 2050.

O Nissan LEAF está sendo usado em um projeto experimental no serviço de deslocamento de funcionários e de materiais da Vale entre suas unidades em uma área que engloba quatro municípios do Pará.

Para a Nissan, é mais uma demonstração da versatilidade do seu carro, que é reconhecido mundialmente como um ícone da eletrificação.

O uso de um carro sem emissões e sem ruídos em vias que cruzam florestas eliminam emissões de gases do efeito estufa, contribuindo com a flora e a fauna local. Afinal, permitem o transporte eficiente, confortável e integrado ao meio ambiente.

- Publicidade -

Em 2019, a Vale assumiu o compromisso de zerar suas emissões líquidas de carbono até 2050. A empresa irá investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões para reduzir em 33% suas emissões de carbono diretas e indiretas (escopos 1 e 2) até 2030.

Este é o maior investimento já comprometido pela indústria da mineração para o combate às mudanças climáticas.

A mineradora anunciou também a meta de reduzir em 15% as emissões de sua cadeia de clientes e fornecedores (escopo 3) até 2035.

Nissan LEAF – O Nissan LEAF já tem mais de 500 mil unidades vendidas em todo o mundo. A atual geração, a segunda do modelo 100% elétrico, é comercializada no Brasil desde 2019.

Seguindo o conceito da visão Nissan Intelligent Mobility, e graças à excelente autonomia e a sistemas inovadores, o Nissan LEAF fortalece o sucesso da Nissan em veículos elétricos e promove a expansão do segmento globalmente.

- Publicidade -

O modelo é produzido em três países, de três continentes diferentes, e é comercializado em mais de 50 mercados pelo mundo.

O Nissan LEAF está equipado com um conjunto de tecnologias avançadas. Ele conta, por exemplo, com o inovador e-Pedal, que permite o condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro, pois pode utilizar somente o pedal do acelerador para todas essas ações – algo revolucionário e que representa uma nova maneira de dirigir.

Com um moderno e-powertrain, o Nissan LEAF oferece grande eficiência energética por meio baterias de íon-lítio de 40 kWh.

O conjunto oferece um desempenho estimulante ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm. É desempenho com emissão zero.

Tudo isso com uma economia significativa com recarga/abastecimento. Em um levantamento da Nissan do Brasil com dados médios de mercado para o custo do litro de gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a redução de custos de recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan LEAF em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Já para assegurar a segurança dos ocupantes, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield.

Esse “escudo inteligente de segurança” integra sistemas como: Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente