A Mercedes-Benz segue avançando, sistematicamente, com o uso da tecnologia digital e da Internet das Coisas para otimizar a conectividade dos motoristas de caminhões com os gestores de frota e as empresas de transporte.
Nesse sentido, duas ferramentas ganham destaque, os aplicativos para smartphones “Liga na Estrada” e “Agendamento de Serviços Mercedes Club”.
Disponíveis para Android e iOS, estes Apps trazem facilidade e praticidade ao dia a dia do motorista.
“O principal ganho para os nossos clientes é que esses Apps melhoram a performance e a disponibilidade dos caminhões de suas frotas”, diz Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.
“O aplicativo Liga na Estrada estimula o motorista a dirigir cada vez melhor e a obter uma condução econômica e segura. Já o Agendamento de Serviços agiliza as paradas nas oficinas do concessionário e otimiza o planejamento dos reparos e das manutenções”.
“A Mercedes-Benz é a única fabricante de caminhões a oferecer aplicativos de gestão de frota e desempenho para motoristas e frotistas”, ressalta Silvio Renan.
“Os Apps auxiliam na rotina do motorista, de uma forma amigável e interativa. Esse diferencial da marca está relacionado ao avanço dos conceitos da Indústria 4.0 no atendimento aos nossos clientes, que, cada vez mais, também são 4.0, mais digitais, profissionais e exigentes”.
Liga na Estrada foca na melhoria contínua do motorista – De maneira lúdica, o App Liga na Estrada, nova funcionalidade do sistema de gestão de frota Fleetboard, cria uma espécie de “liga dos campeões” na frota da empresa, com um ranking de desempenho que visa estimular o motorista a buscar uma excelente performance.
O Liga na Estrada envia sugestões de aprimoramento da dirigibilidade, de redução do desgaste do veículo e de condução econômica e segura, visando a melhoria contínua e o melhor desempenho de cada veículo.
Dessa forma, o frotista consegue identificar rapidamente os motoristas que precisam de aperfeiçoamento, contribuindo para a especialização dos profissionais de sua equipe.
Esse inovador App torna o ambiente da telemetria mais interativo e amigável com os motoristas. Com isso, a empresa pode criar competições entre os motoristas de sua frota e até entre empresas.
O ranking é feito considerando quesitos que permitem avaliar o desempenho dos motoristas quanto a dirigibilidade e economia de combustível, entre outros.
“Essa é uma forma dinâmica de proporcionar uma competição saudável entre os motoristas, alavancando o desempenho da equipe com base em melhores práticas e proporcionando um treinamento constante”, destaca Silvio Renan.
“Também auxilia na redução do consumo de combustível e no prolongamento da vida útil dos componentes, reduzindo assim os custos de manutenção, além de diminuir o risco de acidentes”.
O App Liga na Estrada está disponível para todos os caminhões que possuem o módulo do Fleetboard TP5 instalado. O gestor da frota tem total autonomia para definir ou controlar quem acessa o App.
Agendamento de Serviços na palma da mão – Além de contar com todas as funcionalidades já conhecidas do Mercedes Club, como extrato de pontos, código de resgate, extrato de estrelas, promoções e ofertas, entre outras, o cliente já pode, por meio do próprio aplicativo, agendar serviços no concessionário de sua preferência.
O App Agendamento de Serviços Mercedes Club assegura aos clientes a grande facilidade do planejamento de paradas para reparos e manutenções na palma da mão.
O cliente receberá avisos automáticos por SMS, e-mail e no próprio aplicativo toda vez que o status do agendamento mudar.
Serviços disponíveis no App para caminhões e também para ônibus: as três primeiras revisões gratuitas, as revisões previstas nos Planos de Manutenção Complete, Select Plus, Select e Best Basic, troca de óleo e filtro, revisão de cubo, regulagem de válvula, revisão de freios, manutenção corretiva, manutenção preventiva, diagnóstico mecânico e diagnóstico elétrico.
“Entre as muitas vantagens desse App para o cliente vale destacar a facilidade para agendamento na oficina do concessionário de sua preferência, onde terá um box preparado, com mão de obra qualificada e peças disponíveis para execução do serviço agendado”, diz Érico de Araújo Fernandes, gerente sênior de Peças & Serviços da Mercedes-Benz do Brasil.
“Assim, ele ganha com a previsibilidade de paradas mais rápidas, planejamento das manutenções, otimização do tempo de viagem, maior disponibilidade do veículo, maior transparência do processo e comodidade”.
Mercedes Club chega aos três anos com mais de 100 mil participantes – O Mercedes Club é o primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil.
Nasceu em 2018, como uma evolução do aplicativo Mercedeiros de Verdade, que já era um sucesso entre os clientes da marca e que chegou a reunir cerca de 15 mil cadastrados.
Atualmente, já são mais de 100 mil participantes do Mercedes Club. O programa alcançou mais de 290 mil chassis de veículos incluídos em sua base de informações.
Além disso, conta com mais de 60 empresas parceiras, que oferecem condições especiais e experiências diferenciadas aos participantes.
“Em três anos, o programa superou a marca de R$ 29 milhões de pontos concedidos, com R$ 10 milhões de pontos resgatados e R$ 11 milhões de pontos aptos para resgate a serem transformados em vantagens para os clientes aplicarem na manutenção de seus veículos”, informa Érico Fernandes.
“Nosso propósito é melhorar, cada vez mais, o relacionamento com os clientes, em linha com o compromisso As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”.
No programa de recompensas do Mercedes Club, para cada R$ 1 (um Real) em compras de peças e serviços, o cliente acumula um ponto e pode usar em compras futuras nos concessionários credenciados pelo programa.
Regularmente, os clientes cadastrados podem concorrer a prêmios instantâneos e participar de promoções e sorteios.
Em 2020, por exemplo, na campanha Juntos na Estrada, foram sorteados um extrapesado Novo Actros com MirrorCam para um frotista e um Accelo com cabina estendida para um autônomo, entregues aos vencedores com planos de manutenção e outros prêmios.
“Estamos cada vez mais próximos das estradas e com os ouvidos sempre atentos ao consumidor final”, afirma Érico Fernandes.
“O programa fortalece o relacionamento da Mercedes-Benz com sua Rede de Concessionários, com clientes de diferentes portes e idades de veículos. Dessa forma, pensamos tanto nos motoristas autônomos, como nos pequenos, médios e grandes frotistas, ou seja, em todos os nossos clientes”.