Uma das marcas que mais tem surpreendido o mercado brasileiro é a CAOA Chery. Seus produtos ficaram ainda mais conhecidos por ser uma das marcas que sofreu menos com a falta de chips no mercado mundial, possibilitando ter uma variedade maior de veículos com menor prazo de entrega.
Com isso, muitas pessoas que talvez não fossem na CAOA Chery tiveram a chance de não apenas conhecer, mas comprar seus veículos, e positivamente tem conquistado ainda mais clientes.
Fomos até São Paulo para conhecer de perto a evolução do Tiggo 7, que agora ganha o termo PRO junto ao seu nome, que representa uma evolução completa e maior proximidade com o irmão maior, o Tiggo 8.
Henrique Pereira conheceu de perto todos os detalhes e diferenciais tecnológicos que o modelo apresenta. Destaque para a motorização com bom desempenho trabalhando muito bem com a transmissão, pacote de itens de série e recursos que são oferecidos. Veja todos os detalhes a partir de agora.
O visual foi totalmente renovado, mas isso é apenas o começo das novidades que também conta com novo conjunto powertrain, melhorias nos sistemas de transmissão, suspensão e no conforto acústico.
Produzido na unidade fabril da CAOA, em Anápolis (GO), o Tiggo 7 PRO já é vendido nas concessionárias CAOA CHERY de todo o País, pelo valor de lançamento R$ 179.990,00 e possui mais de 10 itens de segurança e auxilio à direção, sempre de série.
Mecânica Online – O motor 1.6 Turbo GDI trouxe ainda mais performance para o Tiggo 7 PRO. O propulsor é movido unicamente a gasolina, possui injeção direta, quatro cilindros, duplo comando de válvulas, com duplo variador de fase (DVVT), tanto na admissão, quanto no escapamento, além de ser equipado com intercooler.
Ele atua em conjunto com a transmissão DCT de 7 velocidades. O câmbio wet dual clutch tem também alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais.
O conjunto powertrain foi calibrado e desenvolvido pela engenharia brasileira da CAOA CHERY que, por cerca de 12 meses, trabalhou no projeto priorizando a performance e a dirigibilidade ágil e agradável.
Com isso, o veículo ganhou mais potência e torque na nova versão. São 187 CV de potência máxima e 28 kgfm de torque máximo, disponível já a partir de 2.000 rpm. O ganho em performance também se refletiu em números. O utilitário esportivo acelera de 0-100 km/h em 8,09 segundos, um dos melhores tempos da categoria.
O projeto contou ainda com parceiros reconhecidos globalmente pela qualidade e tecnologia, como a Bosch, que foi parceira do time brasileiro no processo de calibração do motor, sendo responsável também pelo sistema de injeção.
Segurança de série – O Tiggo 7 PRO foi desenvolvido sob a plataforma modular T1X, baseada em um compartilhamento de tecnologia com Jaguar Land Rover, e que tem como um dos seus diferenciais o fato de proporcionar alto nível de segurança.
A suspensão do Tiggo 7 PRO foi projetada pela engenharia da CAOA CHERY, levando-se em consideração as condições das pistas brasileiras.
Outro trabalho realizado foi no conforto acústico, graças ao tratamento aplicado ao veículo, a nova versão conta com redução de até 4% no nível de ruído interno em relação ao modelo anterior.
Também visando a segurança, a estrutura do Tiggo 7 PRO foi totalmente renovada, passando a contar com mais de 60% de aços de alta resistência. Por esse motivo, algumas tecnologias também tiveram upgrade, como o novo sistema ESP de controle eletrônico de estabilidade, que é de última geração.
O Tiggo 7 PRO foi projetado para atender aos requisitos de 5 estrelas do China-NCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, contando também com seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com os sistemas ABS (sistema de freio antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem).
O pacote de segurança inclui ainda as tecnologias EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca.
A novidade da CAOA CHERY traz ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives).
O veículo conta com sistemas como alerta de trafego cruzado traseiro, que informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras; RCW (alarme de colisão traseira), que alerta o motorista em um aviso sonoro quando há risco eminente de colisão traseira; DOW (advertência de abertura de portas), que avisa sobre o risco de colisão ao abrir as portas; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que melhora a visibilidade em manobras em até 40 Km/h.
Outra importante mudança do Tiggo 7 PRO foi no design. O novo visual, fruto do estúdio de design da Chery em Frankfurt, na Alemanha, foi desenhado por profissionais renomados com passagens por tradicionais marcas premium em todo o mundo.
A grade dianteira, com desenhos tridimensionais e presença marcante, se unem de forma harmoniosa com os sofisticados faróis full LED do conjunto óptico dianteiro.
Já as luzes DRL (Daytime Running Light) verticais são responsáveis pelo olhar único e marcante do veículo. Na lateral, o SUV é marcado por três linhas principais, que criam um efeito diferenciado e combinam elementos dinâmicos e estáticos, dando ao veículo um visual mais sofisticado.
As rodas, de 18″, de desenho exclusivo também foram pensadas especialmente para compor o design como um elemento requintado. Já na traseira, as lanternas integradas passam a sensação de fluidez, enquanto as duas saídas de escapamento conferem mais esportividade ao modelo.
Por dentro temos luz ambiente em LED com sete opções de cores. O console central elevado, com comandos ergonomicamente instalados, é integrado ao comando touch do ar condicionado inteligente, que é dual zone, independente e conta com saída de ar traseira. Dessa forma, tanto ocupantes da dianteira quanto da traseira do veículo podem controlar a saída de ar.
O volante é multifuncional com design esportivo e quatro ajustes manuais de profundidade e altura.
O Tiggo 7 PRO também cresceu e passa a contar com ainda mais conforto e espaço interno. São 4.500 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura, além de um entre-eixos de 2.670 mm.
O porta-malas também ganhou mais espaço e passa a ter capacidade para 475 litros. Além disso, o SUV é o único da categoria que oferece abertura e fechamento do porta-malas automáticos de série. O porta-malas também possui abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário.
Entre os itens de conforto e conveniência disponibilizados de série e pouco comuns ao segmento, destacam-se ainda: o teto solar panorâmico basculante de 1,13m² com opção de abertura da parte frontal; o banco do passageiro elétrico com quatro opções de ajuste, além das seis possibilidades de ajuste do banco do motorista, inclusive da região lombar; e o Comando de Climatização à Distância (CCD).
Há ainda carregador de celular wireless de carregamento rápido 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dentro do veículo, chave presencial com botão de partida, volante multifuncional com acabamento premium, além de retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador.
O modelo traz o maior multimídia do segmento, com 10,25″, e o maior painel de instrumentos (12,3″). Além disso, entre os competidores diretos, o veículo é o único que possui câmera 360 graus de série. De falta mesmo, ainda assim, simples, o modelo não permite o espelhamento do celular sem fio, mas é possível através do cabo e USB.
De alta definição, o sistema conta com quatro câmeras de ângulo amplo que permitem uma imagem mais nítida para observar obstáculos.
Em vagas de estacionamento estreitas, por exemplo, as câmeras trabalham em conjunto com o sensor de estacionamento e exibem no multimídia guias estáticas e dinâmicas durante as manobras.
O Tiggo 7 PRO estreia a cor Midnight Blue (metalizada) no portfólio da CAOA CHERY. Ele também será comercializado nos tons Branco Perolizado, Preto Metálico, Prata Metálico e Cinza Metálico. A garantia é de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.
Fabricado no Brasil, o Tiggo 7 PRO foi muito bem avaliado pelo Henrique Pereira e mostra a evolução no aspecto da motorização e suspensão – recalibrada para nosso piso, uma surpresa muito positiva nesse final de 2021.
Recorde de vendas – Em apenas 24 horas de vendas, o Tiggo 7 PRO já registrou um recorde na história da CAOA CHERY. O mais novo SUV da marca já contabilizou mais de 500 unidades encomendadas, demonstrando o grande potencial do produto no mercado brasileiro.
Aumento de preço – Menos de uma semana do lançamento e a CAOA Chery já aumentou o preço do Tiggo 7 PRO. Antes mesmo de 2022 chegar, o carro já ficou R$ 8.000 mais caro e agora parte de R$ 187.990.
“A Caoa Chery informa que o modelo Tiggo 7 Pro excedeu as expectativas de vendas e, com isso, o primeiro lote produzido na fábrica de Anápolis foi inteiramente vendido. Dessa forma, a partir de 22/12/21 passa a valer o valor de tabela do modelo de R$ 187.990 em todo o território nacional”, afirmou a empresa em comunicado.
Na avaliação do SUV, destacamos que a lista de equipamentos do Tiggo 7 Pro era mais equilibrada que a de Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Acredite, mas nas versões que custam menos de R$ 180 mil, nenhum dos três oferece os itens do Caoa Chery.
A partir de agora, o modelo tem preço ainda mais próximo ao da versão XRV do Corolla Cross (R$ 189.490) e ultrapassa o da configuração Limited do Jeep Compass (R$ 185.990).