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Stellantis tem como meta gerar aproximadamente € 20 bilhões em receitas anuais adicionais até 2030

Aproximadamente € 4 bilhões em receitas anuais até 2026 e cerca de € 20 bilhões até 2030 geradas por ofertas e assinaturas de produtos habilitados para software

Stellantis NV (NYSE / MTA / Euronext Paris: STLA) planejou detalhadamente sua estratégia de software para implantar plataformas de tecnologia de próxima geração, com base nas capacidades existentes de veículos conectados para transformar a forma como os clientes interagem com seus veículos, e para gerar aproximadamente € 20 bilhões em receitas anuais adicionais até 2030.

Essa transformação moverá os veículos da Stellantis desde as arquiteturas eletrônicas dedicadas atuais para uma plataforma aberta definida por software, que se integra perfeitamente à vida digital dos clientes. Ela expande enormemente as opções que os clientes têm para adicionar recursos e serviços inovadores por meio de atualizações regulares remotas pelo ar (over-the-air, OTA), mantendo os veículos novos, empolgantes e atualizados anos depois de terem sido construídos.

“Nossas estratégias de eletrificação e software apoiarão a mudança para nos tornarmos uma empresa líder de tecnologia de mobilidade sustentável, alavancando o crescimento do negócio associado com recursos e serviços transmitidos à distância e entregando a melhor experiência aos nossos clientes”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Com as três novas plataformas de tecnologia alimentadas por Inteligência Artificial para chegar em 2024, implantadas nas quatro plataformas de veículos STLA, vamos alavancar a velocidade e agilidade associadas ao desacoplamento dos ciclos de hardware e software.”

Stellantis planeja investir mais de € 30 bilhões até 2025 para executar sua transformação nas áreas de software e eletrificação.

A estratégia de software Stellantis trabalha lado a lado com os planos de eletrificação de veículos da empresa, detalhados no EV Day em julho de 2021, que visa atingir mais de 70% das vendas de veículos na Europa e mais de 40% das vendas de veículos nos Estados Unidos com veículos de baixa emissão (LEV) até 2030.

Cada uma das 14 marcas icônicas da empresa está comprometida em oferecer as melhores soluções totalmente eletrificadas.

Parceria estratégica adicional

Foxconn – Além da conclusão da Mobile Drive planejado para 31 de dezembro de 2021, o novo memorando de entendimento não-vinculativo assinado com a Foxconn tem como objetivo projetar uma família de microchips especialmente desenvolvidos para dar suporte à Stellantis e a clientes terceirizados.

A parceria tem como objetivo desenvolver quatro famílias de chips que cobrirão mais de 80% das necessidades dos semicondutores da empresa, ajudando a simplificar muito a cadeia de abastecimento.

A adoção e instalação de produtos em veículos Stellantis está prevista para 2024.

Waymo – Stellantis também continua seus projetos dedicados com a Waymo. Como os híbridos Chrysler Pacifica equipados com o Waymo Driver realizam milhares de viagens totalmente autônomas em Phoenix, Arizona (EUA), Stellantis e Waymo agora expandiram sua parceria para serviços de entrega local.

Com base na liderança da Stellantis em veículos comerciais leves e no investimento em eletrificação, os parceiros estão colaborando em fluxos de trabalho focados no desenvolvimento comercial. As equipes de engenharia terão em mãos os protótipos Stellantis em 2022.

Negócio de rápido crescimento, habilitado para software

A Stellantis expandirá seus negócios de software e serviços conectados por meio de cinco pilares principais:

• Serviços e assinaturas

• Recursos sob demanda

• Dados como serviço e serviços de frota

• Preço do veículo e valor de revenda

• Conquistas, retenção de serviço e venda cruzada

Hoje, Stellantis tem 12 milhões de carros conectados que podem ser monetizados em todo o mundo.

Em 2026, espera-se que cresça para 26 milhões de veículos e gere aproximadamente € 4 bilhões em receitas e, em 2030, atingirá 34 milhões de veículos e aproximadamente € 20 bilhões em receitas anuais. “Monetizável” é definido como os primeiros cinco anos de vida do veículo.

Aproveitando seus recursos de coleta de dados, em 2022, Stellantis lançará um programa de seguros baseado na utilização (que monitora a forma como o motorista dirige e pode baratear o custo, dependendo de seus hábitos de segurança), oferecido por meio de braços de financiamento cativo na Europa e América do Norte, com a intenção de se expandir globalmente.

Três novas plataformas de tecnologia chegando em 2024

Com lançamento em 2024, as três novas plataformas serão implantadas em escala nas quatro plataformas de veículos da Stellantis nos dois anos seguintes.

O coração da transformação para serviços centrados no cliente é a nova arquitetura elétrica/eletrônica (E/E) e de software, STLA Brain.

STLA Brain é totalmente capaz de OTA, com 30 módulos endereçados, contra 10 atualmente, tornando-a altamente flexível. É uma arquitetura orientada a serviços totalmente integrada com a nuvem, que conecta unidades de controle eletrônico dentro do veículo com o computador central de alto desempenho (HPC) do veículo por meio de um barramento de dados de alta velocidade.

Ele quebra o vínculo atual entre as gerações de hardware e software, permitindo que os desenvolvedores de software criem e atualizem recursos e serviços rapidamente, sem esperar pelo lançamento de um novo hardware.

Essas atualizações OTA reduzem drasticamente os custos para os clientes e para Stellantis, simplificam a manutenção para o usuário e sustentam os valores de revenda do veículo.

O STLA SmartCockpit, construído sobre o STLA Brain, integra-se perfeitamente com a vida digital dos ocupantes do veículo para criar um terceiro espaço de vida personalizável.

Estudos mostram que os clientes passam em média quatro anos de suas vidas em seus veículos e isso só está aumentando.

STLA SmartCockpit, desenvolvido pela joint venture Mobile Drive entre Stellantis e Foxconn, oferece aplicativos baseados em IA, como navegação, assistência de voz, mercado de comércio eletrônico e serviços de pagamento.

O STLA AutoDrive, desenvolvido em parceria com a BMW, oferecerá recursos de direção autônoma de Nível 2, Nível 2+ e Nível 3 e será continuamente atualizado por meio de atualizações OTA.

Ampliando a experiência do cliente das 14 marcas – Por meio de software e recursos sob demanda, a Stellantis está oferecendo aos clientes a capacidade de adaptar seus veículos às necessidades e desejos individuais por meio de atualizações OTA, aumentando ainda mais as qualidades exclusivas das várias marcas da Stellantis e fortalecendo o vínculo entre o veículo e o motorista.

No acumulado do ano, a Stellantis entregou mais de 6 milhões de atualizações over-the-air para seus veículos e pretende oferecer lançamentos ao menos a cada três meses até 2026.

Hoje, os veículos conectados da Stellantis fornecem mais de três trilhões de pontos de dados, gerando insights úteis e oportunos.

Os engenheiros da Stellantis estão usando essas informações para encurtar o ciclo de melhoria contínua do veículo, melhorando a satisfação do cliente, enquanto geram € 1,1 bilhão em eficiências até 2030.

Cada uma das marcas da Stellantis está focada em usar software para o benefício máximo de seus clientes, incorporados em seus compromissos de marca.

Talento e eficiência fazem a diferença – Para apoiar essa transformação, Stellantis está criando uma academia de software e dados para treinar mais de 1.000 engenheiros internos em várias funções e desenvolver sua comunidade de software.

A empresa também está contratando software de ponta e talentos de Inteligência Artificial da indústria de tecnologia e de outras indústrias em todo o mundo.

Até 2024, a meta da Stellantis é contar com 4.500 engenheiros de software voltados para a eficiência, criando centros de talentos em todo o mundo.

Esses engenheiros vão garantir a execução perfeita das ambições de software da Stellantis e operar dentro do ecossistema criado pelas parcerias da Stellantis.

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