A Volvo realizou o primeiro teste de seu caminhão pesado elétrico. O caminhão testado foi um Volvo FH Electric, um veículo com emissão zero de escapamento com 490 kW de potência contínua e peso bruto de conjunto de 40 toneladas.
O jornalista alemão Jan Burgdorf testou o caminhão na Green Truck Route, uma rota de 343 km que inclui uma variedade de rodovias, terrenos acidentados e estradas mais estreitas que é usada para testar caminhões de diferentes fabricantes em uma ampla gama de condições.
“Tenho que dizer que, ao dirigir esse caminhão, ele é tão ágil, ou até mais ágil, do que um caminhão a diesel. Os motoristas ficarão muito surpresos com a facilidade de dirigir, como é silencioso e como responde bem. Não há vibração alguma”, diz Jan Burgdorf.
O Volvo FH Electric manteve uma velocidade média de 80 km/h em todo o percurso, quando comparado com o Volvo FH equipado com motor diesel e pacote de eficiência de combustível I-Save. Com base no consumo de energia de apenas 1,1 kWh/km, o caminhão elétrico tinha autonomia total de 345 km com uma carga.
“Os resultados dos testes mostram que é possível dirigir até 500 km em um dia normal de trabalho, com uma breve parada para recarga, por exemplo, na hora do almoço”, explica Tobias Bergman, Diretor de Teste de Imprensa da Volvo Trucks.
Nos testes de Green Truck Route, o Volvo FH Electric usou 50% menos energia do que um Volvo FH com um motor diesel comparável.
“A transmissão elétrica é muito eficiente, tornando o caminhão totalmente elétrico uma ferramenta muito poderosa para reduzir as emissões de CO2”, comenta Tobias Bergman.
A meta da Volvo Trucks é que os veículos elétricos respondam por metade das vendas de seus caminhões em 2030 e em 2040, com 100% de redução de CO2 do poço às rodas para os novos caminhões vendidos.
“Estamos comprometidos com o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Metas baseadas na ciência foram estabelecidas e estamos agindo para acelerar o desenvolvimento e reduzir drasticamente as emissões de CO2 relacionadas aos transportes rodoviários de carga. Acredito que a ampla gama elétrica que já temos no mercado é uma prova muito clara disso ”, finaliza Tobias Bergman.
Fatos sobre o teste e o caminhão
Peso bruto da combinação: 40 toneladas
Velocidade média: 80 km/h
Consumo de energia: 1,1 kWh/km
Capacidade da bateria: 540 kWh
Potência de saída: 490 kW de potência contínua
Distância total da pista de teste: 343 km
Alcance total com base em uma carga: 345 km
O caminhão testado Volvo FH Electric pode cobrir até 500 km durante um dia de trabalho normal se uma carga adicional for adicionada, por exemplo, durante a pausa para o almoço.