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Evolução dos carregadores para veículos elétricos

Ao pensar sobre o futuro da mobilidade elétrica, a infraestrutura é dos fatores mais importantes para a viabilidade da introdução mais rápida desta tecnologia de propulsão.

Os carregadores e baterias vêm se modernizando a cada ano. Em geral quem compra um veículo elétrico recebe um carregador portátil que já vem no veículo.

Este carregador funciona normalmente em 220V e/ou 110V e gera uma potência de carregamento inferior a 2kW.

Só para se ter uma ideia, para carregar completamente a bateria de um Audi e-tron (~83,5kWh de capacidade real), precisaria de mais de 40 horas de carga.

Logo, para os proprietários de EVs, um investimento quase que obrigatório para se ter em casa é a instalação de carregadores residenciais tipo Wallbox.

Estes carregadores de maneira geral apresentam capacidades para carregamentos de ~7kW pode chegar até 22kW quando ligado num sistema trifásico.

Porém um ponto que deve ser considerado é que nem todos carros elétricos possuem Onboard Charger capaz de carregador via porta de corrente alternada potências de 22kW.

O Onboard Charger é o componente que transforma a corrente alternada vinda do carregador AC e transforma em corrente contínua para carregar a bateria de alta tensão.

É fundamental ao solicitar a instalação de um Wallbox, saber qual a potência máxima permitida para aquele determinado veículo. Assim evita-se de realizar um investimento muito alto para uma velocidade de carregamento abaixo do esperado.

Para carregadores rápidos e ultrarrápidos, as potências também têm se elevado nos últimos anos. Alguns carros permitem o carregamento rápido (tipo DC ou corrente contínua) de 150kW, 200kW ou mais. E pelo visto não para por aí.

Com 150kW o mesmo e-tron pode carregador completamente a bateria em torno de meia hora. Isso promoverá uma autonomia de mais de 400km. Vale ressaltar que esses carregadores rápidos são caros e devem ser suplementados por redes trifásicas de 380V, por isso não são viáveis para instalações residenciais padrões.

Estes tipos carregadores são encontrados em postos de carregamentos em Estados e postos de combustíveis. Outra coisa que deve ser levada em consideração é que o carregamento rápido reduz a vida útil da bateria quando utilizado com frequência. Recomenda-se utiliza-los em casos de viagens longas, quando não se pode perder muito tempo parado para abastecimento das baterias.

Um outro ponto que devemos levar em consideração nos carregadores são os padrões de carregamentos.

Assim como as tomadas residenciais são diferentes nos diversos países do mundo, carregadores também podem apresentar diferenças na hora de conecta-los aos veículos.

Os três padrões mais comuns e comerciais no Brasil são: o Chademo, o combo CSS e o Mennekes. Mas não se preocupe, pois se você tem a intenção de comprar um EV, os carregadores públicos atendem praticamente todos os modelos vendidos nacionalmente.

Com algumas exceções, como a Tesla. Há também aplicativos, como o Plug Share, que disponibiliza mapeamento de localização e tipos de carregadores disponíveis em todo o mundo.

As baterias estão evoluindo, com cada vez mais densidade energética, ou seja, menor peso e maior capacidade de carga.

Os carregadores estão cada vez mais potentes. E com o barateamento também dos carregadores e aumento da infraestrutura de carregamento, haverá mais espaço para utilização dos EVs. O Brasil não pode ficar de fora desta nova fase da evolução da mobilidade.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
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