quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

BMW Série 3 passa a ser oferecido com blindagem certificada em todas as versões

Blindagem BMW Protection segue rigorosos padrões internacionais

O BMW Protection, programa de blindagem oficial da marca alemã no Brasil, passa a contar com mais um modelo disponível com blindagem certificada.

- Publicidade -

A novidade da vez é o Série 3, modelo premium mais vendido do Brasil em 2021, que está apto a receber a proteção balística em todas as versões 320i, além da plug-in híbrida 330e e a de altíssima performance M3.

Além do Série 3, os SAVs X3 e X5 também estão aptos a receberem a blindagem certificada.

- Publicidade -

Duplamente brasileiro, o Série 3 é fabricado e blindado no Brasil. O programa é realizado em conjunto com a SBR Blindagens, respeita o nível de blindagem autorizado pelo Exército Brasileiro (NIJ-IIIA), e teve a solução validada pela Engenharia da BMW do Brasil.

A blindagem custa R$ 95 mil, está disponível em toda a rede autorizada da BMW no Brasil, e mantém a garantia de fábrica de dois anos para o veículo.

A blindagem tem ainda garantia de três anos para a carroceria e cinco anos para os vidros.

- Publicidade -

Os testes de durabilidade, qualidade, desempenho e segurança foram conduzidos pela engenharia da BMW do Brasil, com participação da SBR Blindagens.

Na ocasião, foram realizados centenas de disparos com munições .44 Magnum e 9mm.

O teste balístico considerou disparos em ângulos de 45° e 90° visando simular os mais diferentes ataques para oferecer maior segurança aos ocupantes.

Além dos testes de resistência balística, o Série 3 passou por diversos testes de qualidade, durabilidade e dinâmica, incluindo o de dirigibilidade, em condições severas, simulando as mais diferentes situações em pista e vias urbanas.

O BMW Protection emprega mantas de 12 e 15 camadas de aramida, aço balístico e polietileno, além da rastreabilidade e controle de todos os materiais pelo Exército, o projeto conta ainda com identificações a partir de um QR Code vinculado ao chassi do veículo.

Os materiais usados incluem ainda vidros de 19mm, conferindo mais leveza à blindagem.

O projeto também levou em conta o peso bruto dos veículos, conservando o Puro Prazer de Dirigir presente no Série 3.

Não houve necessidade de intervenções no sistema de frenagem, uma vez que este já é desenvolvido para atuar em plena carga.

O processo de blindagem teve acompanhamento minucioso pela Engenharia da BMW do Brasil visando preservar a correta funcionalidade dos sistemas eletrônicas presentes nos veículos, tais como assistente de direção, frenagem de emergência, airbags, etc.

BMW Série 3 – Dentre os equipamentos do Série 3, um dos destaques fica para o BMW Live Cockpit Professional, que oferece ao usuário informações e monitoramento da condução por intermédio de duas telas, sendo o display digital de 12,3″ e o iDrive de 10,25″, além de interfaces disponíveis para operação por meio de controle de voz.

Também acompanha a versão o Parking Assistant, que realiza manobras de estacionamento automático com máxima precisão, e o Reversing Assist, sistema que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos pelo veículo — ideal para uso em vias estreitas para manobras.

Em termos de conectividade, o BMW ConnectedDrive fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, Concierge 24h, portais de notícias, clima e aplicativos, além de serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, localizar o veículo e enviar destinos direto ao sistema de navegação.

Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones com a preparação para Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), sistema testado e desenvolvido pelo time da engenharia da empresa no Brasil por meio de uma parceria com a equipe global, sediada na Alemanha, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista.

Além disso, a funcionalidade também pode aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, como por exemplo, abrir a janela quando o veículo se aproximar da cancela de entrada do estacionamento de um shopping.

O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.

Na sua sétima geração e com motor Flex Fuel, o BMW Série 3 tem produção nacional nas versões 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport e em sete cores: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Mineral, Sunset Orange, Portimao Blue, Phytonic Blue e Prata Glacial.

As versões plug-in híbrida 330e e a de altíssima performance M3 vêm importadas da Alemanha.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança