quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Fiat fecha fevereiro na frente e começa a abrir vantagem na liderança do mercado brasileiro

Marca conquista 21,9% de participação no mês, o 14° consecutivo em primeiro lugar no ranking de vendas

Após retomar a liderança de vendas do mercado automotivo brasileiro em 2021, a Fiat mantém seu forte desempenho comercial diante da concorrência e crava em 2022 seu segundo mês na frente do ranking nacional de emplacamentos.

Em fevereiro, a Fiat emplacou 26.414 unidades, conquistando 21,9% de market share. Já são 14 meses consecutivos na liderança do mercado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Apesar do cenário desafiador da indústria por conta da crise dos semicondutores, a estratégia comercial da marca se mostra muito acertada.

Em apenas dois meses, somou 49,7 mil emplacamentos, uma diferença de quase 20 mil unidades sobre a segunda colocada (foram 9 mil carros em fevereiro de vantagem).

O tempo passa e a Nova Strada não muda seu status de fenômeno de vendas.

- Publicidade -

Após terminar 2021 como modelo mais vendido do Brasil – feito inédito na indústria para uma picape – o veículo fechou fevereiro em primeiro lugar com 7.314 unidades (6,1% de participação total de mercado e a incrível marca de 96,7% em seu segmento, recorde histórico na categoria).

Entre os 10 veículos mais vendidos do país em fevereiro, a Fiat também colocou os hatches Argo na 7º posição (4.321 unidades emplacadas e 3,6% de market share) e Mobi na 10º (4.162 unidades e 3,4% de market share).

Em termos de segmento de mercado, a Fiat mostra sua força ao fechar fevereiro na liderança de Hatches (26,4%), Picapes (55,6%), e Van (44,4%).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Esse resultado se repete nos números consolidados do ano. A marca também comemora o ótimo desempenho tanto no Varejo quanto em Vendas Diretas, liderando em ambos os canais nos dois primeiros meses.

Para Herlander Zola, Vice-Presidente Sênior da Fiat para América do Sul (Brand e Comercial), o momento da indústria no país é ainda muito desafiador por causa da crise de semicondutores.

“O importante é que estamos trabalhando de forma alinhada com os concessionários para adequar a oferta que o cenário exige”.

Para o executivo, isso ajuda a explicar, além da sólida estratégia comercial da Fiat, a manutenção da marca na liderança e a vantagem cada vez maior sobre o segundo colocado, com a Nova Strada como o veículo mais vendido do Brasil.

Zola destacou ainda o SUV Pulse, que vem apresentando uma boa performance, mesmo diante do difícil cenário de fornecimento de peças.

“A disponibilidade de produção do Fiat Pulse ainda afeta muito o emplacamento do modelo, porém sua performance continua muito favorável. Atingimos a 5ª posição do segmento com quase 9% de participação”.

Finalmente, Zola comentou sobre o decreto nº 10.979 do Governo Federal, divulgado em 25/2/2022, que altera a tabela de incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para o executivo, essa é uma iniciativa favorável para contribuir com a demanda futura por veículos.

“A demanda atual do setor já vem sendo afetada em função da alta de juros e dos custos de produção/inflação, portanto, a medida do governo deve auxiliar o segmento automotivo.”

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil