Um dos executivos com maior contribuição às operações da Honda no Brasil e ao setor automotivo nacional, Issao Mizoguchi, 62 anos, encerrará, no próximo dia 31 de março (quinta-feira), um ciclo de 37 anos na empresa.
Formado em Engenharia Mecânica, Issao Mizoguchi ingressou na Honda em 1985 e atuou durante 25 anos na fábrica de Manaus (AM), passando pelas áreas de Qualidade, Engenharia, Planejamento Industrial e Produção.
À frente da unidade, ele viabilizou uma série de investimentos que culminou no crescimento e expansão da operação, tornando-a uma das mais verticalizadas em produção de motos Honda no mundo.
Em 2009, assumiu a vice-presidência comercial da Honda Automóveis do Brasil e, em 2012, foi nomeado vice-presidente da Honda South America e presidente da Moto Honda da Amazônia Ltda.
Em 1° de abril de 2014, Issao Mizoguchi alcançou posição inédita nas operações globais da Honda.
Ele foi o primeiro executivo não japonês a assumir a liderança de uma das seis operações regionais da empresa ao ser nomeado CEO da Honda South America e Operating Officer na Honda Motor Co Ltd., no Japão.
Durante sua gestão, o executivo foi responsável pelo fortalecimento dos negócios nos segmentos de automóveis, motocicletas e produtos de força com destaque para o início das operações da nova fábrica de automóveis em Itirapina (SP) e do parque eólico da Honda Energy em Xangri-lá (RS), a completa modernização na cadeia produtiva da unidade de motocicletas (AM) e uma linha de produtos com novas tecnologias de segurança e de redução de emissões.
Em sua mais recente contribuição, Issao ocupou o cargo de Conselheiro Executivo, dando suporte à atuação de Atsushi Fujimoto, que assumiu a presidência da Honda South America em abril de 2021 e tornou-se responsável pelas operações de produção e vendas de automóveis, motocicletas e produtos de força no continente sul americano.
“Em nome de todos os colaboradores da Honda South America e da diretoria executiva da empresa, agradeço ao Issao por sua extensa, importante e sólida contribuição às operações da companhia na América do Sul e desejo que ele possa desfrutar de um novo ciclo de realizações”, comenta Atsushi Fujimoto, presidente da Honda South America.